Notícias / Cidade

15/10/2019 - 09:11 | Atualizado em 15/10/2019 - 09:16

Como há 31 anos, mutirão retira toneladas de lixo do rio Paraguai em Cáceres

Por Jornal Correio Cacerense

Jornal Correio Cacerense

 (Crédito: Jornal Correio Cacerense)
Domingo (13), foi dia de mais um mutirão de limpeza do Rio Paraguai em Cáceres, o 31º da história, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Sicmatur), com apoio de Lanchas Araés, Marinha do Brasil, 2º Batalhão de Fronteira, Polícia Ambiental, Cruz Vermelha e integração de diversas entidades ambientalistas, clube de serviços, com participação ativa de voluntários.
 
Pela seriedade e importância do evento, muita gente deixou de ver o futebol na TV, beber sua geladinha no sofá, para abraçar a causa ambiental em defesa da natureza, limpando o lixo que pessoas sem o mínimo de civilização joga nas margens, orla, praias e leito do rio que circunda a cidade, dando vida à todos.
 
Numa rota de 240 quilômetros, 120 abaixo e acima do leito do rio, cinco embarcações de grande portes de apoio, 36 de porte pequeno, para coleta, se engajaram na limpeza, com 166 pessoas inscritas, distribuídas pelas embarcações para coleta do lixo em uma extensão dos rios Sepotuba ao Jauru, alheias ao forte calor reinante, com uma única preocupação, limpar o velho Paraguai. Este ano, o slogan da campanha foi: “Rio Poluído peixe ausente, Rio Limpo peixe presente, Povo contente,” e realmente todos estavam contentes durante o mutirão.
 
Os organizadores acreditam que a ação possibilitou uma limpeza de 80% do lixo, num total de seis caminhões e meio basculantes, entre plásticos, tambores, telhas de amianto, ferragens, lonas etc, a maioria se tratando de lixo doméstico descartado no rio. Mais uma vez, os detritos coletados foram expostos na Praça Barão, por decisão do prefeito Francis Maris, como forma de denúncia e alerta aos incautos.
 
Conforme Claudionor Duarte Correa, coordenador do mutirão, posteriormente todo o lixo será encaminhado para o centro de reciclagens, coordenado pela autarquia Águas do Pantanal e o retorno financeiro, revertido em prol da cooperativa de catadores.

Comentários

inserir comentário
12 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por MOSSUETO, em 16.10.2019 às 09:01

    É triste ver tudo isso, a cada ano a poluição aumenta, já devíamos estar colhendo frutos desse trabalho, pois um frequentador do rio, com trinta, quarenta anos de idade, com certeza já viu o trabalho desses voluntários e já podiam estar praticando atos de cidadania, e em consequência, se beneficiando desse bom exemplo. Infelizmente, a educação vem do berço, são os pais os responsáveis pela formação dos seus rebentos, mas acham que a escola que tem que transmitir esses conhecimentos, não se dão nem ao trabalho de educar dando bons exemplos, por exemplo, mantendo a frente da sua casa limpinha, mas acham que o prefeito é que tem que cuidar disso, mas não é ele quem mora no local, se a criança tivesse esse encargo, com certeza a aparência da nossa cidade seria outra, pois a coleta de lixo é feita dia sim dia não o ano inteiro, falo isso, porque quando garoto, era o responsável por manter a frente da nossa casa com 30 m de comprimento, limpo de sujeira, carpidinho e pela tarde, aguada com água de poço, pois era uma rua sem pavimentação e hoje, pratico esse ato e sinto orgulho da educação que recebi,

  • por mbarros2000, em 16.10.2019 às 08:01

    Sempre tem que ter alguma coisa errada!!! Jogam o lixo recolhido no meio da rua!!! Quem vem pela Coronel Faria e precisa seguir pela Marinha tem que dar a volta por trás da catedral!!! Porque não colocam esse lixo na praça de shows da Sematur, que não atrapalha ninguém??? Ah esqueci! A rua é do prefeito e a praça de shows é das auto escolas! Nenhum dos dois é do povo!!

  • por Luiz Fernando Jorge da Cunha, em 15.10.2019 às 20:34

    Essa coisa de colocar o lixo na praça Barão do Rio Branco, já passou dos limites. Isso é uma humilhação para o povo de Cáceres. Até quando vamos permitir isso ??

  • por Mateus, em 15.10.2019 às 18:32

    Cadê o efeito do Projeto de educação ambiental daquela ONG financiada com dinheiro da Petrobras que se vangloria de ter mobilizado 500 mil pessoas?

  • por cacerense em busca de progresso, em 15.10.2019 às 18:21

    Fazem ligações de esgotos domésticos nas galerias de águas fluviais

  • por cacerense em busca de progresso, em 15.10.2019 às 18:08

    E a maioria do povo que não tem educação mesmo. essa é a realidade.

  • por Airtão, em 15.10.2019 às 14:06

    pra que serve a secretaria de meio ambiente e turistmo?

  • por joao, em 15.10.2019 às 13:59

    Como todos os anos a mesma População de porcos , tirando mais toneladas de lixo do rio e acham normal! Como sempre infelizmente essa realidade não vai mudar, pois não a conscientização do próprio povo. Exemplo claro foi no outro dia do Boi do rolete que tinha milhares de pratos e copos descartáveis jogado no chão da sematur e os catadores tendo que limpar algo que era apenas colocar nas lixeiras espalhadas. Triste realidade de Cáceres

  • por cidadao, em 15.10.2019 às 12:44

    E ISTO POR QUE ALGUNS FALAM QUE NOS ESTAMOS AVANÇANDO EM MELHORIAS, IGUAL ESTE SITE QUERENDO FALAR BEM DO DESGOVERNO DE MAURO MENTE...

  • por O CACERENSE, em 15.10.2019 às 11:58

    Temos que acabar com essa vergonha de toda as vezes que realiza mutirão de limpeza na margem do Rio Paraguai tem que depositar o lixo na praça barão no centro da cidade será com esse mentalidade vai CONSCIENTIZAR a população pago pra ver

Mais comentários
 
Sitevip Internet