Notícias / Cultura

13/11/2019 - 10:44

Lançamento de livro, poesias e dança marcam encerramento das atividades 2019 do Clube do Livro do IFMT Cáceres

Por Edna Pedro

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O projeto Clube do Livro do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo realizou na última semana atividades de encerramento do ano de 2019 com balanço do primeiro ano do projeto e perspectivas para 2020. O encontro foi marcado pelo lançamento do livro "Ciclos de um amor que não durou" do estudante do campus Joaquim Modesto dos Passos e por apresentação de dança, declamações e varal de poesias compostas por estudantes, poetas e poetisas reveladas pelo Clube.

As atividades tiveram início com a intervenção poética de Joaquim que emocionou a plateia com a superação da timidez e a declamação de trecho do seu livro livro. "A solidão é sábia; tudo percebe, aceita e cede", versa Passos. Estudante do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária, o poeta escritor Joaquim compartilhou com a família, amigos e a comunidade do IFMT Cáceres a alegria do lançamento do seu primeiro livro com apresentação da obra e sessão de autógrafos. O livro publicado pelo Clube de Autores na versão e-book e impressa pode ser adquirido por meio do site https://clubedeautores.com.br/

Em um varal de poesias foi socializada a produção autoral das estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Agropecuária e Informática, Débora Galeano, Gabi Pagung e Gabriela Máximo e dos estudantes Abraão Durão, Carlos Correa, João Marcos Silva e Keniel Santos. Mensagens sobre afetos, autoconhecimento, aflições, leitura, somaram-se a pluralidade de abordagem em versos e prosa com temáticas como preconceitos, relações abusivas, estupros e desmatamento. Todo o conteúdo do varal de poesias está disponível no site www.cas.ifmt.edu.br 

Além da exposição dos textos, as professoras Denise Dalmás e Inêz Montecchi apresentaram as estudantes poetisas Débora Galeano e Gabriela Máximo e os poetas Abraão Durão e Keniel Santos que deram voz às suas criações e criaturas em recital de poesias autorais. O espaço foi cenário também para apresentação de dança do Grupo Five Ligths. Composto por Alan, Cauan, Gabriela, Guilherme, Jéssica e Marcos, o grupo apresenta o jazz funk em performance que tem, segundo os integrantes, o objetivo de dar voz ao público LGBTQI+ por meio de ritmos e movimentos.

Perspectivas do Clube do Livro

O incentivo ao hábito e o gosto pela leitura como elementos fundantes do projeto Clube do Livro se desdobram em estímulo à produção autoral. A perspectiva para 2020, segundo uma das idealizadoras do projeto, a professora Maribel Chagas de Ávila é o lançamento de uma coletânea com os textos produzidos por estudantes e demais participantes do clube. "Além das atividades que desenvolvemos de estímulo à leitura, à escrita, à reflexão, nossa ideia para o próximo ano é organizar as produções para a publicação de uma coletânea lançada pelo Clube do Livro", aponta Ávila.

Como iniciativa de professores de linguagem do IFMT Campus Cáceres, o projeto coordenado pela professora Denise Dalmás Rodrigues é organizado em conjunto com as professoras Maribel, Claudinéia de Assis Maldonado Pinho e Inêz Aparecida Deliberaes Montecchi e os professores João Vanes da Silva Tobias, Luciano Paulo da Silva e Marcos Aparecido Pereira.

Aprovado como projeto de ensino, o Clube promove a interface com a extensão ao envolver colaboradores e comunidade externa em atividades de leitura, palestras, lançamento de obras e rodas de conversas. Durante o ano letivo de 2019, o projeto disponibilizou obras de diversos tipos, gêneros e estilos, todas as quintas-feiras, em cantinhos de leitura com tapetes espalhados no saguão do prédio central do campus. Além de trazer uma biblioteca para mais perto das pessoas, uma das marcas da atividade foi a promoção da autonomia, liberdade e autogestão no processo de empréstimo e devolução das obras com o registro em caderno de anotação feito por cada leitora ou leitor.

Encontros

A atividade de lançamento do livro de Joaquim foi marcada por encontros entre seus irmãos egressos do IFMT Cáceres, pais e docentes. Filho da professora Marcia Bento Vieira dos Passos e do agrônomo Josué Modesto dos Passos Neto e irmão de João Baptista, Josué Modesto Passos, Júlio César e José Luiz Passos, Joaquim é o quarto dos irmãos a estudar no IFMT em Cáceres. Morador de Jauru, ele ingressou em 2018 no curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária e se tornou estudante residente do campus em Cáceres.

"É uma alegria ver aqui o Joaquim com a sua família. Três dos seus irmãos são egressos desta escola e eu fui professora deles. É bonito o estímulo aos estudos, valorizar o lugar em que estão. Eu tenho orgulho de ter feito parte da formação desses meninos. Serei professora do Joaquim no próximo ano e, acompanhar o trabalho dele que compõe, escreve, produz, é uma felicidade. Exemplo como esse é resultado e amplia o sentido do projeto Clube do Livro", afirma a professora Inêz. 

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet