Notícias / Saúde

13/08/2019 - 13:43 | Atualizado em 13/08/2019 - 13:46

Pastorello e Valdeníria intensificam fiscalização sobre a saúde

Por Assessoria

Na sessão de segunda-feira, 12, foi lido e aprovado requerimento dos vereadores Cézare Pastorello (SD) e Valdeníria Dutra (PSDB) com o objetivo de obter cópia integral do processo administrativo (sindicância) 01/2018, que apura a responsabilidade da empresa JC Excelência em relação à perda de Recursos Federais no município de Cáceres.

A sindicância foi instaurada porque houve bloqueio dos recursos federais para o município por falta de alimentação dos sistemas de produtividade da Vigilância Sanitária. Na tentativa de se eximir da responsabilidade, a empresa JC Excelência juntou "documentos com indícios de fraude, como elaboração de ofícios com data retroativa, usando números de protocolos oficiais, sendo que os originais tratam de assuntos diversos."

A empresa é a mesma que está sendo apontada pelo TCE como beneficiada por aditivos acima do legal e superfaturamento em notas fiscais. Tais aditivos também foram alvos de questionamento do vereador Cézare Pastorello, que há meses atrás já havia requerido justificativa para aditivos na ordem de 70% sobre o valor do contrato.

"Há muito tempo já me manifestei contra esse processo de terceirização da gestão em saúde. O SUS possui regras e procedimentos que exigem a capacitação dos servidores efetivos e da sociedade, representada no Conselho Municipal de Saúde. Nós já perdemos quase meio milhão de reais por ano por não receber os recursos dos Agentes Comunitários de Saúde, mais meio milhão por não recebermos os recursos da Assistência Farmacêutica e ainda pagamos quase meio milhão por ano por uma "consultoria" que deveria impedir o município de perder recursos. Isso não está certo, quantos exames poderíamos pagar com isso!?" Desabafa o vereador Pastorello.

Sobre a perda de recursos na saúde já houve a tentativa de instalar uma CPI na Câmara Municipal, mas, não houve o número necessário de assinaturas.

"Faz parte do nosso trabalho fiscalizar os contratos e o desempenho deles. E não podem alegar que fazemos isso por sermos oposição, está aí provado que o TCE tem o mesmo entendimento nosso. Então, temos que cumprir o nosso papel de fiscais do povo," finaliza o vereador.

Leia também: TCE diz que Empresa de assessoria contratada por Francis e Eliene causou dano de mais R$ 318 mil a cidade

Comentários

inserir comentário
11 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Aline Araújo, em 14.08.2019 às 05:38

    Toda eleição tem dois ou três que reelegem. Esses dois merecem. A Valdeníria tem a reeleição garantida. O Pastorello mostrou muito trabalho, de um jeito diferente. Hoje todo mundo sabe o que acontece na câmara por causa das redes sociais dele. Então, que venha a renovação, mas que mantenham os bons.

  • por Paulo Renato, em 13.08.2019 às 21:00

    Está chegando próximo das eleições e todos quer mostrar o que não fez durante os anos anteriores. Uma vergonha....

  • por Deivid Bento, em 13.08.2019 às 20:58

    Começarão a investigar tarde vcs não acha?? Povo não é mais bobo ano que vem tem eleição, mas estamos de olhos abertos.

  • por Luis Marcelo, em 13.08.2019 às 18:46

    Escuta, o Ministério Público está sabendo disso? Algum vereador poderia encaminhar esse relatório para lá, por favor? Já tem quantas ações de improbidade sobre a saúde será? Na ação penal em que Francis era réu, ele foi absolvido pelo TJ.

  • por Suyane de Araújo, em 13.08.2019 às 17:24

    Parabéns Cézare e Valdeniria. Dá pra contar nos dedos quem trabalha de verdade nessa câmara fiscalizando e apresentando projetos. E quando faz e mexe com gente que está apavorado com medo de perder a mamata dá nisso. Não se deixe levar pelos comentários de quem recebe pra ficar ofendendo os outros nas redes sociais. São covardes e não tem um pingo de vontade de ajudar ninguém. Só fazem reclamar e não mexem uma palha para trabalhar em prol da população. São os loucos por carguinhos, que se vendem por qualquer quantia pra não falar mal. Pastorello é um dos vereadores mais produtivos da história da câmara de Cáceres, desde o primeiro dia. Valdeníria, uma guerreira. Sigam em frente trabalhando e larga os vagabundos pra lá.

  • por Roberto, em 13.08.2019 às 17:09

    Uau... E eu achando que a Evanilda tinha sido nomeada secretária de saúde (irregularmente, aliás, segundo o Ministério público) por indicação do vereador Pastorello. Parabéns aos vereadores por começar a investigar a saúde depois de tantos anos que o Conselho municipal de saúde (aquele que desagradou o prefeito e foi destituído) denunciou as primeiras irregularidades envolvendo a assessoria contratada. Nunca é tarde demais para amar, para pedir voto e quem sabe.. até para investigar.

  • por Bn, em 13.08.2019 às 16:50

    Que fiscalização estão fazendo e tendo que mostrar na midia? é mais que obrigação de vocês vereadores, basta chega de mentiras. O certo é reduzir os seus salarios e voces mostrarem mais serviços.

  • por Gregório, em 13.08.2019 às 16:39

    Já faz mais de ano que o Pastorello bate vem batendo nessa tecla de perda de recurso. Mas o prefeito é surdo para essas coisas ele só escuta quem fala que ele é bonito. Bem demonstrado. Parabéns Pastorello você me representa.

  • por Anarquista, em 13.08.2019 às 16:06

    Chegando a próximo a eleição municipal começa mexer o "doce" pra enganar o povo sofrido. Dois vereadores "mau caráter" agora que mostrar serviço, fiscalizar...com medo de perder esse salário sem suor.

  • por joao, em 13.08.2019 às 15:46

    Pastorelo vendo que o seu fim esta próximo. Esta pegando carona com Valdeniria nada bobo esse menino. Vai pedalar a sua bike e ficar fazendo picuinha nas redes sociais e sai de vez da camara onde voce nao faz nada

Mais comentários
 
Sitevip Internet