Notícias / Cidade

17/09/2019 - 09:02

Taxados de incompetentes, servidores da Câmara de Cáceres divulgam nota de repúdio

Por Assessoria

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Taxados de inconpetentes pela mesa diretora, servidores da Câmara de Vereadores de Cáceres, divulgaram uma nota de repúdio nesta manhã. Leia abaixo:
 
NOTA DE REPÚDIO

Os servidores da Câmara Municipal de Cáceres vêm a público repudiar as declarações/acusações publicadas por veículo de imprensa desta cidade em matéria veiculada no dia 8 de setembro.

Esclareceremos à população cacerense que HÁ, SIM, excesso de zelo pela coisa pública, pois como servidores concursados, temos como DEVER agir de acordo com os princípios constitucionais que regem a Administração Pública e respeitar, acima de tudo, a SOBERANIA DO INTERESSE PÚBLICO.

A burocracia decorre do extremo respeito aos requisitos legais que norteiam as licitações, como a Lei 8.666/93, a jurisprudência e os entendimentos técnicos do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso.

Esclarecemos ainda que a Secretaria de Aquisição, Licitação, Contratos e Patrimônio NUNCA foi procurada pelo autor da matéria crítica aos servidores para dar sua versão dos fatos, como manda a prática e o manual do bom jornalismo.

Ademais, algumas informações publicadas corroboram com a tese de que a referida matéria tinha o único intuito de atacar a honra e pressionar os servidores desta Casa de Leis. A exemplo, o papel higiênico e a água não estão entre os itens que se esgotaram no estoque em qualquer momento deste ano, como afirmou o texto datado de 8 de setembro, e o Processo Licitatório para a aquisição dos demais itens que de fato estiveram em falta foi homologado no dia 4 de setembro.

Quanto ao problema no computador de um Vereador que não quis se identificar, informamos que a Câmara Municipal possui 52 computadores, todos sujeitos a problemas e todos reparados imediatamente e constantemente, de acordo com a gravidade do problema apresentado. Assim, ressaltamos que este caso isolado na demora para o conserto se deu em razão de intempéries que culminaram no atraso por parte da empresa contratada para execução do serviço, conforme ordem de fornecimento nº 157/18 de 14 de junho de 2018.

Referente à contratação dos serviços de publicidade, esclarecemos que este é um processo dos mais complexos e sensíveis devido às suas distintas fases, justamente pelos altos valores envolvidos que são licitados. Recentemente, arquivamos um processo para contratação de serviços de publicidade no valor de R$ 18.700,00 por detectarmos uma irregularidade no referido processo. Há quem ache que isso foi “excesso de zelo”, usando do mesmo como pretexto para nos atacar, mas acreditamos que apenas cumprimos com nossa obrigação, até para que não respondamos um processo de improbidade administrativa junto ao Ministério Público Estadual.

Outro exemplo de nosso zelo e cuidado para com processos desta natureza pode ser exemplificado a partir de episódio que tomou lugar no ingresso dos servidores concursados em novembro de 2015, quando identificou-se notas de serviços fraudadas por parte da empresa que prestava serviços de publicidade à Câmara na época.

Após processo conduzido pela Comissão Permanente de Sindicância e Processo Administrativo, foi constatado prejuízo no montante de aproximadamente R$ 49.000,00 (quarenta e nove mil reais), valor atualizado após correções. Como resultado do processo a Comissão solicitou a punição máxima prevista na lei 8.666/93, bem como a restituição de todos os valores aos cofres do nosso Munícípio.

A referida comissão é formada por Servidores Concursados e só passou a existir após o ingresso dos mesmos em 2015.

Referente à informação de que servidores estariam “combinando faltas com o intuito de atrasar os processos”, REPUDIAMOS VEEMENTEMENTE e lamentamos o uso do anonimato, da liberdade de expressão e da garantia do sigilo da fonte como pretextos para caluniar, difamar e propagar notícias que não condizem com a realidade, sem temer retaliação judicial.

Concluímos que esta foi de todas a acusação mais grave, e lamentamos profundamente a necessidade de tentar macular a honra e integridade dos trabalhadores desta Casa que o responsável pela acusação sente. Em razão disso informamos que HÁ RIGOROSO CONTROLE DA FREQUÊNCIA POR PONTO ELETRÔNICO e que, desde o final do ano de 2018, atendendo a recomendações da Controladoria Interna, há também CÂMERAS DE VIGILÂNCIA QUE FILMAM AS ENTRADAS E SAÍDAS do prédio-sede da Câmara Municipal, bem como uma câmera que filma o posto da máquina de registro de ponto eletrônico – tudo para dar segurança ao imóvel e também evitar fraudes no registro da frequência dos servidores.

