Notícias / Educação

04/09/2019 - 08:04

Escola Municipal Santa Catarina comemora o Folclore Brasileiro com apresentações culturais

Por Esdras Crepaldi/SME

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Dia 22 de agosto é comemorado no Brasil o dia do Folclore, um conjunto de tradições e manifestações populares que são passadas de geração para geração.
Para comemorar o mês do folclore, a Escola Municipal Santa Catarina, da Comunidade Limão, desenvolveu um projeto  voltado ao tema. Durante todo o mês todos os alunos da referida unidade escolar tiveram conteúdos  sobre o Folclore Brasileiro.

Segundo a diretora, Professora Mikaelly Roseno , o trabalho é resultado de uma pesquisa realizada pelos alunos sobre o folclore, as lendas e crendices do povo.

“São mitos e lendas, onde muitos deles nascem da pura imaginação das pessoas. Além destes aspectos, o nosso  folclore apresenta uma grande diversidade cultural, fizemos questão de  trabalhar esta cultura nas diversas áreas : lendas parlendas, danças , músicas e literatura desenvolvendo a criatividade de cada aluno, resgatando nossa cultura e garantindo aos alunos aprendizados significativos”, avaliou Mikakelly.

Ela ainda ressalta que o projeto une a escola e a família. “Nossas famílias estavam distantes da escola, com atividades como esta estamos trazendo elas para dentro  do espaço escolar” , avaliou a diretora.

Mikaelly Roseno ainda ressaltou a participação do Grupo Associação Cultural de Siriri e Cururu Pantaneiro da Cidade de Cáceres, que engrandeceu ainda mais o evento e trouxe muito da cultura cacerense para a escola. Alunos também fizeram suas apresentações de dança, música teatro e parlendas, uma grande manifestação do folclore.

A gestora ainda reconheceu a participação de todos profissionais da educação da unidade escolar que não mediram esforços para a realização das atividades. “Sou grata a todos, indistintamente, aos motoristas, apoio,  merendeiras, secretaria e professores. Muito obrigado”, reconheceu Roseno.

A Secretária de Educação, Eliene Liberato Dias, elogiou o projeto, que segundo ela instiga os alunos, através do   exercício dessas ações, a uma forma de preservar a  identidade cultural, pela vivência dos costumes e do culto de suas crenças e valores. “A participação de um  grupo autêntico de Siriri e Cururu  no evento é um grande estímulo para que  isto aconteça. Parabéns a toda comunidade escolar”, finalizou Eliene Liberato.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet