Notícias / Educação

12/10/2019 - 09:31

Fapan atua no projeto ' sorriso no campo'

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A Prefeitura de Cáceres através da Secretaria de Saúde por meio do Centro Especializado de Odontologia (CEO) vem consolidando o “Projeto Sorriso no Campo” com a ampliação e oferta dos serviços odontológicos no município.
 
O Sorriso no Campo é coordenado pela dentista, Denise Cortela, e pela gerente do CEO, Marilu Santana, sete comunidades rurais já foram visitadas Vila Aparecida, Paiol, Horizonte D’Oeste, São Francisco, Laranjeira I, Corixa e Limoeiro e avaliou 650, crianças fazendo um total de 1.620, procedimentos entre aplicação tópica de fluor, avaliação de risco de cárie e tratamento restaurador e a programação de visitas continuará até o final do ano em comunidades que ainda não foram visitadas em 2019.
 
Marilu disse que a meta é para que todas as escolas rurais recebam a visita do projeto e que as ações possam de prevenção sejam continua. “Nós estamos fazendo retorno e acompanhamento das crianças já atendidas com visitas periódicas. Temos a parceria dos estudantes do Curso de Odontologia da FAPAN, que são coordenados pelo professor Eduardo dos Santos Garcia”, finalizou Marilu.
 
A Secretária de Saúde, Silvana Maria de Souza, explicou que a compra do veículo Van, foi muito importante para que o Sorriso no Campo  consiguiga realizar suas ações. “Além do veículo esse trabalho é um sucesso por ter profissionais dedicados e parcerias com estudantes do curso de odontologia que se disponibilizam a ir realizar esse trabalho em comunidades rurais e enfrentam todas as dificuldades das estradas.
 
A dentista Denise, explicou que o veículo viabilizou a operacionalidade das ações porque, além de transportar a equipe do projeto para as comunidades rurais, também tem ido buscar as crianças que precisam do atendimento no Centro Especializado de Odontologia (CEO). “No dia da visita das crianças no CEO toda a equipe se mobiliza para receber as crianças e prestar o atendimento necessário, buscando manter a humanização e segurança das crianças para o atendimento, na cidade, professores e pais tem acompanhado as crianças e o atendimento oferecido nas escolas inclui o tratamento avaliação de risco de cárie, prevenção, com a aplicação do fluor, entrega de kits de escova e palestras educativas”.
 
O prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, parabenizou toda equipe que se dedica para levar saúde a quem precisa e aos profissionais e acadêmicos que já fizeram parte do Projeto Sorriso no Campo desde a sua idealização. “O Projeto é excelente, encere acadêmicos e oferece tratamento e prevenção para os alunos das escolas rurais e isso gera economia para o município”, afirmou Francis, parabenizando todos os participantes atuais e os que já fizeram parte do projeto.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet