Notícias / Cidade

27/10/2019 - 05:38

Jovem cacerense chama atenção no ciclismo

Por Joner Campos

Não é de hoje que veículos de duas rodas circulam pela cidade de Cáceres, que já foi conhecida nacionalmente como cidade das bicicletas. Em 2019, no entanto, são as motocicletas que tomam conta do trânsito e não mais as magrelas. Ainda assim, há quem se apaixone pelas bikes e faça delas um hobby, um estilo de vida.
 
Foi o que aconteceu com a jovem Camile Vieira Suzuki, de 15 anos, que tem se destacado recentemente em competições a nível estadual. A cacerense já garantiu ao menos três primeiros lugares em disputas dentro de sua categoria na região sudoeste do estado. No dia 15 de Setembro Camile ficou em primeiro lugar na faixa etária de 16 a 29 anos no Apaedalando, evento promovido pelo grupo Pedal Feliz em prol a APAE de Cáceres. Já em Chapada dos Guimarães garantiu o quarto lugar geral feminino do Ultramacho.

A “brincadeira” com a bicicleta começou a ficar séria há pouco tempo, no ano passado Camile optou por uma bike ao invés da tradicional festa de 15 anos, o presente, é claro, veio dos pais. “Eu ganhei a bicicleta e no mesmo dia que ganhei ela já participei de uma pedalada na cidade. Foi aí que percebi que era um esporte legal e que valia a pena continuar nele. Comecei a participar em competições por aqui mesmo e depois regionais e estaduais”, afirma Camile.

Reprodução
47008640-8d7f-473a-b6db-30fc8f9c9e47.jpg

Se foi o presente dos pais que fez tanta diferença na vida da jovem, é claro que eles aprovam o caminho escolhido por ela. “É isso que ela quer, é isso que ela gosta. Nós, como pais temos mais mesmo que incentivar a Camile. Não é fácil, é um esporte caro e com o tempo estamos conseguindo parceria para mantê-la nessa atividade”, diz a mãe, Alessandra Suzuki. Camile confirma o incentivo e diz ainda que os amigos estão na mesma torcida. “Meus pais me apoiam muito, minha família de um modo geral. Na escola meus amigos fazem até vídeos motivacionais nos momentos que antecedem alguma competição que vou participar. Além disso já consegui fazer várias amizades por toda a região durante os treinamentos e as competições.”

As competições aparecem a todo momento, mas não pense que por conta disso Camile deixa os estudos de lado, no 2º ano do ensino médio a jovem quer advogada, o esporte? Dá pra conciliar, garante ela. “Por enquanto eu levo o ciclismo como um passatempo, mantenho meu foco nele mas também nos estudos. Já passei como treineira para direito na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e quero ser advogada e continuar com o esporte”.

A mãe deposita muita confiança na filha. “Estou sempre acompanhando, mas ela é uma menina muito responsável e dedicada tanto na escola quanto durante os treinos no ciclismo. Ela também é assistida por profissionais, treinador e nutricionista esportivo, tudo pra garantir o bom desempenho e a saúde dela”, afirma Alessandra Suzuki.

Na retaguarda dando toda atenção à Camile estão a Academia Corpuris, e a empresa Bikes Matogrosso,  personal Leonardo e a professora Cristiane Cândida. Thiago Túlio é o treinador oficial da cacerense. A ciclista treina durante mais de uma hora durante três dias da semana, o percurso pode variar de 30 a 70 Km e acontece na zona rural.
Pra quem pensa em começar na atividade, a estudante ciclista, ou ciclista estudante, dá toda a força. “O esporte é tudo na vida, é saúde e é um momento também de prazer, de fazer amizades e isso incentiva bastante”, completa Camile.

Reprodução
938a40d8-6f07-4e1a-bf95-187d4b7a76e4.jpg
 
 

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet