Notícias / Cidade

22/11/2019 - 08:42

Sem guarda, escola do Jardim das Oliveiras é vandalizada

Por Joner Campos

A diretora da Escola Municipal Benevides Lindote de Cáceres procurou o Centro Integrado de Segurança e Cidadania – CISC, após ter encontrado a unidade educacional localizada no bairro Jardim das Oliveiras em Cáceres, distante a 220 km de Cuiabá, vandalizada na noite do feriado de Consciência Negra (20).

Segundo Marilza Ribeiro de Aguiar, a ação dos marginais teria ocorrido no intervalo em que a unidade escolar ficou sem guardas. O guarda que assumiu o turno por volta das 22h encontrou os armários dos professores arrobados e bastante danificados pela ação de vandalismo.
Ainda segundo a diretora, uma janela foi danificada e os materiais dos professores foram jogados e destruídos pelo pátio da escola.

Em entrevista a Secretária de Educação, Luzinete Tolomeu disse que as providências já foram tomadas e que a manutenção da secretaria já foi acionada para a recuperação dos prejuízos causados a unidade.

A unidade ficou sem guarda por conta da Circular 30642/2019, na qual o prefeito determinou que os guardas voltassem ao regime de 8 horas diárias, ao invés da escala 12 por 36 que anteriormente era praticada.

As informações colhidas com servidores da unidade, dão conta que a escola ficou sem guarda no período das 17h às 22h o que pode ter facilitado a situação do vandalismo.

O Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cáceres (SSPM), Fábio Lourenço, explicou que o foi sustado o decreto municipal 291 pelo motivo de não poder mudar o regime jurídico dos servidores públicos municipais por decreto e sim por lei votada na câmara municipal. Diante disso a câmara entendeu que é inconstitucional o decreto municipal e sustou o mesmo.

“Nós, enquanto sindicato, desde o início da discussão lá em 2014, estamos dando suporte a todas as ações que os servidores públicos municipais de Cáceres movem na Câmara Municipal, nós já havíamos nos manifestado sobre a preocupação com os prédios e unidades escolares do município, uma vez que ficarão sem ninguém no período noturno, horário em que atua a maioria dos mais de 300 guardas”, afirmou.

A Polícia Judiciária Civil de Cáceres investiga o vandalismo na Escola Municipal Benevides Lindote.

Vídeo Relacionado

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Paulo Renato, em 23.11.2019 às 13:56

    Então vamos ficar assim nobre senhor Cláudio... Faça o senhor mesmo uma pesquisa junto aos vizinhos das escolas pra saber como era as coisas... outra coisa que não me diz respeito é essa questão de denúncia até porque todo mundo sabe que não virá nada mesmo. Uns finge que trabalha outro finge que paga ,outro corre atrás de adicional noturno e no final a vaca vai pro brejo do mesmo jeito.

  • por Cláudio, em 22.11.2019 às 17:37

    Paulo Renato, se você sabe de servidores que dormem no expediente, deveria comunicar à Secretaria para que tomem providências. Falar que servidor não trabalha é fácil. Agora, na hora de apurar falta funcional nenhum chefe quer, né? Você defende tanto a gestão, vá lá conversar com Francis e diga que ele precisa instaurar sindicância para apurar o que você vem dizendo aqui.

  • por Paulo Renato, em 22.11.2019 às 15:11

    Agora vai ser assim: todo dia uma escola destruída. Parece até coisa orquestrada. Uma piada ladrão ou vândalo atacar escola que sempre tivera pessoa dormindo a noite inteira dentro dela. Todo fim de ano é assim corte de despesa ,diaria ,adicional ... e reclamação de todos os lados mas ninguem procura outro emprego ou faz outro concurso.

  • por Tonho, em 22.11.2019 às 13:41

    Cacerense em busca do progresso, olha aí o progresso já chegou!

  • por Luís, em 22.11.2019 às 09:13

    Não se preocupem! Quem tirou os vigilantes vai ressarcir todos os danos.

 
Sitevip Internet