Notícias / Polícia

20/08/2019 - 11:32

Vice presidente do Creci comete racismo com funcionário e diz que tudo foi 'força de expressão'

Por Larissa Malheiros - VG Notícias

O funcionário Augusto César da Silva, 40 anos, acusa o vice-presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Mato Grosso (CRECI-MT), Claudecir Roque Contreira, de injúria mediante preconceito, ou seja, racismo. Segundo o funcionário, em áudio gravado, o chefe o chama de “preto, gordo, e f.d.p”.

Augusto, narra em Boletim de Ocorrência, lavrado no último dia 14 de agosto, que era coordenador técnico de informação, na época em que a nova diretoria do CRECI assumiu, ano de 2016. Naquele período, a pedido do novo diretor-secretário, Contreira, criou um aplicativo que dava acesso as notícias entre outras informações aos membros do Conselho. Mas, logo nos meses seguintes, teve que atender o setor financeiro, e assim deixou a desejar em suas demais funções.

Foi então, que o senhor Contreiras, segundo consta no BO, começou a cobrar a atualização do aplicativo, que estava atrasada. "Durante o período do senhor Contreira como diretor-secretário do CRECI-MT, sempre me cobrava as atualizações do aplicativo e também a atualização dos contatos dos corretores. Inúmeras vezes disse para que o Conselho contratasse outra pessoa para que eu passasse tudo de sistemas, já que amanhã ou depois eu poderia ‘bater as botas””, relata ele em denúncia.

Ainda em sua denúncia, Augusto conta que descobriu o áudio quando o superintendente Gelson pediu exoneração e solicitou que ele recuperasse dois arquivos armazenados. Foi quando em meio as suas buscas se deparou com conteúdos com seu nome.

“No último dia 12 de agosto de 2019 o senhor Gelson, superintendente do Conselho pediu exoneração do cargo e me solicitou que fizesse busca no servidor de dados armazenadas. Durante essa busca me deparei com dois arquivos nomeados, que faziam relação ao meu nome. Um arquivo era o  print de conversa com uma solicitação do senhor Contreira para o senhor Gelson para colocarem um novo funcionário no meu setor, e um aúdio onde escutei a seguinte declaração do senhor Contreira se referindo a mim como, preto, gordo F.D.P”, finaliza.


Outro lado:

Em entrevista ao  o vice-presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Mato Grosso CRECI-MT, Claudecir Roque Contreira admitiu ter xingado o funcionário de “preto, gordo, e f.d.p” em áudio. No entanto, disse que fez diretamente para o chefe de Augusto e não para ele, mas afirma que está muito arrependido e vai responder pelo seu erro.

“Mandei para o chefe dele falando sobre ele. Já até pedi perdão para ele algumas vezes, mas três anos depois ele foi se ofender. Vou responder na forma da lei não estou acima da lei de forma alguma, todos falham, são atos falhos meus, cada um deve ter seus próprios pecados, não sou preconceituoso, não sou racista, só foi força de expressão de maneira equivocada, imatura e irresponsável da minha parte”, disse.

Contreira explica que reconhece sua irresponsabilidade perante o cargo que ocupa no Conselho e sabe que não deveria de forma alguma agir assim, mas destaca que segue não concordando com métodos usados pelo funcionário, que por ele não estaria mais trabalhando no Conselho.

“Apesar de continuar não concordando com o método de trabalho do funcionário, até porque eu não tenho autonomia para demiti-lo, se eu tivesse eu teria feito na época, porque a pessoa não pode ser agredida, ela pode até ser demitida, mas não verbalmente, nem de forma indireta. Não fiz isso a ele, eu falei dele para o chefe dele, como o chefe dele também ficou magoado, porque também aconteceram desentendimento dentro do CRECI, não concordo com a forma que os trabalhos estão sendo conduzidos, mas eu só tenho o direito de opinar e não de decidir, só sou o vice presidente, então o chefe dele achou por bem passar o áudio para ele”.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet