Notícias / Educação

28/08/2019 - 09:40

Estudantes de medicina da Unemat são as únicas de MT a assinar capítulo em manual de neurocirurgia

Por Isabela Mercuri

As estudantes e o neurocirurgião representante da LANNC na ABNc, Atahualpa Strapasson

As estudantes e o neurocirurgião representante da LANNC na ABNc, Atahualpa Strapasson

As estudantes de medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) Kassya Stephanie Sousa De Araujo, 24, Lara Santini Antonio Barrionuevo, 22, e Mayara Figueiredo Araujo Nascimento, 22, são as únicas do estado que assinam um capítulo do ‘Manual de Neurocirurgia’, escrito por ligas acadêmicas das áreas de neurologia, neurocirurgia e neurociência de todo o Brasil, e que será lançado no próximo mês de novembro em Curitiba, no ‘III Encontro Interligas De Neurocirurgia Da Academia Brasileira de Neurocirurgia (ABNc)’.

As alunas foram supervisionadas pelo neurocirurgião Atahualpa Strapasson, representante perante a ABNc, a orientadora da liga, Olga Alvares, e o especialista no assunto (em coluna e medula) e convidado, Marcel Yamada. O capítulo trata sobre hérnia de disco.

Segundo Mayara, que cursa o 8º semestre, foi Kassya, que está no 10º, que foi convidada para fazer a participação. “Ela recebeu o convite após ter participado de um estágio no Instituto de Neurologia de Curitiba. Ela cadastrou a nossa liga na ABNc, e recebeu esse convite”, explica. “Como são ligas acadêmicas, um grupo de estudo formado pelos estudantes, ela selecionou mais duas ligantes, eu e outra estudante do 8º semestre, que éramos as mais antigas e ativas”.

No total, foram cerca de três meses para a produção do artigo, dentre a revisão bibliográfica, redação e revisão. As garotas já tinham contato com a área de neurologia e neurocirurgia, principalmente por fazerem parte da liga. “Cada liga é voltada para preencher ensino, pesquisa e extensão em alguma área. No nosso caso, a gente entrou na liga de neurologia e neurocirurgia da universidade, que é a LANNC. E ao longo de vários semestres, temos desenvolvido diversos trabalhos, então acabamos tendo interesse”.

No último mês de junho, por exemplo, elas organizaram e realizaram o primeiro Congresso de Neurologia e Neurocirurgia do Pantanal Mato-Grossense em Cáceres. “A gente conseguiu trazer vários profissionais de Cuiabá, e também o doutor André Giacomelli, que é de Curitiba, e um dos organizadores desse livro”, lembra Mayara. “Ele esteve aqui em Cáceres, palestrou, e foi muito bacana, porque foi o primeiro evento grande criado por acadêmicas e feito aqui no interior mesmo”.

O livro será lançado nos dias 1, 2 e 3 de novembro, em Curitiba, durante o ‘III Encontro Interligas De Neurocirurgia da ABNc’. O evento é realizado pela Academia Brasileira de Neurocirurgia. Mais informações sobre ele AQUI

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet