Notícias / Cidade

24/10/2019 - 11:09

Comissão de Direito a Saúde da OAB de Cáceres promove hoje debates sobre o 'outubro rosa'

Por Jornal Oeste

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)
A Comissão de Direito a Saúde da OAB seccional Cáceres, promoverá hoje, 24, a partir das 17h no Plenário do Fórum Cível a campanha do outubro rosa: “Prevenção Palavra de Ordem” que busca conscientizar a população cacerense, especialmente as mulheres, acerca das diversas formas de prevenção ao câncer, tratamentos e direitos do paciente. Para que possam aprender a lidar seja com a prevenção ou com a dificuldade da descoberta de um câncer, fazendo uso de todos os meios disponíveis.

De acordo com a presidente da comissão, Janaína Sampaio de Oliveira, “A legislação brasileira assegura aos pacientes oncológicos alguns direitos especiais, como isenção de imposto de renda, atendimento prioritário em processos judiciais, isenção de impostos para aquisição de veículos entre outros, de modo que informar a população acerca de seu direito é também garantir a pessoa seu direito de acesso global a saúde.

Lembramos que atualmente o câncer é a segunda maior causa de morte do Brasil com 190 mil casos a cada ano, perdendo unicamente para as doenças cardiovasculares. Entre as mulheres o câncer de mama é o tipo mais comum chegando a atingir cerca de 25% (vinte e cinco por cento) das mulheres segundo o Instituto Nacional do Câncer, no Brasil a estimativa é de 59,7 mil novos casos por ano. Por isso é tão importante falarmos em prevenção e especialmente em direitos do paciente”.

A presidente lembra ainda, que o evento abordará a prevenção de forma ampla, uma vez que contam com a ajuda de diversos profissionais da saúde, entre eles a Dra. Joizeanne Pires, Dra. Ulda Bras e Dra. Ingrid Schmidt, e, contamos ainda com a presença da Fernanda Almeida  que falará sobre um tema muito importante que é a autoestima da mulher portadora de câncer.

Nesse sentido a OAB Cáceres, convida toda a população a participar do evento.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet