Notícias / Cidade

14/08/2019 - 08:36

Cacerenses são condenados por desvio no IBGE. Devaldo e Alcy são de Cáceres

Por Redação/ Muvuca Popular

Os cacerense Devaldo Benedito de Souza, Alcy Silva e mais seis servidores foram condenados na semana passada por desvio de verba pública avaliada em R$ 1,3 milhão. O ex-gestor e os funcionários foram afastados de seus cargos em 2014, pela Justiça Federal. Devaldo foi ex gestor do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de Mato Grosso.

A decisão foi publicada no Diário da Justiça Federal e o juiz Ciro José de Andrade condenou Devaldo Benedito de Souza, Alcy Silva, Carlos Antonio Neto Santos, Domingos da Costa e Silva, Juber Alexandrino Leite, Manoel Nilson Ribeiro e Pedro José de Arruda, por improbidade administrativa, aplicando as sanções previstas no artigo 12, inciso II da Lei nº 8.429/92.

É determinado no inciso II, o ressarcimento integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, se concorrer esta circunstância, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos.

O juiz negou o pedido de condenação de Ricardo Rizzo Correa Galvão, por julgar a “ausência de elementos conducentes à gravosa sanção por ato de improbidade administrativa”. O magistrado ainda determinou que fossem liberadas eventuais constrições sobre bens de Ricardo.

Operação Dr. Lao

O ex-gestor e os seus servidores foram afastados se seus cargos por decisão da Justiça Federal, em decorrência da “Operação Dr. Lao”, uma ação conjunta da Policia Federal com a Controladoria-Geral da União (CGU) e em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) com o objetivo de desarticular uma organização criminosa. 

O grupo era especializado em desviar recursos públicos no período de 2010 a 2013 usando de forma irregular de Cartões de Pagamento do Governo Federal. 

A atuação ocorria por meio de fraude às prestações de contas desses recursos, por meio de saques irregulares, recibos inidôneos, dados de veículos incompatíveis com a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), notas fiscais frias, montagens de prestações de contas de servidores diversos por uma mesma pessoa e falsificação de assinaturas dos servidores responsáveis pela concessão e aprovação dessas prestações.

Comentários

inserir comentário
9 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por JUCA BALA, em 15.08.2019 às 08:26

    Cambada de ignorantes não é pq o irmão desviou dinheiro que ele tbm assim fez, então se os que estão aqui o julgando tiver irmão que matou alguém isso significa que vcs tbm são assassinos ? Procurem saber realmente o que acontece antes de lançarem as pedras, não se esqueçam que amanhã pode ser um de vcs.

  • por cacerense em busca de progresso, em 14.08.2019 às 17:39

    E so pesquisar obras superfaturada e inacabada da Unemat, ver quem era o reitor .

  • por cacerense em busca de progresso, em 14.08.2019 às 17:34

    concordo com vc Sergio, ainda tem gente que defende essas pessoas, queremos pessoas honesta para administrar nossa cidade,

  • por Isabel, em 14.08.2019 às 16:23

    Vagabundo são vcs te falar merda sobre Adriano Silva, vcs tem que lavar suas bocas para falar mal de alguém. Por isso que cáceres não vai para frente devido as pessoas que só negrine mal das pessoas.

  • por Bugre, em 14.08.2019 às 15:20

    E tem gente que ainda faz campanha pra esses malas. Honesto mesmo é o dr Leonardo e o Bolsonaro. Nunca ouvi falar em falcatrua deles.

  • por SERGIO, em 14.08.2019 às 11:28

    isso pq muita gente defende o Adriano dizendo que um cara fza tudo certo, contra fatos não tem argumento daqui a pouco estoura a falcatrua da compra da Unemat de Diamantino

  • por Jose Carlos Rodrigues, em 14.08.2019 às 11:24

    Gonzaga, o Devaldo Benedito de Souza, não é cacerense, e sim a sua ex-esposa. O Devaldo militou muitos anos aqui em Cáceres, quando prestava serviço militar temporário. Depois que terminou seu tempo como militar retornou para sua cidade que é Cuiabá.

  • por Bn, em 14.08.2019 às 10:30

    Que a justiça seja feita, se fez coisa errada tem que pagar. Agora se vai acontecer as punições isso não sei.

  • por de Cáceres, em 14.08.2019 às 10:08

    e Alcy Silva , querendo assessorar seu irmão ADRIANO SILVA para candidato a prefeito de Cáceres???? Esses dois vão quebrar a prefeitura. Fechou o grupo: um desvio da UNEMAT e outra do IBGE...boa dupla.

 
Sitevip Internet