Notícias / Cultura

10/09/2019 - 10:32

Exposição em Cáceres alerta sobre riscos do meio ambiente

Por Jornal Correio Cacerense

Facebook

 (Crédito: Facebook)
Em tempos em que a fumaça toma conta do horizonte e as queimadas transformam a paisagem do Estado, a Associação de Artistas Plásticos de Mato Grosso (ARTEMAT), promoveu uma vernissage ao público no final de semana (de sexta feira à domingo) no Centro de Eventos Professora Maria Sofia, na sede da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Meio Ambiente e Turismo (Sicmatur).

Conforme a presidente da ARTEMAT, Idalina Gonçalves, a 1ª Exposição Coletiva Réquiem da Terra, em Cáceres, foi uma proposta do grupo de artistas regionais em chamar a atenção para a degradação do meio ambiente. “Inclusiva, a mostra teve obras em texturas para que os deficientes visuais pudessem tocar nas telas”, salientou.

Ainda segundo ela, no próximo dia 16, a exposição desembarca na Capital mato-grossense. Ao todo, 36 obras, produzidas por 12 artistas locais, que compõem a mostra, que permanecerá aberta ao público cuiabano até o dia 20 de setembro, na sede da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

“Vivemos um momento crítico. Todos os anos, neste período de estiagem, sofremos com as queimadas, geralmente precedidas pelo desmatamento. E a arte tem esse papel de também fazer a crítica social”, observou Idalina, ao finalizar, agradecendo a presença de todos nostrês dias da exposição.

O artista plástico Valdir Ricardo, disse da satisfação de poder expor suas telas na vernissage, um espaço ao público onde pode externar o sentimento do povo contra as predações à natureza e que ele procura mostrar com sua sensibilidade artística nos quadros, exemplificando a questão da pulverização aérea, que tanto polui o meio ambiente.

Na expo, os presentes puderam verificar os trabalhos dos artistas plásticos de Cáceres, Sálvio Junior, Neuracy Pedra Souza, Iram Almeida,Idalina Gonçalves, Eduardo Martins, Valdir Ricardo Francisco, Adelice Queiroz, Sebastião Mendes, Geralda Zagnoli, Carlos Alberto Bosque Junior e Rafael Jonnier.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet