Notícias / Cidade

02/09/2019 - 17:27

​Progressistas divulgam nota de repúdio e enterra futuro político de vice presidente do CRECI

Por Jornal Oeste

O Progressistas de Mato Grosso divulgou na tarde desta segunda-feira (02) uma nota de repúdio contra o vice presidente do CRECI, Claudecir Roque Contreira. Na nota assinada por Jean Silva, representante do Movimento Negro do partido manifesta seu total repúdio em relação a qualquer ato de injúria racial, assédio moral/sexual ocorrido no quadro de filiados ou fora dele, envolvendo qualquer cidadão, ao mesmo tempo em que reafirma seu compromisso com a promoção da igualdade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, rechaçando toda e qualquer manifestação de preconceito.

A nota diz que é a atitude é grave que se insere em crime de cunho racial e o enquadra na Lei do Crime Racial nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, com previsão de prisão e indenização.

Contreira que é filiado ao partido, segundo informações de bastidores, tem usado a categoria de corretores de imóveis para tentar emplacar uma candidatura a suplência à senador numa possível eleição no ano que vem para o Cargo. Com isso, a tendência é que o plano do vice-presidente do CRECI seja enterrado de uma vez.

O Caso

Claudecir Roque Contreira, é suspeito de cometer injúria raicial contra o funcionário do setor de Tecnologia da Informação do órgão, Augusto César da Silva, de 40 anos, ao chamá-lo, em um áudio - por meio do aplicativo WhatsApp  -, de "preto, gordo e filho da puta".

O caso foi denunciado pelo próprio Augusto, num boletim de ocorrência registrado no último dia 12 de agosto. Ele também move um processo judicial contra Claudecir pelas ofensas.
 
Ao entrar em contato, o funcionário disse que os xingamentos ocorreram há três anos, mas que ele só foi teve acesso ao áudio no início da semana passada, ao fazer uma varredura no servidor de dados de informática do órgão, para buscar documentos do superintendente do conselho, que iria pedir exoneração do cargo.
 
Durante a busca, Augusto conta que encontrou dois arquivos que citavam seu nome. Um deles era o print de uma conversa no WhatsApp em que Claudecir pedia para que o superintendente o demitisse do cargo de TI. Já o outro arquivo era o áudio com as ofensas.
 
"Eu nem vou falar com Augusto, vou pedir para você falar, porque eu vou perder a paciência com esse preto, gordo, filha da puta. Porque eu tenho sempre que ficar lembrando, igual o assessor dele, para atualizar as coisas. Dá uma olhada no aplicativo do Creci como está desatualizado. Hoje eu recebi uma lavada de um corretor, falando que nós criamos as coisas, mas a gente não atualiza as informações, então não adianta nada [...]", diz Claudecir
O técnico em TI explicou que o primeiro vice-presidente do Creci estava irritado com ele por causa da falta de atualização de um aplicativo de celular, no qual o corretores teriam acesso pelo celular à notícias, informações sobre os membros da diretoria, consultas e outros assuntos relacionados ao Creci. A ferramenta foi criada por Augusto em 2016. Na época, Claudecir ainda era diretor-secretário do conselho, sendo que a sua nomeação de vice-presidente se deu neste ano.
 
A partir disso, segundo Augusto, Claudecir passou a cobrar constantemente a atualização do aplicativo até culminar nas declarações racistas. Lembra que na época estava engajado em outro setor, com outras demandas, e que não estava dando conta de atualizar o aplicativo.
 
“Ele [Claudecir] disse que recebeu um telefonema de um corretor reclamando que o aplicativo estava defasado[...] e foi quando ele ficou nervoso e mandou essa áudio para o superintendente", relatou o profissional.
 
Augusto disse ainda que está muito chateado com a situação e que é contra qualquer tipo de racismo. Ressaltando que também não teme eventuais retaliações no Creci por ter denunciado o caso.
 
"Já fiz o boletim de ocorrência na polícia e meu advogado entrou com a ação judicial. Não tenho medo de represálias. Até porque a maioria dos diretores do Creci está do meu lado", ressaltou.


Confira a nota do Progressistas

O PROGRESSISTAS do Estado de Mato Grosso, através do representante do Afro Progressistas de Mato Grosso, vem a público manifestar repúdio à demonstração de preconceito e injúria racial envidada pelo filiado Claudecir Roque Contreira contra um funcionário do Conselho Regional de Corretores de Imóveis - CRECI/MT, instituição da qual Contreira ocupa o cargo de 1º vice-presidente, fato este amplamente divulgado pela mídia regional. Na ocasião, o senhor Contreira (filiado ao Progressistas/MT) demonstrou desrespeito, hostilidade e preconceito, quando em uma conversa com outro subalterno, se refere ao funcionário Augusto, como “preto, gordo, filho da puta…”, numa atitude grave que se insere em crime de cunho racial e o enquadra na Lei do Crime Racial nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, com previsão de prisão e indenização. O funcionário do CRECI/MT registrou boletim de ocorrência (BO) junto a polícia civil sobre o ocorrido. O PROGRESSISTAS/MT manifesta seu total repúdio em relação a qualquer ato de injúria racial, assédio moral/sexual ocorrido no quadro de filiados ou fora dele, envolvendo qualquer cidadão, ao mesmo tempo em que reafirma seu compromisso com a promoção da igualdade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, rechaçando toda e qualquer manifestação de preconceito. Cuiabá-MT, 30 de agosto de 2019.

 Jean Silva - Representante do Movimento Afro Progressistas de Mato Grosso

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet