Notícias / Cidade

12/09/2019 - 07:50

Energisa vai colocar lâmpadas de LED em Mirassol e Cáceres

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Vias públicas de cinco municípios de Mato Grosso ficarão mais claras ainda neste semestre. Isso porque as cidades estão recebendo investimentos do programa Energia Eficiente, da Energisa Mato Grosso, para a instalação de lâmpadas de LED na Iluminação Pública. Para isso, a Energisa investirá mais de R$ 9 milhões. Os municípios com projetos em execução são Mirassol D’Oeste, Cáceres, Santo Antônio do Leverger, Cuiabá, e Dom Aquino.
 
As novas lâmpadas de LED conseguem iluminar mais, durar mais tempo e ainda economizam energia. Ainda neste ano, mais duas cidades – Rondonópolis e Confresa - terão investimentos da Energisa. O município de Araputanga já teve o projeto realizado no primeiro semestre e está com as novas lâmpadas nas vias selecionadas pela prefeitura.
 
Mais de 5,4 mil lâmpadas serão substituídas até agosto de 2020 nas ruas e avenidas das cidades. A expectativa é que sejam economizados cerca de 3,4 Mwh/ano. “É muito importante também falar que as lâmpadas antigas são todas encaminhadas para o descarte ecologicamente correto. Ou seja, será descartada de forma que não impacte negativamente no meio ambiente”, explica a analista de Inovação da equipe de Eficiência Energética que acompanha os projetos nas prefeituras, Monique Gomes Pereira.
 
Vale lembrar, que a responsabilidade da iluminação pública dos municípios é da prefeitura, e para receber esse investimento, as prefeituras dos locais citados participaram da Chamada Pública para projetos de Eficiência Energética de 2018 e da primeira de 2019. Todos estão incluídos no Programa de Energia Eficiente, executado pela Energisa Mato Grosso e regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Este ano, a Energisa Mato Grosso investirá R$ 27 milhões em projetos de eficiência energética em todo o Estado.
 
As reuniões de lançamento e alinhamento do projeto aconteceram em Cuiabá, na sede da Energisa Mato Grosso, em agosto. Nela, representantes da concessionária e das prefeituras alinharam detalhes sobre prazos, contrato e tecnologia utilizada na nova Iluminação Pública. O prazo para encerramento varia de acordo com o projeto apresentado e as ruas e avenidas foram selecionadas pelas prefeituras.
 
Veja abaixo, por município, quantas lâmpadas serão trocadas e o total de investimento:
 

 

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por oiram ozodrac, em 12.09.2019 às 15:44

    Bruno, muito bom o seu comentário!

  • por oiram ozodrac, em 12.09.2019 às 15:39

    p.q.p. deixe o prefeito escolher a rua que ele quiser!

  • por Bruno Renostro, em 12.09.2019 às 13:14

    Não sei porque essa noticia iria deixar os vereadores e prefeito envergonhados como disse o theodoro nos comentários visto que foi a PREFEITURA a principal responsável pela aprovação do projeto. A PREFEITURA lutou pela aprovação desse projeto, visto que foi uma concorrência pública entre todos os municípios do estado, e Cáceres foi selecionada pois apresentou o melhor projeto. Este é um ótimo beneficio e fico muito feliz por ter participado das etapas desse projeto. A ENERGISA tem a OBRIGAÇÃO, de acordo com normativa da ANEEL, de retornar parte dos lucros em investimentos de eficiência energética e isto é feito todo ano com concorrência pública, é a segunda vez que Cáceres é contemplada pois a mesma honra com todos os compromissos, principalmente pagando a conta de energia em dia, o que não acontecia em gestões anteriores.

  • por Theodoro, em 12.09.2019 às 12:54

    Essa notícia vai deixar os vereadores e o prefeito da nossa cidade envergonhado. Pra ferrar o povo tem mil ações...

  • por Expedito, em 12.09.2019 às 08:59

    vISH É O PREFEITO QUE VAI ESCOLHER AS RUAS? JESUS AMADO, JÁ NAO GOSTEI!

 
Sitevip Internet