Diante do exposto, solicitamos ao Presidente da Câmara Municipal a abertura de sindicância com o objetivo de apurar se realmente houve ou não o tal “revezamento de faltas com o intuito de atrasar os processos” (sic). Caso a sindicância conclua que não houve, como bem expomos que há meios de verificar a veracidade desta acusação, informamos que buscaremos todos os meios legais, civis e criminais, para a reparação de nossa honra e integridade, as quais foram veementemente atacadas pela reportagem caluniosa.

Nós, servidores, informamos que não deixaremos de cumprir com o nosso dever de prezar pelos PRECEITOS LEGAIS, ÉTICOS E MORAIS que norteiam a Administração Pública. Ressaltamos que, se identificarmos quaisquer destes vícios, ou interesses contrários ao bom funcionamento da coisa pública em atos e processos administrativos, tomaremos todas as medidas necessárias para saná-los.

Por fim, externamos de coração nossos agradecimentos a todos os cidadãos do município e também aos Vereadores que publicamente nos apoiaram e nos defenderam desta calúnia. O apoio de todos nos motiva ainda mais a lutar por uma administração pública pautada no zelo, na ética e na probidade.

Comentários

inserir comentário
10 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Servidor, em 18.09.2019 às 07:23

    O Servidor efetivo é a última barreira entre o dinheiro público e o bolso do politico. Há quem não goste da estabilidade do servidor mas ela foi criada justamente pra isso, pro servidor NUNCA se sentir pressionado pela administração a cometar irregularidades com o dinheiro oriundo de TODA população Cacerense. Nós trabalhamos pelo Municio de Cáceres e não para gestão seja quem for o Presidente o zelo pelos recursos públicos continuará SEMPRE.

  • por Deivid bento, em 17.09.2019 às 22:00

    Vamos renovar a câmera de Cáceres de novo já q essa renovação não teve nada de novo , e sim da velha política corrompida

  • por Juca, em 17.09.2019 às 16:30

    Nem li. Só blá blá blá Amanhã tá tudo de atestado.

  • por lucas, em 17.09.2019 às 14:02

    Campanha não reeleja os seguintes vereadores. 1°Cezare Pastorello 2°Valdeniria 3°Claudio Henrique 4°Zé Eduardo Torres 5°Rubens Macedo 6°Wagner Barone 7°Dona Elza da Colonia 8°Alencar Bicicletas 9°Valter Zacarkim 10°Professor Domingos 11°Jeronimo Gonçalves 12°Denis Maciel 13°Elias Pereira 14°Rosinei Neves 15ºCreude da areeira depois não diga que eu não avisei

  • por Cacerense quer ter orgulho da maior usina do mundo, em 17.09.2019 às 13:17

    Já que os vereadores não estão dando conta de gerenciar o trabalho dos servidores, será que conseguiriam encontrar a USINA DE ASFALTO que sumiu? Por favor, quem pegou, devolva nossa USINA DE ASLTAFO!

  • por Junior, em 17.09.2019 às 13:05

    O verdadeiro jornalista quando recebe uma informação, ouve os dois lados envolvidos, busca as fontes diretas, conclui se a informação é verídica e depois as publicam as informações coletadas, com isenção, e sem distorcer os fatos. Parabéns aos servidores pela Nota de Repúdio. Que rumo tomaria essa importante Casa de Leis se não estivem esse zelo pela coisa pública.

  • por Ana, em 17.09.2019 às 10:44

    Os servidores é o único limite que os 15 vereadores (a maioria não trabalham) e seus assessores tem, impedem a fazer balburdia com o dinheiro público, é por isso que surgem esses tipos de reportagem atacando servidores que estudaram, se esforçaram p passsar no concurso para ficar a mercer desses cargos políticos e comissionados

  • por MOSSUETO, em 17.09.2019 às 10:41

    A melhor coisa que o quadro de funcionários fez, pois assim, passa tudo a limpo e acaba com esse diz que me diz dentro do órgão, mas tudo isso é reflexo de uma liderança fraca, sem conhecimentos e sem coragem de tomar decisões enérgicas para por fim a tudo isso.

  • por Ruth Mattos, em 17.09.2019 às 10:25

    Se os Chefes estão vendo os subordinados serem incompetentes e não adotam providências, são muito mais culpados que eles. Minha solidariedade aos servidores CONCURSADOS da Câmara, que não estão lá pra puxar saco de Chefe para conseguir manter o emprego ou conseguir emprego pra parente. Vereador que vai pra jornal fazer esse tipo de fofoca já mostra bem o nível dos políticos que o cacerense elege.

  • por Bn, em 17.09.2019 às 09:58

    Uma nota de repúdio a câmara de vereadores respondem muito rápido, claro a eleição está aí perto né. Mas ver os problemas que a população precisa isso eles não vão atrás. Ano que vem está bem aí povo, vamos fazer um limpa nessa Câmara de vereadores.

 
Sitevip Internet