Notícias / Cidade

13/11/2019 - 12:20

Mulheres produtoras da cerveja Cabloca Serrana estão em campanha para angariar garrafas

Por Diário de Cáceres/Clarice Helena Navarro

Elas aprenderam a produzir participando do Curso de Formação Inicial e Continuada de Preparadora Cervejeira Artesanal, realizado pelo Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres Prof. Olegário Baldo. Se organizaram, formaram o coletivo e já estão com o produto no comércio.
 
Participar, aprender, criar, empreender. O coletivo de mulheres da localidade do Facão, em Cáceres, produtoras da agricultura familiar, resultou na produção da cerveja artesanal Cabocla Serrana. A cerveja, produzida com a água de uma fonte natural localizada na Serra do Facão, está tomando espaço em Cáceres, já sendo encomendada para eventos, e comercializada no Centro de Comercialização Solidária (Cooperssol), que fica na Avenida Talhamares, nº 1171.
 
Maria Antonia Rolon de Souza e Bernadete Aparecida Ribeiro fazem parte do coletivo das mulheres que estão produzindo a Cabocla, nas versões pilsen e blond ale. A cerveja está sendo comercializada inicialmente nas garrafas 300 ml. "Nossa fábrica é pequena, mas já estamos tendo retorno financeiro. O objetivo é crescer e ampliar a produção"-afirmam. A fábrica fica na comunidade.
 
As mulheres estão numa campanha para divulgar o produto e angariar garrafas. "Só não pode ser do tipo abre fácil. Quem levar 12 garrafas na cooperativa, ganha uma Cabocla. Nosso objetivo é sensibilizar comerciantes e consumidores que guardam garrafas, até mesmo por não ter uma destinação para elas. Muitas vezes, além de ocupar espaços, elas podem acumular água e servir de criadouro de mosquitos. E nós precisamos muito das garrafas"-afirmam."A doação pode ser boa para os dois lados, nós precisamos das garrafas e muitos precisam justamente se desfazer delas". 
  
Para doar: Cooperssol, Avenida Talhamares, aberto de segunda a sexta-feira as 8 às 12 e das 14 às 18 h, e aos sábados das 8 as 12h.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Caixeta, em 13.11.2019 às 21:46

    Pode ser Heineken 600

 
Sitevip Internet