Notícias / Educação

10/09/2019 - 15:29

Programa Teresa de Benguela: Mulheres divulgam cervejas artesanais produzidas em curso de extensão no IFMT Cáceres

Por Edna Pedro

Mulheres participantes do Curso de Formação Inicial e Continuada de Preparadora Cervejeira Artesanal, realizado pelo Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres Prof. Olegário Baldo, apresentam, em eventos realizados no mês de setembro no município, dois tipos de cervejas produzidas durante o curso: as cervejas artesanais denominadas, Cabocla Serrana e Crioula. A produção envolve mulheres assentadas e acampadas da Reforma Agrária das comunidades do Facão (Cáceres-MT) e do assentamento Roseli Nunes (Mirassol D'Oeste-MT), em ação do Programa de Extensão Teresa de Benguela, aprovada pela Pró-reitoria de Extensão, por meio da Ativa Incubadora de Empresas do IFMT.

De acordo com o coordenador do Curso, Professor Admilson Costa da Cunha, mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos, a fase de exposição e divulgação das cervejas artesanais produzidas conta com agendas em festas comunitárias, eventos públicos e de iniciativa privada. "O curso já esteve presente na 10ª edição da Festa do Frango da Comunidade do Facão, que aconteceu no final de semana, nos dias 06, 07 e 08 de setembro. E neste final de semana, dia 14/09, o projeto estará presente em mais dois eventos: no Encontro da Mulher Rural, que acontecerá na Sicmatur, e no Beer Rock, em uma exposição de cervejas artesanais no espaço Indaiá", afirma Cunha.

Voltado para mulheres em vulnerabilidade social, o curso envolve 30 participantes e tem o propósito qualificar e aprimorar saberes no ramo das cervejarias com formação para cidadania e geração de renda.

Além dos espaços de agendas externas de divulgação do produto, as mulheres do curso também participam de ciclos de debate e troca de experiências sobre empreendedorismo e economia solidária, a exemplo do evento promovido em 30.08 pela Gerência do Núcleo Incubador do IFMT Cáceres, sobre Empreendedorismo, Economia Solidária e Consumo Solidário.  No próximo mês de outubro, quatro representantes do curso, com o apoio da Gerência Local da Ativa incubadora do IFMT Cáceres, participarão de evento sobre a temática empreendedorismo no campus do IFMT em Tangará da Serra.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Expedito, em 11.09.2019 às 07:22

    Projeto top, só falta abrir pra população provar essas biritas e ver se realmente ficaram boas.

  • por Susanne Maria Lima Castrillon, em 10.09.2019 às 17:05

    Projeto importantissimo que demonstra o quanto as mulheres de vulnerabilidade social têm potenciais imensuráveis. Parabéns ao coordenador e as professoras Maribel Avila e Inês Montecchi. Orgulho de ser amiga e colega. Vcs demonstram capacidade de mutaçao do social, do sujeito e a humanizaçao para exercer. Bjao. Admiraçao profunda.

 
Sitevip Internet