Notícias / Educação

20/11/2019 - 08:37

Semana de Saúde e Segurança do Trabalho realizada em conjunto entre IFMT Cáceres e grupo TRC envolve mais de 650 participantes

Por Edna Pedro

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo, em conjunto com o Grupo Teak Resource Company (TRC) realizou na última semana, com extensão da programação até nesta segunda-feira (19.11), nas dependências do IFMT, atividades envolvendo estudantes e servidores do campus e trabalhadoras e trabalhadores da empresa com abordagens ligadas à Semana de Saúde e Segurança do Trabalho na Cadeia Produtiva da Teca. O evento organizado em concomitância com a XVII Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Rural e a IX Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho na Indústria (SIPAT) do TRC reuniu cerca de 650 participantes.

De caráter multidisciplinar, com programação envolvendo estações de campo, práticas de trabalho e procedimentos de segurança em atividades ligada à Silvicultura, além de integração entre estudantes, profissionais e quadro funcional da empresa, as atividades integraram o projeto de extensão do IFMT Campus Cáceres denominado "Saúde e Segurança do Trabalho na Cadeia Produtiva da Teca". Coordenado pelo professor do Curso de Engenharia Florestal, Arthur Guilherme Schirmbeck Chaves, mestre em Ciências Florestais e Ambientais, o projeto foi instituído pelo Edital 010/2019 como registro de ações de extensão de livre iniciativa.

"Estamos muito felizes em termos esta conexão com o mundo do trabalho. O projeto de extensão integra o desejo não só do campus, mas de todo o IFMT de conectar os discentes, docentes e técnicos com os nossos egressos, com as pessoas que estão atuando nas empresas para que a gente possa, cada vez mais, trabalhar como sociedade, em equipe e crescer", comemora o coordenador.

Para o diretor-geral do IFMT Cáceres, Professor Salmo César da Silva, a parceria realizada com o TRC está em consonância com a missão institucional de educar para a vida e para o trabalho no movimento de diálogo e aproximação com o universo profissional e do mundo do trabalho. "Junto com o ensino e a pesquisa, atividades extensionistas como as desenvolvidas nesse projeto, ampliam a possibilidade de diálogo com o mundo do trabalho e de experiências formativas também para nossos estudantes como campo de estágio e de aprendizado", afirma Salmo.

Segundo o supervisor administrativo do Grupo TRC, o geógrafo Carlos Adriano Teixeira, a perspectiva é de interação e de continuidade da parceria. "Realizamos atividades de interação entre a comunidade acadêmica e a empresa, encurtando essa distância entre esses setores principais e muito importantes: acadêmico, trabalhadores e empresa. É uma experiência ímpar. Já estamos no terceiro ano do evento e a parceria com o IFMT vai continuar, com certeza, por longos anos, não apenas com o evento, mas para recebê-los como estagiários, funcionários, jovem aprendiz. Temos um campo imenso", ressalta Teixeira.

Debate acadêmico

A abertura da atividade contou com ciclo de palestras, mesa-redonda e debate acadêmico com a participação de profissionais das áreas de Saúde, Direito e Engenharia Florestal com abordagens associadas à saúde e segurança do trabalho.

Na conferência intitulada "Visão geral das ações de saúde e segurança do trabalho no setor florestal", a engenheira florestal e engenheira de segurança do trabalho, Paula Caires Colognese Teixeira, mestre em Ciências Florestais e Ambientais, abordou os processos inseridos nas empresas referentes à saúde e a segurança do trabalho.

 "São vários os procedimentos, documentos e cuidados que devem ser tomados, alguns que os funcionários não têm conhecimento ou outros que não são cumpridos. É uma área de extrema importância, quanto maior a empresa ou maior o grau de risco dela, maior a necessidade de cuidado e da aplicação desses programas e ações relacionados à saúde e segurança do trabalho", destaca a engenheira.

Em abordagem sobre saúde psicoemocional, o fisioterapeuta Fabio da Silva Junqueira proferiu a conferência "Estresse, fadiga mental e dores físicas relacionadas ao trabalho". A partir de conhecimentos de técnicas como mapeamento emocional e aromaterapia e métodos terapêuticos como Bioalinhamento que busca a investigação da origem dos sintomas e trata à pessoa de maneira integral, Fabio relacionou à saúde no trabalho com aspectos emocionais e o exercício humano da capacidade de interação e troca.

 "As nossas emoções, a percepção que a gente tem perante as situações da vida podem causar alguns sintomas físicos ou comportamentais. Então o objetivo é falar um pouco a respeito das técnicas e teorias que dizem qual a forma para gente poder vivenciar no dia-a-dia e lidar com as nossas emoções", afirma Fábio.

Com o tema "Direitos relacionados a Acidentes Típicos e Atípicos", a presidente da Comissão de Direito do Trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/Cáceres, Adriane Aparecida Barbosa do Nascimento realizou conferência em referência aos direitos previstos na legislação brasileira no tange às doenças ocupacionais e ou acidentes de trabalho. Pós-graduanda em Advocacia Societária e Especialista em Direito Individual e Coletivo do Trabalho e Processo do Trabalho, Adriane abordou a conjuntura de mudanças no Direito do Trabalho, a partir de novas legislações, a exemplo da última Reforma Trabalhista.

"O arcabouço jurídico, previdenciário e trabalhista vem alterando as legislações em relação a acidentes típicos e atípicos. Nós tivemos a Reforma Trabalhista em dezembro de 2017 que é a Lei 3.467/17 e nessa semana específica, do dia 11 ao dia 14 de novembro de 2019, nós estamos tendo Medidas Provisórias. A última Medida Provisória nº 905 altera mais de 60 artigos da Reforma Trabalhista que aconteceu já no final de 2017", afirma Adriana.

Uma das mudanças previstas na Medida Provisória 905 que gera perdas de direitos às trabalhadoras e trabalhadores trata do Acidente de Trajeto em referência aos acidentes que ocorrem no percurso casa-trabalho e ou trabalho-casa. Com base na MP, o Acidente de Trajeto deixa de ser Acidente do Trabalho. "A partir de hoje (14.11) isso deixa de ser Acidente de Trabalho, caso ocorra com algum trabalhador. Só que como é uma Medida
Provisória tem validade de 60 dias e a Câmara e o Senado tem que converter em lei, em dois turnos cada qual.

Não sei se vai dar tempo em relação ao recesso do Senado e da Câmara que está por vir, mas vamos aguardar o vindouro ano de 2020 para ver se isso vai ser convertido em lei e vai ter eficácia a normativa a partir da aí, ou não", explica a advogada.

Após as explanações, os conferencistas realizaram uma roda de conversa, em formato de mesa-redonda, mediada pelo professor do IFMT Arthur Chaves sobre Saúde e a Segurança do Trabalho no Mercado Futuro.

"O evento foi muito significativo porque a saúde e segurança do trabalhador é muito importante. Ele é multidisciplinar e nós temos aqui uma oportunidade de vivenciar no campus tanto o debate acadêmico, as atividades de extensão com a empresa, com estações de campo, práticas de trabalho e segurança do trabalho. Então acredito que a marca do IFMT é fortalecida com um evento como esse, e pela parceria com a TRC que é uma empresa muito séria no Estado e que em Cáceres emprega nossos ex-alunos e também fornece oportunidade de estágios para nossos alunos", avalia Arthur.

A programação foi realizada na quinta-feira (14) e sexta-feira (15) com extensão de atividades até a segunda-feira (19.11), incluindo ações direcionadas à interação das trabalhadoras e trabalhadores da empresa. Entre as atividades, o evento contou com jogos de integração, circuito de estandes e estações de Segurança em Atividades Silviculturais e circuitos de palestras com temáticas como primeiros socorros, educação no trânsito, prevenção à acidentes, drogas lícitas e ilícitas e prevenção ao suicídio, bem como exercícios laborais, atividade de arborismo e apresentações artísticas e culturais com a Fanfarra do IFMT Cáceres e a Orquestra Unificada Unemat-IFMT.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet