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17/11/2009 - 00:00

Ministro da Saúde diz em Cuaibá que combate a dengue depende da mobilização da sociedade e da imprensa

Por Jornal Oeste

CIDA CAPELASSI Assessoria/SES-MT Edson Rodrigues/Secom-MT Como parte da agenda da visita do ministro da Saúde, José Gomes Temporão a Mato Grosso que contou com a participação do governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, do vice-governador, Silval Barbosa, secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, e do secretário-adjunto de Marketing da Secretaria de Comunicação do Estado, Júlio Valmórbida, o ministro disse que “é importante estabelecer parcerias com o setor privado, público, Organizações Não Governamentais (ONGs) e principalmente com a imprensa, no conceito de educar, informar com qualidade e, acima de tudo, formar multiplicadores e agentes no combate a dengue. O poder público sozinho não alcança resultados importantes. A relação da unidade é que chega a resultados desejáveis”, disse Temporão. O ministro iniciou a conversa demonstrando a situação da doença no Brasil. Com a mobilização feita no ano passado com o mote Brasil Unido Contra a Dengue é que se conseguiu redução dos casos de dengue em todo o Brasil, que caíram 46,3% nas 30 primeiras semanas de 2009, em relação ao mesmo período de 2008 (1º de janeiro a 1º de agosto). Mato Grosso é um dos seis Estados que, segundo o ministro, vão receber atenção especial do Ministério da Saúde no controle da dengue por ter apresentado aumento de casos. No entender do ministro houve vários fatores que influenciaram esse aumento: fatores climáticos, reintrodução do DenV2, associados ao problema de lixo urbano e excesso de recipientes de água. Temporão apresentou a Campanha Nacional de Combate a Dengue, que este ano atinge vários segmentos da sociedade, ela foi focada para os gestores, profissionais da saúde, mobilizadores, educadores público e infantil, imprensa e a população geral. “Num chamamento para o gestor (você pode fazer a diferença nesse combate), para o profissional da Saúde (Dengue é assunto sério), e para a população (um é pouco, dois é bom, uma multidão é melhor ainda), busco pessoalmente o segmento da mídia pelos Estados em que estou visitando e faço questão de pedir essa parceria com a imprensa que tem um papel fundamental para o sucesso da campanha, cujo objetivo é unir o Brasil contra a dengue", expôs. O Ministério da Saúde tem buscado parcerias e quanto mais agregadoras forem essas parcerias melhor resultados produzirão. O Governo tem o seu papel no desencadeamento das ações onde o Ministério da Saúde lançou as diretrizes nacionais para prevenção e controle de epidemias de Dengue e onde unifica as ações de Vigilancia e Assistência em Saúde em todo o país. A proposta é passar informações aos formadores de opinião de forma transparente de nossas atividades. Assim vamos obter resultados positivos”, disse Temporão, O governador Blairo Maggi deixou claro que a politização da Saúde num momento como esse só atrapalha. “Entendo que a saúde é federativa e construída nos três níveis de Governo, cada qual desenvolvendo seu papel. Não vou permitir que conduções adotadas por este ou aquele prefeito, erradamente, venham refletir no Estado. A dengue se combate com unidade de ações e muito diálogo. O objetivo do Governo do Estado, no combate a dengue é reduzir os casos. Para isso já autorizei e já teve início, os mutirões de limpeza em Cuiabá e Várzea Grande, que é um dos fatores elencados pelo aumento de notificações. Também já nos antecipamos com uma campanha de mobilização à população que prega unidade de ações buscando os segmentos no sentido de educar, mobilizar e interagir com a sociedade. É uma relação de Governo que queremos ter com qualificação e qualidade na busca de resultados”, disse Maggi. Segundo informações do secretario-adjunto de Marketing do Governo, Júlio Valmórbida, a peça publicitária foi desenvolvida com base em pesquisa qualitativa na orientação do processo de criação com intuito de atingir a eficiência da comunicação e que, realmente, chegue à população. “Mobilizar a população não é uma tarefa fácil visto que ela sabe o que é a dengue, tem informações suficientes sobre a doença, mas, acredita que nunca vai ser atingida. Partindo do pressuposto que é uma doença grave e que realmente mata, conseguimos, com a pesquisa, as informações necessárias. Mato Grosso seguiu a linha do Ministério da Saúde, porém buscamos enfatizar a gravidade da doença e a sensibilização com personagens reais e casos de pessoas que perderam entes pela picada do mosquito”, explicou Valmórbida. O Estado utilizou o mote “Mato Grosso contra a Dengue” e para maior envolvimento da população buscou a linguagem do futebol como se todos os mato-grossenses fizessem parte deste grande time. “O time da dengue está invadindo sua área. É hora de partir para o ataque. A dengue mata!”. O público alvo é a população geral, comunidade escolar, homens, donas de casa, público infantil e jovem. Para cada público há um instrumento de campanha. “Vamos utilizar hot site, twitter, quizz premiado (mensagem celular/jogo interativo com perguntas e respostas, com recompensa para quem responder mais perguntas em menos tempo ganha um novo celular), gincana interescolar (com premiação para a escola com notebook), promoção de futebol interbairros com times de personalidades, show itinerante em bairros, dia da limpeza, premiação às donas de casa, com avaliação dos agentes comunitários de Saúde, além de envolver agentes de Saúde e utilizar mensagens no-mídia (caixas de pizza, painéis eletrônicos, criação do mascote da dengue, cartilhas), além de estabelecer parcerias com os segmentos organizados na mobilização e conscientização como igrejas, ONGs, entre outros. E no dia 28 de novembro está programado uma grande caminhada da dengue unindo Cuiabá e Várzea Grande, fora peças publicitárias para TVs, Rádios e mídia eletrônica e peças gráficas (cartazes, filipetas, out-door e folhetos)”, disse Júlio. Ao final da apresentação o ministro José Gomes Temporão expressou “gostei, e gostei muito. No sentido global vai mobilizar a população e a riqueza da informação no envolvimento das peças apresentadas mostra interação e unidade. Agora é por a mão na massa e alcançar os objetivos que são os mesmos que os do Ministério: mobilizar e conscientizar a população, e acima de tudo informar”, disse Temporão.
 
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