Notícias / Cidade

29/10/2019 - 07:47

Professora demitida da Unemat por apoiar Bolsonaro deve acionar instituição na justiça

Por A Bronca Popular

A Bronca Popular

 (Crédito: A Bronca Popular)
No dia 16 de julho DE 2019 a professora Josenai Terra foi convidada até a coordenação do Curso de Administração da Unemat de Tangará da Serra e num mesmo minuto ela foi informada de que:
1) seus alunos haviam sido ouvidos duas vezes pela instituição, uma em 2018 e outra em 2019;
2) um processo havia sido instaurado e, inclusive, já tinha encerrado;  
3) a decisão era pela sua demissão.  

A professora Josenai Terra foi simplesmente negado o direito constitucional a defesa e ao contraditório. O fato é mais estranho ainda pelo seu contexto: A primeira avaliação da professora, feita em 24 de outubro de 2018, foi exatamente 25 dias depois da data em que ela foi a única professora-contratada a participar de uma fotografia, ao lado de acadêmicos, em favor da campanha do então candidato Jair Bolsonaro.

Coincidentemente, menos de 30 dias depois da foto em favor da campanha do presidente Jair Bolsonaro, começou o procedimento que levou a sua demissão, sem que a professora fosse informada e sem o direito a defesa.  

Apesar de tudo, a Professora Josenai nem sequer por um momento hesitou em voltar a traz quanto a suas crenças e convicções, mantendo-se conservadora, cristã e ativista em favor do nosso presidente Jair Bolsonaro.

Os advogados da educadora devem acionar, nos próximos dias, a instituição. A medida não busca a reitegração da professora aos quadros da Unemat. É uma ação de natureza pedagogico, cujo objetivo maior é impedir que novos atos de discriminação política sejam praticados em uma instituição pública de ensino superior, onde a pluralidade de ideias e convições políticas deve ser a regra.  

Comentários

inserir comentário
8 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Iago França, em 01.11.2019 às 10:06

    Usando de má fé para se perpetuar na função. Simplesmente acabou o Contrato de 2 anos. O que pode ter acontecido é esclarecer os fatos. Porém vamos aguardar os jornalistas se informarem melhor antes de publicar coisas pela metade.

  • por Bainho, em 30.10.2019 às 14:13

    Esse caso explica em detalhes, o que é "ESCOLA COM PARTIDO"! Porém partido comunista.

  • por Filadelfo Nascimento De Jesus Filho, em 30.10.2019 às 09:00

    É lamentável, que fatos como este ainda ocorram, em 1 País que apregoa o Estado de Direito e ao "contraditório". Ou seja: você tem que pensar como nós pensamos. Quem sabe, eles não combatem à intolerância em seus Centros Acadêmicos ?

  • por Theodoro, em 29.10.2019 às 19:21

    Que ele seja o meu presidente favorito isso não é, porém, ao fato de cada um respeitar a opinião do outro, isso deve prevalecer, até ao votar, ela tinha o direito de usar o nome do seu presidente, sem se manifestar. Agora tirar o direito constitucional de defesa e ao contraditório da professora, já é ato discriminatório.

  • por Maria Stefani Rocha, em 29.10.2019 às 13:27

    Isso é um absurdo. A democracia apregoada ali dentro difere por completo do verdadeiro conceito de democracia.Só é democrático o que interessam para eles. O direito de liberdade de pensamente , não é respeitado.Já passei por isto ali dentro,ao final da década de 90,sobre o comando da gestão petista.Me mandaram embora da instituição depois de 15 anos de trabalho interruptos ,sem direito a nada.Depois de 13 meses consegui reverter toda a situação do processo. Tiveram que anular o termo de demissão, publicar tal decisão no DO e a instituição foi penalizada por isso tendo que pagar meu salário durante todo tempo que fiquei desligada.Hoje depois de trabalhar 30 a e 6 m, estou aposentada. Josenai luta pelos seus direitos.

  • por José Bezerra Curisco, em 29.10.2019 às 12:13

    SEMPRE UNEMAT. NO ALTO DA PÁGINA: PROFESSOR QUE FAZ SELETIVO PARA CÁCERES MAS QUE REITORA TEM, EM TANGARÁ, AMIGA QUE DESEJA VIR PARA CÁCERES, MANDA O PROFESSOR ASSUMIR NA DITA CIDADE, ARBITRARIAMENTE,ESQUECENDO O CHAMAMOS DE DEMOCRACIA JUSTA. SE FEZ PARA CÁCERES, PORQUE IR PARA TANGARÁ? SÃO ESTAS COISAS QUE ÃO ACEITO. FALEI, PRONTO.

  • por O cacerense, em 29.10.2019 às 12:08

    Professora parabéns de Acionar a justiça para o seu retorno ttiunfante mostra que não tem nada haver se você votou em Jair Bolsonaro ou em outro candidato

  • por paulo henrique, em 29.10.2019 às 10:55

    É a "DEMOCRACIA" bolivariana, que não admite opiniões diferentes...

 
Sitevip Internet