Notícias / Cidade

08/10/2019 - 10:19

Marinha entra na guerra contra a pesca predatória no Pantanal

Por João Arruda/Jornal Cacerense

Jornal Cacerense

 (Crédito: Jornal Cacerense)
Quinze fuzileiros navais, helicópteros, embarcações patrulhas, sob a coordenação da Marinha do Brasil em Cáceres,  está em pleno curso a "Operação Verde Brasil " nesta região do Pantanal e de Fronteira. A ação inclui sobrevoos de reconhecimento na calha ,  baías e afluentes do Rio Paraguai. 

O objetivo, de acordo com capitão Estanislau Geraldo de Carvalho, é prevenir contra eventuais crimes ambientais. 

Toda essa operação tem o apoio do Grupo Especial de Fronteira através dos oficiais Danilo Oliveira e José Nildo, este último comandante do Gefron. A Marinha conta também com apoio do Juizado Volante Ambiental através da juíza Hanae Yamamura de Oliveira Gabriel e do Instituto Chico Mendes.

As incursões das tropas serão diárias e principalmente noturnas devendo se estender até o final deste mês. 

O oficial Estanislau destacou que o emprego dessa tropa altamente preparada visa inibir as investidas dos chamados redeiros que agem em desacordo com a proibição de pesca nos rios desta região neste período de reprodução dos cardumes chamado de piracema. 

A ação da Marinha do Brasil está amparada na Garantia da Lei e da Ordem cuja sigla é conhecida como GLO,  e somente é empregada em situações extremas. 

Garantia da Lei e da Ordem foi assinada pelo presidente da República e determinada pelo Ministério da Defesa desde então a tropa de elite da Marinha do Brasil está atuando em Cáceres e região. 

GLO têm seu amparo legal no artigo 142 da Constituição Federal.

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Ricardo, em 08.10.2019 às 19:19

    Esse é o caminho!

  • por Mayke, em 08.10.2019 às 12:12

    Olha eu acredito que para ter credibilidade essas notícias deveriam ter o nome dos envolvidos na materia, quem é o codernador de equipe quem é o editor, quem é o reporter, ?

  • por Carlos, em 08.10.2019 às 10:56

    Boa idéia,mais o que tem de jacaré nesse pantanal que acaba com os peixes não é brincadeira,Ariranha,os redeiros etc. E a fiscalização tem que ser dura e doa a quem doer.

 
Sitevip Internet