Notícias / Politica

04/11/2019 - 10:52 | Atualizado em 04/11/2019 - 11:22

A pouco menos de um ano das eleições, nove nomes já são cogitados para prefeito de Cáceres

Por Sinézio Alcântara

Expressão Notícias

 (Crédito: Expressão Notícias)
A onze meses das eleições municipais, que acontece em outubro de 2020, vários partidos políticos já se articulam para a sucessão do prefeito Francis Maris Cruz (PSDB) em Cáceres. Pelo menos, nove nomes, já se credenciam para disputa. A vice-prefeita Eliene Liberato Dias (PSB); o ex-vereador Marcinho Lacerda (PMDB); o ex-prefeito Túlio Fontes (PV); os professores James Cabral (PT), Adriano Silva (DEM) e Dimas Santana (PT), Domingos Sávio (PT), Laudemir Zart (PT), Mazeh Silva (PT), o engenheiro Takao Nakamoto (PSL), o médico Sérgio Arruda (PRB) e Renancildo França o “Cutia” (PSD).

Alguns partidos, como por exemplo, o PT tem mais de um nome cogitado. Na sigla aparecem como prováveis pré-candidatos o professor universitário Dimas Santana e James Cabral, irmão do deputado estadual Lúdio Cabral. No grupo capitaneado pelos irmãos Campos – Júlio e Jayme Campos – surgem os nomes do ex-prefeito Túlio Fontes (PV) e do ex-reitor da Unemat, professor Adriano Silva. Ambos afirmam ter apoio dos Campos para a disputa.

Ex-vereador, filho do ex-senador Marcio Lacerda, o Marcinho Lacerda, tem praticamente assegurada sua pré-candidatura pelo PMDB. Ainda neste mês, o ex-presidente da Câmara, reúne-se em Cuiabá, com o cacique do partido o deputado federal Carlos Bezerra e demais integrantes do diretório-regional para definir o lançamento de seu nome para a corrida sucessória.

Ignorando totalmente a crise nacional vivenciada pelo PSL, partido pelo qual foi eleito o presidente Jair Bolsonaro e um grupo de vários senadores e deputados federais, e ainda embalado pela “Onda Bolsonaro” a sigla ensaia em Cáceres o lançamento da pré-candidatura do engenheiro e presidente do diretório municipal, Takao Nakamoto. Um pouco afoito o grupo, inclusive, já realiza reuniões partidárias visando à pré-candidatura.

O deputado estadual Dr. Leonardo (SD) não confirma publicamente quem irá apoiar. Ele diz que ainda é muito cedo para tratar do assunto. Contudo, comenta-se que ele pretende lançar um candidato do partido. O que sugere o nome do vereador Cesare Pastorello. O vereador não confirma, mas também não descarta. “O ideal seria uma candidatura que fosse respeitada pela direita, esquerda, por pessoas que apoiam o atual prefeito e também pelos críticos. Se nesse cenário eu for escolhido para ser candidato serei” afirma.

Vice-prefeita nas duas gestões do prefeito Francis Maris Cruz, Eliene Liberato Dias, deixou o PSDB, depois de 19 anos, para filiar-se ao PSB com a proposta de ser a pré-candidata do partido. A filiação realizada no dia 25/10, com a participação de várias autoridades municipais, estaduais e até federais do partido, foi interpretada como o pontapé inicial da corrida pela sucessão municipal.
 

E, de ultima hora a informação é de que o PRB está na eminência de lançar a pré-candidatura do médico Sérgio Arruda. A afirmação foi dada pelo empresário e ex-vereador Tarcísio Paulino. Contudo, ela pode não ser confirmada. Em, pelo menos, duas oportunidade, doutor Sérgio retirou a candidatura após ser anunciada. O servidor público, Renancildo Soares França, o popular “Cutia” (PSD) também tem manifestado interesse em suceder o prefeito Francis Maris, na prefeitura de Cáceres.

Comentários

inserir comentário
11 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Adao Santana, em 05.11.2019 às 09:57

    ESSES ASSESSORES COMENTANDO, TEM QUE IR, NÃO SABE ELES QUE SÓ QUEIMAM O NOME DO PATRÃOZINHO.

  • por Cacerense, em 04.11.2019 às 18:41

    Eu acredito que Cáceres pode se desenvolver, ser um gerador de emprego, a população clama por oportunidade e dias melhores... O dinamismo e experiência do professor Adriano Silva, vem ao encontro dos anseios da sociedade...

  • por Cleiton, em 04.11.2019 às 18:40

    Cáceres precisa de projetos, de emprego, articulação política em todas as esferas governamentais e um diferenciado para a questão social... Acredito que o nome do professor Adriano Silva tem esses pré requisitos

  • por Bn, em 04.11.2019 às 15:54

    Chega da velha política e ficar esperto com alguns que querem entrar. Oh e agora quem poderá nos defender? Kkkkkkkkkkk Daqui uns dias começarão a sair nas ruas pedindo votos, principalmente aqueles ursos hibernados na câmara.

  • por Tiresias, em 04.11.2019 às 15:37

    Faltou o melhor nome: Professora Nelci. É evidente que é a melhor secretária da Prefeitura em tudo que faz. A educação de qualidade de hoje é resultado do trabalho árduo da Professora Nelci. Planejamento impecável é resultado do trabalho da Professora Nelci. Talvez o medo de Francis não apoia-la é saber que sua gestão ficará comendo poeira da gestão Nelci.

  • por Ana do Cidade Nova, em 04.11.2019 às 13:19

    Tô fora desses da velha politicaaaaaaaaaaa

  • por Fonseca, em 04.11.2019 às 13:06

    eu tô com essa turma um pouco afoito que citou, representa o novo. Desprega do Tulio e Adriano, Gonzaga, tá manjado! Quem mexe com caixa de abelha, tá pedindo pra ser picado! kkkkkkkkkkk

  • por Ditão, em 04.11.2019 às 12:57

    tulio fonti tá achando que vai fazer uns bicicletaço e vai ganhar, seu tempo já foi, não ajudou nada em Cáceres

  • por Feliciana Fonseca, em 04.11.2019 às 12:55

    KKKKKKKKK ADRIANO TEM APOIO DE JAIME E JULIO, NUNCA FIZERAM NADA PARA CÁCERES, É UMA PIADA ESSE ADRIANO

  • por O cacerense, em 04.11.2019 às 11:42

    Vai surgir mais um nome em breve pelo PR para entrar na disputa

Mais comentários
 
Sitevip Internet