Notícias / Cidade

25/10/2019 - 11:19

Prefeitura desobedece recomendação do Ministério Público para retirar lixo das praças

Por Jornal Oeste

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)
Após perder uma queda de braço com o a população de Cáceres, que não aquentava mais a fedentina do lixo largado na Praça Barão, agora, igual menino birrento, o prefeto Francis Maris (PSDB), mandou o lixo ficar passeando pela cidade.

A determinação dada por Francis, segundo a Autarquia Águas do Pantanal em entrevista ao Faquini, foi a do caminhão ficar parado meio dia na frente de cada escola. A desculpa seria uma redação que os alunos estariam fazendo sobre o lixo.

O que o prefeito e seus secretários não se atentaram, mas foi observado pelo Ministério Público Estadual e MPF, foi que a determinação era tirar o lixo das Praças Barão do Rio Branco e Duque de Caxias e PROVIDENCIAR A DISPOSIÇÃO AMBIENTALMENTE ADEQUADA: DISTRIBUIÇÃO ORDENADA DE REJEITOS EM ATERROS.
Ou seja, na teimosia, o prefeito pode responder pelo crime de desobediência, previsto no art. 330 do Código Penal.

Nas redes sociais circulam vídeos do vereador Cézare Pastorello (SD), que fez a denúncia, e manifestação de centenas de cidadãos indignados com a porcaria do prefeito.

Para Victor Henrique Prado Cruvinel, diretor do DCE da Unemat, esse 'desfile' do caminhão é um insulto à sociedade: "Ao invés de ficar desfilando o lixo pela cidade, insultando a sociedade, a Prefeitura deveria promover ações eficazes de conscientização. Nossa universidade tem o curso de Ciências Biológicas, que atua diretamente nas escolas, mas nunca fomos chamados para uma parceria.”

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Mateus, em 26.10.2019 às 15:22

    Prefeito quer tanto dar lição de moral na população, que poderia começar mostrando o que a Prefeitura faz pelo meio ambiente. Quanto do lixo da Prefeitura é reciclado? Quais medidas de economia de água foram adotadas? Como as escolas reciclam o lixo? Qual projeto de educação ambiental é permanente nas escolas e realmente produz algum efeito de educação (não vale pegar ônibus do transporte escolar para levar as crianças para ver o lixo, nem ação esporádica de concurso de garrafa PET)? Quantos proprietários a Prefeitura já notificou até hoje para limpares seus terrenos? Quantos terrenos baldios que recebem lixo foram vistoriados, multados e murados? Se expor lixo desse resultado, não teria diminuído o lixo recolhido a cada ano? Porque já faz tempo que o Prefeito gosta de fazer essa exibição.

  • por Ronilce de Sá, em 26.10.2019 às 08:45

    A limpeza do rio existe há 31 anos, não aceito a desculpa de alguns em dizer que nunca foram chamados para participar, quem quer faz acontecer. Eu particularmente nunca fui chamada, mas participei de mais de 6 eventos de limpeza do rio. Conscientizações já foram feitas. O que pode resolver é a multa, apreensão de barcos e fazer cumprir a lei a respeito das margens do rio. Será que há local para receber o material reciclável?

  • por Luizao, em 25.10.2019 às 13:37

    O absurdo que o lixão vai ficar praticamente em frente à escola Esperidião Marques, onde estudam centenas de jovens.colocando em risco a saúde de todos os alunos e professores.Deveriam então colocarem lá no pátio de eventos da sicmatur,aí sim poderia ficar o tempo que quiserem.

  • por Cidadão, em 25.10.2019 às 12:43

    Insulto a sociedade é a população descartar de qualquer forma o seu lixo, ficam procurando um terreno baldio pra jogar suas porcarias, jogam no sangradouro, jogam no rio, uma completa falta de respeito para com a nossa cidade. É só olharmos a situação das nossas bocas de lobo, dos terrenos nas partes mais afastadas da cidade. E não venha colocar a culpa nas pessoas mais simples, que fariam tal coisa por falta de instrução, já que na maior parte das vezes é a galera do dinheiro, os ricos, os que têm condições, que têm instrução, que fazem esse tipo de coisa. Por mais absurdo e grotesco que seja a atitude de prefeito de ficar desfilando com esse monte de lixo, que a população olhe, pense e reflita, que aquele lixo veio da sua casa, do seu trabalho e estava emporcalhando o meio ambiente. Que possamos mudar nossa postura quanto a isso e crescermos como CIDADÃOS, com o significado pleno da palavra. Aquele lixo é nosso, é culpa nossa, ao invés de transferirmos a culpa pra prefeitura, vamos assumir o nosso erro e mudar nossas atitudes.

 
Sitevip Internet