Notícias / Politica

23/10/2019 - 10:06

Preço do leite pago ao produtor rural é a maior reivindicação de audiência pública na cidade de Araputanga

Por Max Aguiar

ANGELO VARELA / ALMT

 (Crédito: ANGELO VARELA / ALMT)
Mais de 400 pessoas, entre prefeitos, vereadores, secretários de município, produtores rurais, empresários, cooperados de laticínios e técnicos agrícolas, acompanharam a audiência pública que tratou da bacia leiteira de Mato Grosso, em especial a região oeste, que é a maior produtora de leite no estado. O deputado Valmir Moretto (Republicanos) presidiu a sessão, que durou mais de três horas entre palestras e demandas da população, na sede do Rotary, em Araputanga.
 
Vários ônibus de cidades que ficam no trecho do Vale do Jauru ou do Guaporé levaram produtores rurais, que reivindicaram principalmente o preço do litro do leite. Nacionalmente, os laticínios pagam em torno de R$ 1,37 para cada litro de leite em outros estados do país. Em Mato Grosso, a média recebida é de 0,99 centavos.
 
Atualmente, Mato Grosso é o 11º maior produtor de leite do país, com média mensal de 34 mil litros e anual de 684 milhões de litros, sendo a cadeia do leite a mais predominante nas propriedades dos agricultores familiares. Os números são expressivos; 21% da produção do leite da agricultura familiar de Mato Grosso contribuem para o cenário do agronegócio brasileiro.
 
“A audiência pública trazida pelo deputado Moretto é muito importante para que os donos de laticínios e cooperativas possam ouvir nosso grito que vem lá do campo. Que vem da roça, do trabalhador que acorda às 4 horas da manhã para tirar leite e tem que vender a menos de 1 real. O deputado apresentou mecanismos para que a nossa produção melhore e além disso abriu o microfone para que nós colocássemos nossa opinião sobre o assunto”, comentou Leandro José Trindade, do município de Nova Lacerda e produtor rural há mais de 40 anos.

Produtores acompanharam atentos explicações e debates na Audiência Pública
 
Para melhorar o preço pago ao produtor de leite, o representante da Lacbom, maior cooperativa de leite da região oeste, Mizael Barreto, garante que é necessário melhorar a produção e quantidade do alimento. Atualmente, só a região oeste produz 160 milhões de litros de leite por ano.
 
Segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), dos 34 mil estabelecimentos que produzem leite em Mato Grosso, seis mil estão na região oeste. “Por conta desses números que mostram a região como a maior produtora do estado, nós escolhemos para ser o ponto da audiência pública. Foi importante a participação do povo, foi importante mostrarmos o que pode ser feito e garanto que esse ato não ficará apenas no papel. Iremos levar essa discussão para a Assembleia, faremos um estudo com um grupo capacitado para tal situação e vamos levar ao governo nossas ideias. O estudo da bacia leiteira não ficará apenas em conversa”, disse o deputado Moretto.
 
O superintendente do Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa) em Mato Grosso, José de Assis Guaresqui, também participou da reunião e aproveitou a oportunidade para garantir apoio da ministra Tereza Cristina em ações que ajudem o homem do campo. “O tirador de leite precisa e merece ser ouvido. As demandas aqui apresentadas serão encaminhadas à ministra e junto com o deputado Moretto vamos fazer acontecer políticas que possam beneficiar o homem do campo. O assunto leite é muito importante e precisa ser colocado em pauta urgente”, destacou.
 
Por fim, o parlamentar agradeceu aos participantes, que chegaram a viajar até 450 km de suas comunidades rurais até a cidade de Araputanga para acompanhar mais essa ação em prol da região oeste. “Todas as cidades da região serão beneficiadas com ações de nosso gabinete. Essa audiência mostrou o tamanho e a importância que esses 23 municípios representam para Mato Grosso. Isso não para por aqui, pode anotar”, concluiu o deputado.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por JOSÉ TOSTA SILVA NUNES, em 24.10.2019 às 09:59

    Esperamos de fato que essa audiência possa trazer bons frutos e benefícios ao produtores que tiveram que andar mais de 450 km para reivindicarem melhorias, esperamos que essa não seja mais uma atuação politiqueira, embora estamos confiantes que esse Deputado possa realmente ajudar a classe que tanto ajuda o Estado a crescer mais não tem reconhecimento que merecem, estivemos junto n dia da audiência e vimos vários representantes/autoridades presentes, mas os que mais falaram a realidade, que sabem do dia a dia do produtor de leite, foram os técnicos da Empaer de Jauru, pois mostraram em números, foram claros, objetivos, precisos e passaram a mensagem que os produtores queriam passar, de antemão teve o prefeito de Cáceres que como sempre só fala asneiras e deu o ar da graça junto a um Coordenador seu na audiência, contaram estórias falaciosas e foram vaiados...como sempre...

 
Sitevip Internet