Notícias / Educação

17/08/2019 - 11:06

​Área de soja aumenta 2,7% nos últimos dois anos em MT, segundo levantamento da Unemat

Por Yasmim Oliveira, Centro América FM

Secom-MT

 (Crédito: Secom-MT)
Um mapeamento realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso (Unemat) apontou que a área plantada de soja aumentou 2,7% na safra 2018/2019. O que representa 282.499 hectares a mais que a safra 2016/2017.
No total, segundo o levantamento, este ano, foram cultivados 10.645.826 milhões de hectares de soja, em todo o estado.
 
Ainda segundo a Unemat, o bioma amazônia foi o que apresentou maior percentual de aumento de área plantada. Foram 6,4% a mais que nas safras anteriores.

No bioma Cerrado, o aumento menor, 4,8%. Já o Pantanal foi que apresentou menor percentual de expansão de área, 0,3%.
 
De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) o mapeamento contribui com a estimativa de área e produtividade, além de oferecer informações precisas sobre a distribuição geográfica em cada estado.
 
A Conab informou ainda que a estimativa de área e o resultado do mapeamento auxiliam na análise das informações repassadas pelos produtores.

A plataforma permite o acompanhamento detalhado da safra e, consequentemente, influencia no resultado da produção. Além de contribuir para que as instituições consigam desenvolver estratégias para o desenvolvimento sustentável.

Dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), são semelhantes, embora consideram as safras 2017/2018 e 2018/2019. Em um ano, o percentual de aumento foi 1,6%.

Ainda segundo o Imea do total de área plantada é 9,76 milhões de hectares.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet