Notícias / Cidade

27/08/2019 - 09:49

Cacerenses arrecadam água, alimentos e remédios para ajudar bolivianos afetados com queimadas

Incêndio no 'pantanal' boliviano já destruiu 160 mil hectares e atingiu 1,5 mil moradores em diversas comunidades e prefeito pediu ajuda a MT.

Por Denise Soares

O prefeito de San Matias, Fabio López Olivares, pediu ajuda humanitária a cidade de Cáceres, a 220 km de Cuiabá, por causa das queimadas que atingem a cidade boliviana. Cáceres é considerada 'cidade-gêmea' de San Matiás e está situada na região de fronteira.

Olivares enviou um ofício ao município no último domingo (25) e também visitou a cidade para conversar com o prefeito Francis Maris Cruz (PSDB). Cáceres começou uma campanha para arrecadar alimentos, água e roupas para o país vizinho.

Ele disse que o incêndio no 'pantanal' boliviano já destruiu 160 mil hectares e atingiu 1,5 mil moradores em diversas comunidades. A cidade boliviana decretou estado de emergência e pediu ajuda da cidade mato-grossense.
Moradores sofrem problemas respiratórios e tiveram propriedades devastadas pelo incêndio.

O fogo atinge a região de fronteira entre Bolívia e Mato Grosso. A preocupação, tanto do representante brasileiro quanto o boliviano, é de que as chamas se alastrem para o território mato-grossense.

O prefeito boliviano pediu medicamentos, suprimentos, alimentos e água para ajudar os moradores afetados pelas queimadas. Esses itens estão em falta no país.

Na segunda-feira (26) a prefeitura de Cáceres enviou um ofício à Casa Civil de Mato Grosso.

“Viemos solicitar o apoio da Defesa Civil para ação em conjunta com a Defesa Civil de Cáceres, no tocante à ajuda humanitária medicante arrecadação e distribuição de alimentos não perecíveis, roupas, agasalhos, cobertores e medicamentos”, disse o documento enviado ao governo de Mato Grosso.

Para o prefeito boliviano, a cidade vive um dos 'piores momentos históricos' e clamou por colaboração e ajuda do povo brasileiro.

O prefeito de Cáceres disse ao G1 que a cidade começou a arrecadar alimentos e já enviou água potável.

A ideia é enviar uma equipe da Defesa Civil a San Matías. O grupo levará mantimentos, alimentos e prestará ajuda os bolivianos.

Um ponto de arrecadação das doações foi colocado na sede da Defesa Civil em Cáceres.

Diante da onda de incêndios que acomete a Bolívia, o Governo de Mato Grosso irá enviar ao país vizinho uma equipe para avaliar a situação dos incêndios na região.

Além de verificar as possibilidades de ajuda humanitária, os especialistas em incêndios florestais irão atuar para prevenir que os incêndios não cheguem ao Pantanal Mato-Grossense.

De acordo com o coronel Alessandro Borges, comandante do Corpo de Bombeiros Militar, há uma atenção redobrada ao caso, uma vez que os ventos podem trazer os incêndios para o estado.

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Gina Marquesa, em 27.08.2019 às 15:30

    Ai você vai lá na bolivia, esses chiquitanos te tratam feito cachorro! Brasileiro é muito passivo mesmo.... afff!

  • por Maria C. Silva, em 27.08.2019 às 14:17

    A CULPA É DO BOLSONAROOOOOOOOO

  • por José, em 27.08.2019 às 10:03

    Engraçado esses dias postaram a Bolívia teria um avião de última geração pra apagar incêndio e não usaram pra apagar o fogo no território deles. O MT precisa ajudar Kkk e engraçado esses dias tinha pessoas chamando o presidente boliviano de homem eficiente. E não conseguiu amenizar o sofrimento dos nossos irmãos boliviano na fronteira. Cadê o avião do governo eficiente da Bolívia.

 
Sitevip Internet