Notícias / Educação

13/11/2019 - 10:54

Festival de Artes reúne no IFMT Cáceres produções artísticas individuais, de grupos e escolas

Por Edna Pedro

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Manifestações artísticas culturais envolvendo crianças, jovens e adultos em apresentações de música, dança e teatro movimentaram o Festival de Artes do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres Prof. Olegário Baldo, na tarde da última sexta-feira (08.11). Aberto à comunidade, o festival reuniu seis espetáculos selecionados com apresentações individuais, de grupos e escolas cacerenses, além da participação especial da Orquestra Unificada IFMT Unemat e dos grupos de dança da Escola Estadual Irene Ortega do município Mirassol D'Oeste e Escola Estadual 13 de Maio de Porto Esperidião.

"Acreditamos que iniciativas como a do Festival ajudem a mostrar novos horizontes culturais e promover mais oportunidades para os nossos artistas locais", afirma o coordenador do projeto de extensão responsável pela realização do Festival de Artes do campus, Célio Jonas Monteiro.

Em apresentação especial, o evento foi aberto pela Orquestra Unificada IFMT Unemat. Composta por 45 integrantes, a orquestra regida pelo professor Célio, doutorando em Ciências e Tecnologia das Artes, reúne músicos discentes de ambas às instituições e é aberto à participação da comunidade de Cáceres.

"As duas instituições fazem um trabalho com arte musical, com educação musical, então surgiu a ideia da gente se fortalecer unindo as nossas ações com a oferta da educação musical, além de oferecer para a cidade de Cáceres mais uma oportunidade de arte", afirma a assessora de Gestão de Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, professora Maria do Socorro de Sousa Araújo.

Após a orquestra, o grupo convidado de dança da Escola Estadual Irene Ortega de Mirassol d'Oeste trouxe para o palco do festival a expressão cultural da dança tradicional folclórica de Mato Grosso, o siriri, com o quadro 'O meu siriri, apresentado por seis crianças e adolescentes da escola.

O espaço também foi aberto para apresentação da Escola Estadual 13 de Maio da cidade de Porto Esperidião com o grupo formado por sete adolescentes em performance de 'FitDance'.

O Teatro Infantil da Escola Municipal do bairro Vila Real deu início a programação dos espetáculos selecionados. Com a participação de 25 crianças estudantes, a escola apresentou o repertório musical "Caixa de brinquedos coisas de crianças".

Em seguida, a ludicidade e alegria do Samba envolveu o público na apresentação da Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Sábio. Organizado pelas professoras Cristiane Santana de Arruda e Mônica de Almeida Ribas o grupo de dança formado por 19 alunas e alunos do Pré II, com idade de 06 anos apresentou um espetáculo lúdico que reúne figurino, adereços, coreografia, cenário e música. A apresentação teve coreografias de samba de gafieira e foi também embalada por música com sons mais específicos de baterias de escolas de samba.

Com música autoral, o festival foi tomado pela produção da Banda cacerense Macacos do Brejo, composta pelos cantores e compositores Luana Eras e Abner na composição, cordas e voz, Kelner Roberto na guitarra e, Luís Guilherme na bateria e percussão.

Com apresentação individual, o pedagogo e arte-educador Elânio Domingues da Rocha, ao ritmo da dança hip hop, projetou a sua performance em modalidades popping, breaking e locking.

Como espaço para músicas autorais o evento apresentou a vertente cantor e compositor do acadêmico e estagiário do IFMT Cáceres, Marcos Antonio Ferri. Em apresentação solo Voz e Violão, Ferri interpretou a canção de sua autoria intitulada "Princesinha do Rio Paraguai", como homenagem à Cáceres e a rica biodiversidade do município.

O fechamento das apresentações contou com a dança da modalidade jazz funk do Grupo Five Lights com a performance dos integrantes Alan, Cauan, Gabriela, Guilherme,Jéssica e Marcos. O grupo, criado em 2018, tem como objetivo dar voz ao público jovem LGBTQI+ por meio de ritmos e movimentos.

Com o objetivo de integração por meio da arte, o festival marca a agenda cultural do campus com a apresentação de 114 artistas e da plateia formada por estudantes e docentes do IFMT, das escolas participantes e da comunidade cacerense. 

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet