Notícias / Cidade

09/11/2019 - 09:28

Após ação da Defensoria, Justiça determina reabertura de inscrições para processo seletivo do Hospital Regional de Cáceres

Por Alexandre Guimarães

Bruno Cidade

Defensor Saulo Castrillon ingressou com ação civil pública solicitando a prorrogação do prazo de inscrição do processo seletivo e exigência de documento que comprove inscrição no Conselho Profissional somente no momento da posse (Crédito: Bruno Cidade)

Defensor Saulo Castrillon ingressou com ação civil pública solicitando a prorrogação do prazo de inscrição do processo seletivo e exigência de documento que comprove inscrição no Conselho Profissional somente no momento da posse

Após ação civil pública da Defensoria Pública de Mato Grosso, a 4ª Vara Cível de Cáceres determinou que as inscrições para o processo seletivo do Hospital Regional de Cáceres sejam reabertas em até cinco dias úteis, assim como a suspensão da exigência de documento que comprove a inscrição no Conselho Profissional a que o candidato pertencer, no momento da inscrição, devendo tal documentação ser exigida somente no ato da posse.

Na decisão, publicada no dia 31 de outubro, a juíza Joseane Carla Ribeiro Viana Quinto Antunes concedeu tutela de urgência e ordenou a reabertura do processo seletivo simplificado (Edital 006/SES/2019), assim como a ampla divulgação do novo prazo e regras.

Segundo o defensor Saulo Castrillon, que atua na comarca de Cáceres e ingressou com a ação, a decisão beneficia todos os candidatos. "A Defensoria conseguiu liminar, beneficiando não apenas a assistida, mas todos os candidatos que não puderam se inscrever no seletivo em razão da ilegalidade da cláusula editalícia. Ao que parece, houve mais pessoas que não puderam se inscrever em razão da exigência ilegal", destacou.

Entenda o caso - Zenaide Lemes da Silva de Benevides compareceu ao Núcleo de Cáceres alegando que não conseguiu efetuar a inscrição para o processo seletivo simplificado para contratação temporária de profissionais para o Hospital Regional de Cáceres.

Isso ocorreu porque, de acordo com o edital, os candidatos deveriam entregar documento que comprovasse inscrição no Conselho Profissional no ato da inscrição. No caso de Zenaide, que busca uma vaga de técnica de enfermagem, seria o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT).

"Ocorre que a apresentação de documentos de inscrição no Coren-MT só deve ser exigida na posse. Diante isso, a Defensoria ingressou com ação civil pública requerendo a alteração do edital e a prorrogação do prazo de inscrição do certame", explicou Castrillon.

Na ação, o defensor civil público citou jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça - STJ (Súmula 266) e do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). De acordo com o entendimento dos Tribunais, a apresentação de documento comprobatório de inscrição no Conselho Profissional deve ser requisitada no ato da posse e não no ato de inscrição para o concurso público, ou no decorrer dele, para não ferir o princípio da razoabilidade.

Outro lado - A Secretaria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde informou que a SES-MT ainda não foi notificada sobre a decisão judicial. A prova escrita está agendada para o dia 17 de novembro, segundo retificação do edital publicada no dia 11 de outubro no Diário Oficial do Estado.

Comentários

inserir comentário
8 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Bárbara, em 11.11.2019 às 08:50

    Aos que se sentiram lesados é dado o direito de questionar o que não se pode fazer é acusar alguém de "perseguição" sem ter provas/evidências de que isso realmente aconteceu. Quem faz afirmações dessa natureza fica com o ônus da prova...

  • por Pantaneiro, em 09.11.2019 às 21:11

    Agora faltando poucos dias pra prova eles resolvem fazer isso??será que vão prorrogar as inscrições só por uma inscrição?se não aceitarám é porque o corén dela tava atrasado,se quer trabalhar paga seu corén filha.

  • por nega, em 09.11.2019 às 13:40

    Só essa que faltava. Essa Antonia vai desafiar um parecer judicial agora??? Coloca no seu lugar...péssima diretora, acabando com um bom convívio entre os funcionários daquele setor.

  • por Abismada, em 09.11.2019 às 12:50

    MP Cadê a investigação. Essa diretora do Escritório Regional recebe pelo vínculo na Unemat, recebe na saúde estadual , recebe ADS/ DGA como cargo de diretora. Isso pode Ministério Público???

  • por Dá Área da saude, em 09.11.2019 às 12:38

    A médica da regulação pediu até demissão. Sabe pq??? Pergunta para a chefe do Escritório Regional.

  • por zilma, em 09.11.2019 às 12:28

    Gonzaga....procura ver quem realmente é essa Antonia do Polo Regional. Investiga e veja o tipo de pessoa que ela é..

  • por nina, em 09.11.2019 às 12:25

    O culpado desse seletivo não ter dado certo foi da chefe do Polo Regional. Incompetente...

  • por beth, em 09.11.2019 às 12:23

    Tudo isso ocorreu pela arrogância da chefia do Escritório Regional Enfermeira estrela Antonia ...aonde perseguiu vários profissionais....o que essa mulher está fazendo até hj lá...

 
Sitevip Internet