Notícias / Politica

18/11/2019 - 08:12

'Rachadinha' gera choro, agressão e ameaça entre vereadores de Cáceres

Por Sinézio Alcântara

Expressão Notícias

 (Crédito: Expressão Notícias)
Pressionada pela opinião pública e vereadores contrários, a direção da Câmara de Cáceres arquivou o Projeto de Resolução que previa a alteração do Regimento Interno da Casa, criando a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, permanente. Proposta pela Mesa Diretora, a alteração era apontada, por alguns vereadores, como uma “manobra” para prejudicar o requerimento da vereadora Valdeníria Dutra Ferreira (PSDB) propondo a instalação de uma Comissão de Investigação para apurar denúncias de suposto esquema de desvio de recursos através de pagamento de Adicional Noturno para assessores.
 
Realizada na manhã de quinta-feira (14/11), a sessão extraordinária de mais de duas, foi marcada por momentos de tensão, através de criticas e desabafos. Primeiro a se manifestar, o vereador Vagner Barone (PTN), principal acusado do suposto esquema, ameaçou “entregar” os vereadores Cesare Pastorello (SD), Valdeníria Dutra Ferreira (PSDB), José Torres (PSC) e Claudio Henrique Donatoni (PSDB) que defendiam a retirada do Projeto de Resolução, para que o requerimento da vereadora Valdeníria pudesse prosperar.
 
Após solicitar a retirada do Projeto de Resolução da pauta para que fosse aprovado o requerimento de Valdeníria, Barone disse que: “hoje eu sou caça. Amanhã serei o caçador. A sociedade vai ficar sabendo quem são vocês. Vão ser criadas novas CPIs nesta Casa” ameaçou afirmando que “sou a favor da criação da CPI. Vai ser provado que tudo não passa de calúnia e uma grande armação”. Após ser duramente, criticado pelos vereadores citados, Barone amenizou a situação. Chegou a pedir desculpa e afirmar que “foi mais um desabafo”.
 
Todos os demais vereadores se pronunciaram. Bastante emocionado, o vereador Jerônimo Gonçalves (PSB) chorou e acusou a Mesa Diretora de provocar o desgaste dos vereadores. Se dirigindo ao presidente da Casa, vereador Rubens Macedo (PTB) disse: “me desculpe, mas isso só chegou até aqui porque a nossa Mesa Diretora é falha. Não conversa; não dialoga” afirmou que entrou em depressão. “Isso está me causando depressão. Tem três noites que eu não durmo por causa de uma palhaçada dessa”. Por sua vez, o vereador Alvasir Alencar (PP) disse que existe uma “força oculta conspirando contra os vereadores”.
 
Uma das que assinaram o Projeto de Resolução para a alteração do Regimento Interno e consequentemente a criação da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, a vereador Elza Basto (PSD) disse que “nós erramos. Temos que consertar o nosso erro, retirando e arquivando esse projeto”. Além de Barone e Elza Basto, também pediram a retirada os vereadores Cesare Pastorello e Domingos dos Santos (PSB). Por ultimo a se pronunciar, o vereador Rubens Macedo fez “mea-culpa”. “Nós pecamos de não levar a sério o memorando de Valdeníria”. A Comissão de Investigação será formada na sessão de2ª-feira.
 
Entenda o caso.
 
A denúncia sobre o suposto esquema de desvio de recursos na Câmara  veio à tona no final do mês de outubro. O ex-assessor do vereador Vagner Barone, Alander do Carmo Rios procurou e entregou ao Ministério Público, em Cuiabá, uma série de documentos, entre eles, recibos de transferências bancárias feitas em nome de uma amiga de Barone e até uma gravação que, segundo ele, comprovam a existência do esquema.
 
De acordo com o denunciante, além do salário de assessor, ele recebia uma verba mensal extra de R$ 1 mil, de Adicional Noturno, para prestar serviços extra/expediente em audiências públicas e sessões itinerantes em bairros e comunidades. Porém, segundo ele, esse dinheiro era repassado, por determinação de Barone, a Tânia Reis da Silva, pessoa que não tinha nenhum vínculo empregatício com a Câmara, que comparecia esporadicamente no local, para  acompanhar o vereador em visitas a zona rural.
 
Afirma que, inconformado por outra pessoa estar recebendo pelo seu trabalho, no mês de outubro, se recusou a repassar o recurso. E, ao ser informado da situação, Barone teria afirmado que se ele não cumprisse com o acordo estaria demitido e que Tânia seria colocada em seu lugar. Ao tomar conhecimento do desentendimento e sabendo que ele estaria disposto a denunciar o caso, segundo ele, o vereador Rubens Macedo, tentou “abafar”, propondo para que ele ficasse à disposição no gabinete da presidência.
 
Alander diz que aceitou a proposta porque precisava de dinheiro para manter sua família. Mas que, mesmo assim decidiu denunciar porque achava injusto permanecer recebendo sem trabalhar, como estava acontecendo em seu caso com a amiga de Barone. Ele diz que, durante 30 dias em que ficou à disposição no gabinete ficou sabendo que Rubens também usava do mesmo expediente. Ou seja: pagava o Adicional Noturno à dois servidores, mas que recebia o dinheiro de volta.

Comentários

inserir comentário
17 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Sheriff, em 18.11.2019 às 22:04

    A força oculta se chama "FALTA DE VERGONHA NA CARA.". Bando de inúteis!!!

  • por MICHELI, em 18.11.2019 às 12:55

    VAMOS LOTAR CAMERA MUNICUPAL HOJE PEDIR O AFASTAMENTO DESSES HOMENS SEM CARATER .VERDADEIROS MARGINAIS ROUBAM POPULACAO TODA CAUSANDO .FOME E DOR ESSE POVO CACERENCE TAO CARENTE DE MEDICOS E EDUCACAO.

  • por o pescador, em 18.11.2019 às 12:31

    Sinceramente, esta muito escuro para vocês sair andando por ai e melhor pega um lampião para ver os buracos que foram cavados por vocês mesmo, e só a sim fazer o povo enxerga para não empurra as peso-as errada dento deste buraco só tem um jeito passando isso a limpo. porque e uma Vergonha????

  • por Mateus, em 18.11.2019 às 10:56

    Cacerense em busca do progresso, sabia que Rubens Macedo foi eleito presidente da Câmara com o apoio do seu estimado Prefeito Francis? Que vários desses vereadores que você está criticando são aliados de Francis? Como nada fazem pelo povo cacerense se aprovam tudo que o Executivo manda? Não dão um pingo de trabalho para seu querido Francis. Se acha a gestão Francis tão boa, deveria é elogiar os vereadores que em muito contribuem para que Cáceres esteja desse jeito.

  • por Irmão Jacinto, em 18.11.2019 às 10:38

    Vereador, o que tanto te aflige em teu sono? Que dúvidas tens que te atormentam? Se te compadeces pelo teu amigo, saiba que o melhor remédio para o homem público é ser investigado para que fique comprovada sua inocência. Homem público não deve temer investigações. A inocência sempre aparece como um sol ao final.

  • por cacerense em busca de progresso, em 18.11.2019 às 10:34

    Com a aproximação das eleições municipais, aparacem os politiqueiros uns tentando derrubar os concorrentes, nada fazem pelo povo cacerense.

  • por Jose Carlos Rodrigues, em 18.11.2019 às 10:23

    Jamais vi em Cáceres uma Camara de Vereadores compostas por tantos malandros,ladrões e cafagestes. Casa que jateve até o homem da cebolinha, dos chequinhos de cafezinhos e nada foram feitos. Agora a camara das RACHADINHAS, chefiados por dois enescrupulosos bandidos Rubesns Macedo e esse tal Barone(QUE DEVERIA SER CHAMADO DE BOSTONA). seus bandos de marginais, doeu em sua conciencia dona Elsa em acompanhar os mardinais do Rubens e Bostona.

  • por Reginaldo, em 18.11.2019 às 10:09

    Quem age corretamente não precisa chorar, a não ser de tristeza de ver que a retidão moral não é levada muito a sério. Agente político que sabe de irregularidades de colegas e se cala é conivente com essas irregularidades. Por que não diz o que sabe, Barone?

  • por Romildo, em 18.11.2019 às 10:00

    Parabéns ao eleitor cacerense que elegeu esses representantes!!! Parabéns ao Doutor Francis que é aliado desses vereadores!!!

  • por Maria C. Silva, em 18.11.2019 às 09:56

    vamos na sessão hoje pedir o afastamentos dos vereadores

Mais comentários
 
Sitevip Internet