Notícias / Educação

09/09/2019 - 12:05

Projeto Bichos do Pantanal fara limpeza da Baia do Malheiro em Cáceres

Por Assessoria

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Quem disse que sustentabilidade e educação ambiental não podem ser divertidos? Pelo menos, essa é a premissa de ao menos 21 projetos que, juntos, se preparam para percorrer 76 km de praias em 107 horas no dia 21 de setembro. Tudo isso com um só objetivo: recolher lixo e outros resíduos e promover a conscientização ambiental.

A iniciativa faz parte do "World Cleanup Day" ou Dia Mundial da Limpeza, em português, ação cívica que une 157 países em todo o mundo e que ocorre tradicionalmente no terceiro sábado do mês de setembro. 

A ação tem por objetivo conscientizar a população mundial acerca do descarte correto de resíduos sólidos e nós, do Projeto Bichos do Pantanal, uma iniciativa patrocinada pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, não poderíamos ficar de fora dessa. 

O Projeto Bichos do Pantanal, juntamente com alunos das escolas municipais de Cáceres (MT) irá percorrer mais de 2 km para coletar lixo acumulado na Orla do Rio Paraguai, especificamente na praia do Daveron e na trilha ecológica da Baía do Malheiros (SICMATUR), promovendo a reflexão sobre o descarte correto de resíduos. A atividade acontecerá das 07h30 às 09h30, no dia 21 de setembro, e é gratuita.
 
Sobre o Projeto Bichos do Pantanal:

O Projeto Bichos do Pantanal está em sua segunda edição e conta com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Gerido pelo Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental, o projeto conquistou um prêmio e diversos resultados positivos entre 2013 e 2015, especialmente com as ações de educação ambiental, que envolveram 44 mil crianças e jovens do Pantanal no período e mais de 23 mil de agosto 2018 até o momento. Ao todo, 550 mil pessoas foram mobilizadas com as atividades desde a primeira edição. 

A área de atuação do Bichos do Pantanal abrange o município de Cáceres, o rio Paraguai, a Estação Ecológica Taiamã até Pacu Gordo, e também o município de Porto Estrela, região do entorno da Estação Ecológica da Serra das Araras.

Confira aqui programação completa para o mês de setembro:
 
Dia 11 | 7h30 às 10h30 - Dia Nacional do Cerrado

Nossos coordenadores acompanharão os alunos e professores da Escola Jardim Guanabara à Dolina Água Milagrosa. O objetivo da atividade será sensibilizar os alunos para a importância da conservação do bioma Cerrado através da conexão com a natureza.

Dia 19 e 20 | 7h30 às 9h30 - Semana da Árvore

Durante duas manhãs, os alunos da Escola Municipal Jardim Guanabara e Escola Estadual Gabriel Pinto de Arruda participarão de uma trilha ecológica para fomentar a importância da floresta ciliar para a conservação do rio Paraguai.

Dia 20 | 8h às 11h - Pit Stop Dia da Árvore e Distribuição de Mudas

Em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente de Cáceres (MT), o projeto Bichos do Pantanal irá promover uma doação de mudas de árvores na praça Barão do Rio Branco (centro histórico) de Cáceres.

Dia 21 | 7h30 às 11h | 13h30 às 17h - Conhecendo a Fauna Pantaneira

Durante a Feira do Conhecimento do Instituto Educacional de Cáceres (IEC), os alunos da Instituição poderão participar de uma atividade de observação e contato com elementos da fauna pantaneira, através da exposição da mostra científica da coleção zoológica da Unemat.

Mais informações sobre o projeto estão disponíveis em www.bichosdopantanal.org

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por cacerense em busca de progresso, em 09.09.2019 às 18:02

    O Projeto Bicho do Pantanal, deveria tambem fazer um projeto para proteger a Baia que passa pelo Cas da praça Barão, pois ela esta secando, grandes bancos de areia se formam no inicio da mesmo (praia do Daveron), projeto este de retirada da areia, caso contrario vai secar em poucos anos

  • por Luis Sérgio, em 09.09.2019 às 16:56

    Ninguém acha curioso que esse projeto tenha feito alguma coisa ambiental com 44 mil crianças e mobilizado 550 mil pessoas? A população de Mato Grosso é de 3,5 milhões. Deve ser o primeiro projeto do Brasil que mobiliza 15% da população de um Estado. 44 mil criancas? Quantas crianças será que tem no Pantanal? E o resultados positivos seriam quais exatamente? Porque atingindo tanta gente assim, as mudanças resultantes de uma nova consciência ambiental deveriam ser mais pronunciadas. Só essa dúvida....

 
Sitevip Internet