Notícias / Educação

20/11/2019 - 08:00

Hoje na Unemat Cáceres tem palestra gratuita do projeto de extensão 'Constelações no Câmpus'

Por Jornal Oeste

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)
Neste 20 de novembro, dia dedicado à Consciência negra,  a partir das 19h, o tema do encontro do Projeto de extensão universitária “Constelações no Câmpus” é “Constela Cáceres”.
 
A fundação de Cáceres em 1778 e a sua consolidação se deu, como se sabe, com a participação de três grandes grupos: os nativos, habitantes originários do local, os portugueses e os africanos.

Com todos os conflitos e dores de todas as ordens que essa construção inevitavelmente gerou.

De um lado, os nativos com as suas terras ocupadas, de outro, os africanos escravos e os portugueses que em nome da Coroa, com o propósito de expandir, vieram consolidar estas terras que eram espanholas como domínio português.

Dá para se imaginar a dimensão dos conflitos entre os três grupos na gênese histórica de Cáceres.

Todos os conflitos não resolvidos, segundo a visão de Bert Hellinger, serão compartilhados e repassados para as gerações seguintes, por meio da memória eterna, através do inconsciente familiar.

Estas, mais cedo ou mais tarde vão emergir das mais diversas formas, tais como: conflitos familiares, adoecimentos, perdas financeiras, desencontros afetivos, etc.

As constelações familiares – ciência universal de todos os relacionamentos – nos convidam a ampliar a nossa consciência e nos capacitar do fato de que somos filhos do encontro entre os nativos, os portugueses e os africanos presentes na fundação da Vila Maria do Paraguai, hoje Cáceres, fundada no último quartel do século XVIII, no período Brasil colônia.

Assim, ao abrirmos o campo para constelar e dar o lugar de pertencimento aos excluídos temos  oportunidade de manifestar o nosso respeito, nosso reconhecimento, nossa reverência e inclusão a todos que nos antecederam no processo de formação histórica, econômica, social, étnica e cultural de Cáceres, no conturbado período de sua fundação.

Se você se sente tocado para esta mensagem, este convite é para você. Venha fazer parte deste trabalho.  Vivencie e conheça  um pouco mais desta “abordagem de cunho fenomenológico que apoia a vida”. 

O evento será no auditório do Câmpus de Cáceres, às 19h. Entrada franca.

Confirme presença pelo WhatApp (65) 99989-8890- professora doutora Elizabeth Battista.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet