Notícias / Cidade

19/09/2019 - 07:01

Cáceres debate luta nacional da pessoa com deficiência

Por Berê Huszcza

Berê Huszcza

 (Crédito: Berê Huszcza)
Dia 21 de setembro é o dia escolhido para evidenciar a Luta Nacional da Pessoa com Deficiência. Cáceres não ficou fora dessa comemoração. No dia 18 deste mês, no auditório da APAE, foi promovido pelo CREAS uma mesa redonda para discutir e trocar experiências nas mais diversas áreas do município, fizeram parte como palestrantes Eliete Mucari – Pisicóloga e coordenadora do CER e Bruna Voltolini da Comissão da Pessoa com Deficiência.

A vivência de cada profissional foi passada de forma esclarecedora, como salientou a Srª Bruna em questão de direitos assegurados por Lei.

Foi exposto ao longo da conversa pela Srª Eliete sobre os atendimentos feitos pelo CER, onde ficou evidente a sua importância, foram 1700 apenas nomes de agosto, com um total de 1080 pacientes atendidos -1034 de Cáceres e 46 da região. Salientou ainda que essas intervenções são divididas nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, nutricionista, enfermagem, assistente social, e clínico geral. Para usufruir deste atendimento, é necessário levar o encaminhamento do médico.

Foram debatidas também as questões de inclusão nas escolas regulares, tão bem como a falta de preparo e comprometimento de alguns profissionais.

Fomos informados durante a conversa que a UNEMAT neste primeiro semestre de 2019 formou a 1ª enfermeira com paralisia cerebral, mostrando que quando se tem o direito respeitado e estímulos corretos chega-se onde almejamos.

Leis específicas de amparo e assistência a deficientes existem, mas muitos desconhecem os desconhecem. Devemos esclarecer e conscientizar a população, por exemplo, no estacionamento, a placa indica que o espaço é destinado à portadores de deficiência, mas estacionam mesmo assim. Lembre: “ ESTA VAGA NÃO É SUA NEM POR UM MINUTO”.

Para que consigamos conviver em harmonia, necessitamos de mais EMPATIA E RESPEITO.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas, sapatos e área interna

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet