Notícias / Cidade

17/09/2019 - 12:56 | Atualizado em 18/09/2019 - 07:21

Governo inaugura hoje base do Gefron bancada pela iniciativa privada

Por Hérica Teixeira | Sesp-MT

A Secretaria de Estado de Segurança Pública inaugura nesta quarta-feira (18.09) a nova base operacional do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron), no município de Cáceres (250 km a Oeste de Cuiabá). Com uma área total de 355,95 m², a obra do Posto do Limão custou cerca de R$ 820 mil e é resultado da parceria do Governo de Mato Grosso, Prefeitura de Cáceres, Poder Judiciário e demais membros da sociedade civil organizada.

A nova sede contempla uma melhor estrutura para o atendimento ao público e também aos profissionais, com espaço de alojamentos masculino e feminino, sala de exame, cozinha, banheiros, dentre outros cômodos, a nova sede contará também com posto de fiscalização com atendimento 24 horas.

A solenidade de entrega do novo espaço será realizada às 09h, com a presença do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, o secretário da Sesp, Alexandre Bustamante dos Santos e demais autoridades e profissionais da segurança pública.

No mesmo dia serão entregues também 45 fuzis importados (Sig Sauer) para a tropa. A aquisição é fruto da parceria do Ministério Público, que destinou R$ 450 mil, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

O Grupo de Fronteira passou a operar na repressão aos crimes transfronteiriços em 13 de março de 2002. Os 140 policiais realizam patrulhamentos pelas rodovias, estradas vicinais, operações, barreiras fixas e volantes na repressão ao tráfico de drogas, contrabando e descaminho de bens e valores, evasão de divisas e roubos de veículos.

A base operacional do Gefron fica no município de Porto Esperidião. Outros pontos de fiscalização estão distribuídos na região do Matão (Pontes e Lacerda), Vila Cardoso, Avião Caído (em Cáceres), Canil Integrado (Cáceres), além da sede administrativa na Sesp, em Cuiabá.

Repressão

Nos primeiros oito meses deste ano, o Gefron soma quatro toneladas de drogas apreendidas e 168 ocorrências registradas nos 983 quilômetros de fronteira entre o Brasil com a Bolívia. Ainda no período, foram apreendidas 15 armas de fogo e 916 munições. Ao todo, 159 veículos, fruto de roubo ou furto, foram recuperados na região.
O Gefron conta com o serviço de disque-denúncia, pelo número 0800.646.1402. As informações recebidas são checadas pela equipe e a identidade é mantida em sigilo.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Galdencio, em 18.09.2019 às 19:04

    O Estado não contribuí com um prego. Na inauguração exigem placas com o nome dos vagabundos e aparecem com a cara lambida de Maria Amélia. Afinal eles não tem caráter quanto mais vergonha na cara.

  • por Jessé Bento da Luz, em 18.09.2019 às 10:33

    Estávamos precisando mesmo deste posto de fiscalização para que a comunidade se sinta segura e protegida tanto como os moradores do Limão quanto a sociedade cacerense!!

 
Sitevip Internet