Notícias / Educação

22/11/2019 - 10:14 | Atualizado em 22/11/2019 - 10:16

IFMT Cáceres apresenta 69 trabalhos na 8ª Mostra de Iniciação Científica no Pantanal

Por Edna Pedro

Iris Viana

 (Crédito: Iris Viana)
           Cerca de 300 jovens estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo, orientados por docentes do campus em diversas áreas do conhecimento, apresentam 69 trabalhos nas categorias de Desenvolvimento Tecnológico e Incentivo à Pesquisa, durante a 8ª edição da Mostra de Iniciação Científica no Pantanal .

            O evento realizado pelo Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso, em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres e a Secretaria Municipal de Educação reúne, nesta quinta-feira (21.11) e sexta-feira (22.11), no Sesi Clube Cáceres, 446 estudantes do Ensino Fundamental e Médio de 20 escolas de 9 municípios de Mato Grosso.

            " A Mostra é um evento consolidado e uma oportunidade de socialização dos projetos desenvolvidos por nossos estudantes com orientação de nossos docentes com importante fomento à iniciação científica e propostas de inovação tecnológica, além de ser uma ótima oportunidade de integração com outras escolas e com a comunidade", avalia o diretor- geral do IFMT Cáceres, professor Salmo César da Silva.

            No IFMT Campus Cáceres os trabalhos integram o projeto de ensino baseado em investigação científica coordenado pelos professores Eliel Regis de Lima e Roney Mendes de Arruda. 

            De acordo com Roney, as atividades são desenvolvidas no decorrer de todo o ano letivo com envolvimento de estudantes e docentes dos diversos componentes curriculares dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Agropecuária e Informática. " O trabalho vai desde a escolha de tema, elaboração, desenvolvimento e acompanhamento do projeto, elaboração do resumo e banner e apresentação dos resultados. A orientação é que esse processo seja desenvolvido como recurso didático,  inclusive como critério para avaliações das disciplinas", afirma.

            Na parceria desenvolvida para a realização da Mostra, o IFMT Cáceres subsidiou a confecção dos banners dos projetos do campus e almoço e lanche para todas as pessoas participantes do evento.

            Além das categorias Desenvolvimento Tecnológico e Incentivo à Pesquisa, que envolvem estudantes do Ensino Médio, a Mostra reúne também trabalhos de Iniciação Científica Mirim com estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental ( 1ª a 4ª série ou 1° a 5º ano) e de Divulgação Científica com séries finais de Ensino Fundamental (5ª a  8ª série ou 6° ao 9° ano). Serão premiados os três primeiros projetos classificados em cada categoria.
 
            Confira a relação dos trabalhos apresentados pelo IFMT Campus Cáceres no site www.cas.ifmt.edu.br

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet