Notícias / Politica

18/08/2019 - 10:02

Ex-reitor da Unemat é aposta do DEM para disputar prefeitura de Cáceres

Por ​Muvuca Popular

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)
O ex-reitor da Unemat e atual presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT), Adriano Silva (DEM), afirmou em entrevista exclusiva ao  que colocou o seu nome a disposição do Democratas para disputar a prefeitura de Cáceres (que fica a 217km de Cuiabá) nas próximas eleições, em 2020.

Entretanto, Adriano ressaltou que o partido participa da “Frente por Cáceres”, que é composta por seis partidos, e só disputará as eleições municipais se o seu nome for um consenso no grupo.

Contudo, já adiantou que mesmo não sendo o escolhido para concorrer a prefeitura, estará a disposição para disputar as eleições como vice, ou até mesmo só auxiliando na campanha do candidato que for definido, pois o seu principal objetivo é mudar o modelo de gestão de Cáceres.

Confira entrevista completa:

O seu nome foi cotado pelo ex-senador Júlio Campos (DEM) como um dos candidatos para concorrer a prefeitura de Cáceres? Você tem intenção de disputar as próximas eleições municipais?

Adriano Silva:  Realmente coloquei meu nome à disposição do partido. O próprio governador Mauro Mendes me indagou sobre isso e eu respondi que podemos construir o projeto juntos, inclusive já conversei com o Fábio também. Aqui na cidade nós estamos fazendo um trabalho com a “Frente por Cáceres” que já tem seis agremiações partidárias. Dentro do Democratas de Cáceres nós estamos trabalhando o meu nome, mas dentro da frente nós temos outros nomes. Fiz um compromisso com essa frente de que vamos construir a partir de agosto até fevereiro. Sendo que, em fevereiro aquele que estiver melhor posicionado e reunir as melhores condições para ser candidato nós vamos apoiar, se for o meu nome eu vou encarar as urnas mais uma vez, mas se for outro companheiro até de outra signa, mas que pertence a frente, eu vou apoiar, porque a gente precisa mudar o modelo de gestão de Cáceres, pois está muito mal o jeito que se encontra. E eu acredito nessa mudança só quando mudarmos a composição do perfil político.

 – Quais são os partidos que fazem parte dessa frente?

Adriano Silva: – é o Democrata, PV, PDT, PRB, DC e o PSD.

 – Não teria problema você concorrer como vice e não como prefeito?

 – Nenhum, estou entrando para ajudar a construir esse projeto, os partidos que estão nessa frente são os que estão na base do Governo. Estou à disposição para ajudar como candidato a prefeito, como vice, como coordenador de campanha, qualquer posição que ajude a construir esse novo momento para Cáceres.

 – Quais são os principais projetos que vocês têm, o que estão idealizando para Cáceres?

Adriano Silva: O grande problema de Cáceres e da região, é que Mato Grosso é muito grande, é muito desigual. Nós temos muitas regiões ricas e prósperas, mas temos outras cada vez pior. O Araguaia era uma região pobre, mas veio uma nova fronteira agrícola e conseguiram uma nova matriz econômica. Nós aqui em Cáceres somos a parte pobre da região oeste e estamos a cada dia que passa mais pobres. É uma cidade rica com potencial e o povo pobre, se você pegar o índice do desemprego desde a década de 10 para 19, diminuiu a oferta de emprego em Cáceres ao invés de aumentar. Ficam falando muito em hidrovia, mas isso até hoje é lenda, é discurso político. Efetivamente o que nós queremos é discutir um projeto para que possamos trazer uma nova matriz econômica para Cáceres, que possa gerar emprego e renda, mas que também tenha sensibilidade social, porque Cáceres é uma cidade pobre e merece um carinho para o povo, é nessa linha que nós queremos construir. Nós entendemos que a nossa atual gestão não tem esse perfil.

 – Quais seriam essas matrizes econômicas, quais estudos vocês estão fazendo para implementar em Cáceres?

Adriano Silva: O governo do Estado determinou a mim, como presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT) juntamente com a reitoria, fazer um estudo de viabilidade econômica para Cáceres. Então nós estamos nesse processo de diagnóstico, mas estamos avaliando por exemplo o turismo. Cáceres é uma cidade turística, mas nós temos que fazer o diagnóstico, levantar os atores realmente fortes e ver a maturidade desse atores. O turismo é um dos atores, a agricultura, mas a nossa agricultural não é a do agronegócio, mas sim do pequeno agricultor, mas ela pode gerar economicamente também. Nossa questão geografia também é importante, estamos perto da Bolívia, temos fronteira seca, temos uma hidrovia que nos leva a Montevidéu na Bolívia, 3442 km de hidrovia, mas temos que pensar de uma forma diferente porque nós temos ribeirinho, turismo, temos uma série de coisas, mas que somos barrados ambientalmente. Então, o que nós estamos fazendo? Aproveitando esse momento e eu como presidente da FAPEMAT estou levantando um projeto de estudo e viabilidade, que chamamos hoje, em nível nacional, de ecossistema, onde fazemos o diagnóstico e levantamos a maturidade dos atores, depois vamos mostrar qual desses atores podem viabilizar Cáceres e região. Então, é nessa linha e o governo está ajudando nisso, para que possamos chegar no ano que vem e ter uma proposta sólida para apresentar para sociedade, para que tudo dê certo e a partir de 2021 começar a executar.

 E você é ex-reitor da UNEMAT, quais seriam as suas propostas para educação? Cáceres é uma cidade universitária, a gente tem um dos principais polos da UNEMAT aí. Quais seriam as suas propostas na linha da educação?

Adriano Silva – Quando fui reitor de 2010 há 2014 eu procurei fortalecer a UNEMAT nos principais polos, e aqui em Cáceres naquela época nós criamos o curso de medicina em 2013. Fui o reitor que criou o curso de medicina, porque eu já visualizava, se pegar no Brasil nós temos mais de 5 mil municípios, e todos os municípios que tem curso de medicina viram um polo de saúde. Cáceres já é um polo de saúde e vai melhorar cada vez mais com o curso de medicina. Mas nós também queremos colocar Cáceres como referência na educação, a UNEMAT já tem 13 cursos, tem pós graduação, mestrado e doutorado, temos uma linha de pesquisa interessante, temos o IF aqui, temos algumas particulares, porque é uma cidade com qualidade de vida boa e custo de vida baixo. Então, pode virar um grande polo da educação, porém, para isso, precisamos melhorar a cidade. Ela precisa de um urbanismo melhor. Acredito que Cáceres ainda vai ser uma grande referência em saúde, mas para isso, foi preciso criar lá trás o curso de medicina, que já foi pensado para ser ofertado para os alunos mais pobres que moram no interior, e isso está provado porque muitos não tinham condições de estudar, só tinha a UFMT. Hoje tem a oferta aqui no interior e esse curso se você for no hospital regional você vai ver vários estagiários nossos da medicina e enfermagem trabalhando, muito legal o projeto, e vários desses não vão embora, ficam aqui como profissionais. Fora outros professores de gabarito que estão vindo para cá para dar aula e acabam instalando projetos profissionais aqui também. Então, está virando um aglomerado de saúde aqui e acredito que isso possa gerar qualidade de vida, emprego e renda.

Comentários

inserir comentário
15 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Capivara pantaneira, em 19.08.2019 às 08:21

    Uma breve descrição do estado de coisas em que se encontra a educação municipal, todas as escolas urbanas não possuem alvará de segurança do corpo de bombeiros, seus refeitórios não atende as normas básicas de vigilância sanitária, não possuem certificados de controle de insetos e roedores, não são emitidos laudos bacteriologicos dos reservatórios de água, não possuem hidrantes, as matrículas está vinculada à reserva do possível sendo a educação um direito prioritário, gestores públicos manipulam um orçamento de 100 milhões, respondem por improbidades administrativa na compra de merenda escolar e transporte escolar, contratam consultorias para terceirizar suas responsabilidades, pagam indevidamente empresas, realizam bingos para compra de ar condicionado, creches pedindo doações de papel higiênico, resta a pergunta, o que fazer para mudar essa realidade trevosa?

  • por Bn, em 18.08.2019 às 22:10

    SE DEPENDER DE MIM NÃO GANHA.

  • por Eleitor, em 18.08.2019 às 21:45

    Caramba, este cara quer fazer coleção de derotas, ainda mais com estes grupo de ascensores pobre de carater na frente de sua campanha, se é que pode se dizer assim. digas com quem tu andas que direi quem tu és...

  • por Ana Amélia, em 18.08.2019 às 17:37

    Misericórdia!

  • por Bugre, em 18.08.2019 às 17:33

    Vixi Maria! Deus me defenda! Sou mais o foguinho do que esse aí!

  • por de Cáceres, em 18.08.2019 às 17:08

    Deus que livre Cáceres...desse mal...vão quebrar o município..

  • por Capivara pantaneira, em 18.08.2019 às 15:04

    Vai ser muito bom para os munícipes saber quais as propostas para a educação ante o cenário atual, onde gestores estabelece reserva do possivel para acesso à um direito prioritário, onde as escolas públicas municipais não possui alvará de segurança do corpo de bombeiros, seus refeitórios não atende as normas mínimas da vigilância sanitária, creches pedindo doações de papel higiênico, outras realizam bingos para compra de ar condicionado, fica a pergunta se eleito o senhor manterá no cargo secretários que pagam indevidamente a empresas, que contratam consultoria para tercerização suas responsabilidades e que venha a responder por atos de improbidades administrativa no exercício de suas funções públicas?

  • por Eliezer Martins, em 18.08.2019 às 13:06

    Uma construção não se faz somente com tijolos, é necessário vários tijolinhos colocados em locais certo para que a construção não caia, estamos no caminho certo, estamos trabalhando juntos para que Cáceres tenha um projeto sólido para o nosso futuro o futuro de nossa cidade. Estamos juntos, Cáceres merece ter uma atenção votada para seu povo e para a nossa gente.

  • por Elder Ribeiro Cbavas, em 18.08.2019 às 13:03

    Acredito que será um bom prefeito, tem meu apoio e voto.

  • por Elenice, em 18.08.2019 às 12:22

    Sou professora e acredito na competência do Adriano Silva. Quero ver Cáceres prosperar...

Mais comentários
 
Sitevip Internet