Notícias / Saúde

16/09/2019 - 09:30

Em Cáceres, Hospital Regional recebe nova aparelhagem da Secretaria de Saúde

Por Sinézio Alcântara

Expressão Notícias

 (Crédito: Expressão Notícias)
O governo do Estado retoma a reestruturação do Hospital Regional de Cáceres Antônio Fontes – HRCAF. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) entregou à direção da unidade hospitalar 15 Monitores Multiparâmetros – aparelhos utilizados para monitoramento de sinais vitais de pacientes 24 horas e cinco Cardioversores – aparelhagem usada para tratamento de emergência clínica de arritmia em acompanhamento de pacientes graves.

O equipamento absolveu recursos do Ministério da Saúde na ordem de R$ 576 mil. Referência hospitalar em trauma e emergência na região da Grande Cáceres, a nova aparelhagem, de acordo com o diretor administrativo, Onair Nogueira, dará ao Hospital Regional, maior qualidade na assistência ao paciente que necessita de tratamento intensivo, em Cáceres e toda região. A entrega dos novos aparelhos interrompe um longo período de mais de 10 anos de estagnação estrutural da unidade.

Muitos aparelhos existentes ainda são do ano da fundação do hospital em 2001.  E, a maioria, de acordo com o diretor, está obsoleta. O atendimento hospitalar da população é 100% gratuito, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o diretor administrativo, no HRC, são realizados, em média, mensalmente, dois mil atendimentos de trauma e emergência. Cerca de 700 internações, 500 cirurgias e mais de cinco mil atendimentos ambulatoriais.

Além dos 15 monitores multiparâmetros e dos cinco cardioversores, conforme a direção, nos próximos dias, o hospital estará recebendo também 10 novos respiradores – aparelhos utilizados nas insuficiências respiratórias de pacientes.

Inaugurado no ano de 2001, o HRC se caracteriza ao longo de quase duas décadas, como referência na saúde pública, não apenas de Cáceres, mas em toda região Oeste do Estado, composta por 23 municípios mais duas cidades do Território Boliviano, o que representa uma referência hospitalar para quase 400 mil habitantes. Além da excelência em saúde pública, o hospital é um dos maiores geradores de emprego da região. Possui um quadro funcional de mais 600 colaboradores, entra servidores concursados e contratados.

A entidade conta com Ambulatório, Serviço de Atendimento a Diagnóstico e Tratamento (SADT), Neurocirurgia de alta complexidade, Cirurgias Ortopédicas, Geral e de buco-maxilo de média complexidade, Atendimento de Urgência e Emergência, UTIs adulta e pediátrica, Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue e Internações. Dispõe de mamografia, equipamento para atuar no diagnóstico precoce de câncer de mama, além de Oncologia Clinica e Cirúrgica.

Agradecimentos

Diretor técnico do Hospital Regional, Hernandes Coutinho, através do Jornal Expressão, agradece o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, pelos trabalhos realizados em prol da saúde no Estado, assim como, por mais essa conquista dos trabalhadores do SUS pelo SUS.

Diretor administrativo, Onair Nogueira agradece imensamente, a secretária adjunto de Gestão Hospitalares, Deise Bocalon, por ter disponibilizado ao HRCAF os equipamentos que farão a diferença no tratamento dos entes que daqui necessitam.

Diretora do Sindicato dos Servidores Públicos de Saúde do Estado, a servidora Célia Cristina Campos, em nome dos servidores do HRC, com apoio restrito do Sisma agradece o empenho dos gestores por mais essa conquista.

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Renato gouveia, em 18.09.2019 às 09:47

    Bom !! eu acho que já passou da hora de ter concurso na área de saúde de mato grosso. Parar esse pinga fogo, mimimi, fulano, ciclano, parar com esses cargos comissionados que fica babando e se mendigando pelo governo. Se a saúde tivesse TÃO BEM eu e muitos não pagaria plano particular de saúde, se a educação tivesse TÃO BEM não pagaria escola particular para filho. Coitado dos que não tem condições. Espero que um dia possa parar de pagar escola, plano de saúde e outros e ter orgulho do imposto que pago e ACABAR com esse MIMIMI, tererê.

  • por Jose Carlos Rodrigues, em 17.09.2019 às 13:32

    Marquinhos vc é tão inergumeno, quanto aquele seu comparça que foi vereador e te deu emprego na Camara. Digas cafageste, onde seu filho faz residencia não é no Regional? Foi expulso do São Luiz, por ser arrogante tão quanto a vc. Deu graças que com dó de vc o Regional o recebeu de tanto vc ficar implorando. Vai te catar Marquinhos com seu comentário, pois vc é incopente que nem de sua casa vc recebeu votos quando se candidatou.

  • por joaquim josé marcondes, em 17.09.2019 às 11:19

    Como o povo de Cáceres é mal agradecido, o que gestores do hospital querem mostrar é que a instituição conta com novos aparelhos para melhor atender a população, é uma informação para sociedade, fico impressionado com os comentários abaixo, se informam querem aparecer, senão informam é porque não estão nem ai com a comunidade que usa aquela estrutura, sou servidor público e nunca vi o hospital tão bem gerenciado, ninguém ali naquela foto é politico, outra coisa, os equipamentos estão sim em caixas, pois são novos, a matéria disse que são 15 monitores e 5 cardioversores, e não seis caixas, quanta maldade, outra coisa ao professor marquinhos, lembre-se que seu filho só continua fazendo residencia porque o hospital foi solidario em recebe-los depois que o São Luiz os desligou... Pronto Falei

  • por Maria madalena, em 17.09.2019 às 09:15

    Eleição chegado é assim mesmo !!! eta povinho de gosta de aparecer.

  • por Prof. Marquinhos, em 17.09.2019 às 09:14

    Bom, só vi 5 pessoas que querem aparecer e 6 caixas !!!!! CADE O APARELHO ????

  • por Zé carlos, em 17.09.2019 às 09:13

    Esse povo gosta de aparecer mesmo. Os equipamentos estão nas caixas ainda ?????. Não queremos fotinha de pessoas, queremos a coisa funcionando. E só gente "boa" na foto kkkkkkkkk

 
Sitevip Internet