Notícias / Cidade

21/11/2019 - 10:12

PROJETO LUZ; Novo ciclo de palestras tem início em Cáceres

Por Assessoria

Arquivo

 (Crédito: Arquivo)
Com expectativa de público de 700 pessoas, o "Projeto Luz – Cáceres protege as suas crianças e adolescentes" iniciou um novo ciclo de palestras para professores, estudantes, policiais, servidores públicos, advogados e conselheiros tutelares. A capacitação foi dividida em dois módulos: o primeiro ocorreu na segunda e terça-feira e o segundo será realizado na próxima semana, nos dias 25 e 26.

A programação inclui discussões sobre violência sexual contra crianças e adolescentes, perfil do agressor, atuação da PM nesses casos, sinais e sintomas de abuso sexual, profilaxia das infecções sexualmente transmissíveis e atuação da Assistência Social por meio do CREAS e CRAS. Os temas são abordados pela promotora de Justiça Taiana Castrillon, representando o Ministério Público Estadual, e por representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, além de psicólogo, assistente social e enfermeiras.

Lançado em 2018, o "Projeto Luz – Cáceres protege as suas crianças e adolescentes" foi inspirado em uma iniciativa das Promotorias de Justiça de Nova Mutum. Desde então, já foram realizadas no município diversas capacitações. O projeto busca assegurar a priorização e padronização do atendimento a crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual para garantir uma investigação célere e efetiva, buscando evitar a revitimização e reiteração delitiva.

A proposta é fomentar a atuação colaborativa de todos os integrantes da rede de proteção, criando uma rotina de atuação de cada parceiro, a fim de investigar e punir os casos de violência que surgirem, buscando, assim, prevenir novos crimes, ao mesmo tempo em que serão buscadas alternativas para minimização dos danos físicos, psicológicos e sociais sofridos pelas vítimas.

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Criança sem Luz., em 21.11.2019 às 18:17

    Almeida, fica tranquilo, ano que vem o Prefeito faz um decreto. Até lá o pessoal vai ver se acampa na frente do Ministério Público! Cadê as vagas nas creches?????

  • por Caio, em 21.11.2019 às 11:23

    Ministério público intervém após o acontecimento, isso Almeida vc pode estar perguntando para o Órgão Público administrador que é a Prefeitura, não espera acontecer, já levanta a bunda do acento e se dirigi a Secretaria de Educação Municipal e ao próprio prefeito para que eles tomem vergonha na cara e respeitam a população, mais antes que a fila forme, são os pais que já tem de reenvidicar, se fizerem a cagada que fizeram ano passado, aí sim o Ministério Público intervém, mais vai um CONSELHO, JÁ FORMA UMA COMISSÃO DE PAIS E MOBILIZAM SNTES QUE A COBRA PICA.

  • por Almeida, em 21.11.2019 às 10:23

    Dra Taiana, como vão ficar as vagas em creche em 2020? Compro minha barraca pra dormir na porta da creche ou só os vizinhos vão ter vaga?

 
Sitevip Internet