Notícias / Educação

09/10/2019 - 08:28

Evento técnico apresenta resultados de pesquisa com banana tipo terra em Cáceres

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Resultados das avaliações do cultivo de diferentes materiais de bananeiras tipo terra serão apresentados nesta sexta-feira, dia 11, durante uma visita técnica realizada no Centro de Pesquisas da Empaer, em Cáceres (MT). O evento é direcionado a produtores rurais, extensionistas e técnicos e abordará também o cultivo e manejo da fruta.

Com entrada gratuita, a visita terá início às 8h com uma abertura feita pelo presidente da Empaer, Renaldo Loff.
A programação técnica contará com seis estações temáticas. Em uma delas o pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Edson Amorim, falará sobre a Rede Nacional de Avaliação de Plátanos (banana tipo
terra) e dos genótipos mais promissores para Mato Grosso.

O estado faz parte da Rede por meio de uma Unidade Demonstrativa conduzida pelo pesquisador da Empaer Humberto Marcílio, em Cáceres. No local são testados diferentes materiais visando identificar aqueles mais apropriados para as condições edafoclimáticas do local e, possivelmente, lançar cultivares recomendadas para a região.

De acordo com a analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agrossilvipastoril, uma nova cultivar deverá ser lançada em 2020 e haverá o trabalho de extensão de uso de outra cultivar já lançada para o Vale da Ribeira, no sul de São Paulo.

Manejo

Tão importante quanto a definição do material mais apropriado para cada local, o manejo também será enfatizado no evento. Entre os temas abordados está o controle biológico de baixo custo de doenças da bananeira utilizando a tecnologia multibacter; o controle biológico da broca da bananeira, controle de sigatoka negra e o cultivo adensado da bananeira "Farta Velhaco", a cultivar de banana tipo terra mais plantada no estado.

Finalizando a visita técnica, será feita uma abordagem sobre o mercado da banana da terra em Mato Grosso .  A banana é principal fruta produzida em Mato Grosso, com produção de 75 mil toneladas em uma área de 6.724 hectares, de acordo com o IBGE. Não há, no entanto, registro sobre a participação do plátano nesse total. Conhecida pela sua possibilidade de cozinhar, a banana tipo terra é largamente utilizada na culinária local em diferentes pratos tradicionais.

A visita técnica sobre cultivo da bananeira tipo terra é promovida pela Empaer, em parceria com a Embrapa Agrossilvipastoril, IFMT, Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Prefeitura Municipal de Cáceres.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet