Notícias / Saúde

15/11/2019 - 09:48

Processo seletivo do Hospital Regional de Cáceres reabre inscrições

Por Alexandre Guimarães | Assessoria de Imprensa/DPMT

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)
As inscrições para o processo seletivo simplificado do Hospital Regional de Cáceres (219 km de Cuiabá) foram reabertas ontem (13), em novo edital publicado no Diário Oficial do Estado. Pelo cronograma atual, as inscrições para as 325 vagas (em diversas áreas) foram prorrogadas até o dia 22 de novembro e a prova escrita foi reagendada para o dia 8 de dezembro.
 
A mudança ocorreu após determinação da Justiça, que acatou ação civil pública da Defensoria Pública de Mato Grosso solicitando a reabertura das inscrições e a suspensão da exigência de documento que comprove a inscrição no Conselho Profissional a que o candidato pertencer, devendo tal documentação ser exigida somente no ato da posse.

Na decisão, publicada no dia 31 de outubro, a juíza Joseane Carla Ribeiro Viana Quinto Antunes, da 4ª Vara Cível de Cáceres, concedeu tutela de urgência e ordenou a reabertura do processo seletivo simplificado (Edital 006/SES/2019), assim como a ampla divulgação do novo prazo e regras.

Segundo o defensor Saulo Castrillon, que atua na comarca de Cáceres e ingressou com a ação, a decisão beneficia todos os candidatos. "A Defensoria conseguiu liminar, beneficiando não apenas a assistida, mas todos os candidatos que não puderam se inscrever no seletivo em razão da ilegalidade da cláusula editalícia. Ao que parece, houve mais pessoas que não puderam se inscrever em razão da exigência ilegal", destacou.

Seleção - O processo seletivo será realizado mediante prova objetiva e análise de currículo, sendo que o resultado final será publicado na Imprensa Oficial do Estado de Mato Grosso no dia 6 de janeiro de 2020.

As vagas ofertadas são: 41 para enfermeiro, uma para enfermeiro auditor, 164 para técnico em enfermagem, uma para engenheiro do trabalho, três para técnico em segurança do trabalho, 12 para farmacêutico, cinco para técnico de imobilização ortopédica, 13 para técnico em radiologia, 10 para fisioterapeuta e duas para psicólogo.

Do total de 325 vagas, 41 estão sendo ofertadas exclusivamente para pessoas com deficiência (PCD) nos cargos de enfermeiro (6 vagas), técnico em enfermagem (27), farmacêutico (2), técnico em radiologia (2), fisioterapeuta (2), maqueiro (1) e nutricionista (1).

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdzM7U6cwBCSAJ-qPzY3nkTbR_fki7STXkCtuaMIk5r6__gfw/viewform

Entenda o caso - Zenaide Lemes da Silva de Benevides compareceu ao Núcleo de Cáceres alegando que não conseguiu efetuar a inscrição para o processo seletivo simplificado para contratação temporária de profissionais para o Hospital Regional de Cáceres.

Isso ocorreu porque, de acordo com o edital, os candidatos deveriam entregar documento que comprovasse inscrição no Conselho Profissional no ato da inscrição. No caso de Zenaide, que busca uma vaga de técnica de enfermagem, seria o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT).

"Ocorre que a apresentação de documentos de inscrição no Coren-MT só deve ser exigida na posse. Diante isso, a Defensoria ingressou com ação civil pública requerendo a alteração do edital e a prorrogação do prazo de inscrição do certame", explicou Castrillon.

Na ação, o defensor civil público citou jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça - STJ (Súmula 266) e do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). De acordo com o entendimento dos Tribunais, a apresentação de documento comprobatório de inscrição no Conselho Profissional deve ser requisitada no ato da posse e não no ato de inscrição para o concurso público, ou no decorrer dele, para não ferir o princípio da razoabilidade.

Clique aqui para acessar o edital do processo seletivo do Hospital de Cáceres.

Comentários

inserir comentário
7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Vanessa, em 19.11.2019 às 08:02

    Estranho ,porque não tem para motorista? Ja sei nao precisa sai todos concursados né

  • por Servidora indignada, em 17.11.2019 às 11:50

    Só vai entrar gente do deputado federal dr Leonardo, assim como muitos la dentro. A gente vai marcar exame fala que só na secretaria de saúde, ai paaa, chega o senhor Marcelo chefe la todo arrogante com os demais funcionários e exige que marca 3 exames e ja lhe passase o horario para eles virem, que são pessoas da região, e exame este que eu estava em busca... assim é povo Cacerense continua sendo pisado, mas merece alguns que voyou neste povo.

  • por Luciana, em 15.11.2019 às 20:45

    Mas quem fez ,vai ter de fazer novamente

  • por Sara, em 15.11.2019 às 19:13

    O MP não vai manifestar nada??? Estou confiante na mudança do Brasil...mas me parece que Caceres está fazendo parte da Bolívia, tudo aqui acontece de errado e nada é feito.

  • por revoltada, em 15.11.2019 às 15:59

    Por causa de uma incompetência da diretora do Polo Regional, todos os candidatos terão que pagar pelo erro...absurdo

  • por servidora, em 15.11.2019 às 15:46

    Na ftente do Escritório Regional teve por muito tempo Harodo, Francisco Vigo e nunca tiveram tanto problema como está tendo em um curto período de tempo da nossa direção....falta de competência e só arrogância

  • por Nelsa, em 15.11.2019 às 15:43

    É só rolo esse seletivo.. .vai deixar novamente na mão do Escritório Regional? Esse direção é puro maracutaia

 
Sitevip Internet