Notícias / Cidade

28/08/2019 - 13:53

'Projeto Cota Zero trará fome à Mato Grosso', diz deputado

Por João Danielides / Helena Corezomaé

O deputado estadual Elizeu Nascimento (DC) afirmou que o projeto de lei denominado “Cota Zero”, apresentado pelo governador Mauro Mendes (DEM) na ALMT, trará fome ao estado, pois muitas famílias se sustentam da pesca, e a medida proibirá a prática por cinco anos. 

“Esse projeto é maléfico a sociedade, vai desempregar milhares de pessoas no estado de Mato Grosso. Eu não quero compactuar com o desemprego, com cidades fantasmas e com a fome que vai afetar várias cidades ribeirinhas no estado”, declarou Nascimento em sessão na Casa de Leis.

Em retaliação ao projeto, o parlamentar afirmou que não irá participar de comissões pautadas sobre o tema, pois para ele, o projeto nem precisa ser discutido por ser prejudicial a população ribeirinha.

“Nessa comissão, eu prefiro retirar o meu nome por que eu não quero participar de fatos que eu tenho certeza que serão prejudiciais a sociedade mato-grossense”, afirmou o deputado.

“Então senhoras e senhores, vamos à luta! Vamos dizer a todos, não ao projeto do desemprego, não ao projeto Cota Zero e sim ao emprego do nosso povo", concluiu o parlamentar.

Projeto de Lei Cota Zero

O Projeto de Lei foi apresentado pelo Governo Estadual na ALMT e visa proibir o abate e o transporte de peixes nos rios de Mato Grosso a partir de 2020 pelo período de cinco anos. Os pescadores poderiam apenas consumir o peixe no local da captura. Assim, não poderão comercializar, ou transportar o alimento para a sua residência.

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Rubens, em 22.11.2019 às 10:28

    Esses idiotas que dizem que deve fechar a pesca é pq nao vive da pesca. Esse projeto é para beneficiar os mega empresários que tem 5 mil tanques . querem obrigar as pessoas a comprar os peixes dele com antibiótico o hormônio

  • por DURVAL LEAL, em 29.08.2019 às 08:07

    nunca observei nenhum pescador ou pessoa colocando peixe nos rios.portanto sou a favor da cota zero.

  • por SURICATO, em 29.08.2019 às 07:51

    ESTA NA HORA DE FAZER ALGUMA COISA PARA PRESERVAR OS NOSSOS PEIXES, MAIS VEJO QUE A MELHOR SAÍDA NÃO É IMPONDO A COTA ZERO. PODERÍAMOS PENSAR EM REALIZAR ESTUDOS DE VIABILIDADE E FECHAR A PESCA PARA OS EXEMPLARES MAIS AMEAÇADOS EM FORMA DE RODIZIO... UM PROJETO QUE VISASSE A PRESERVAÇÃO COM MAIS EMBASAMENTOS CIENTIFICO E NÃO IDEOLÓGICO COMO ESTE QUE FOI PROPOSTO.

  • por Paulo Renato, em 28.08.2019 às 16:41

    Exagero as partes...mais de noventa por cento desses pescadores que recebe seguro tem Outras ocupação... ninguém consegue ver outra oportunidade de ganhar dinheiro no bioma do pantanal a não ser fazendo pesca...deveria ser suspenso por dez anos....

 
Sitevip Internet