Notícias / Educação

13/08/2019 - 09:08

IFMT Cáceres forma novos profissionais de Engenharia Florestal e Tecnologia em Biocombustíveis

Por Edna Pedro

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A trajetória esperançosa, solidária e comprometida de formação educacional para a vida e para o trabalho marcou as narrativas da solenidade de outorga de grau dos cursos superiores de bacharelado em Engenharia Florestal e Tecnologia em Biocombustíveis do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo, realizada na noite da última sexta-feira (09.08) no auditório do campus, em Cáceres. Presidida pelo reitor do IFMT, professor Willian Silva de Paula, a cerimônia de apresentação dos novos profissionais reuniu cerca de 300 pessoas entre familiares e amigos das formandas e formandos e membros da comunidade acadêmica.

"Não estamos aqui apenas para entregar diplomas, mas com a firme intenção de prepará-los para o futuro com uma razão maior para viver. Descobrir esse propósito e bem cumpri-lo é talvez o maior dos nossos desafios. O trabalho é o meio que temos para realizar esse propósito", afirmou o reitor ao destacar a missão da instituição.

"O IFMT tem um pacto com a sociedade consagrando a nossa missão de educar para a vida e para o trabalho, contribuindo para o desenvolvimento de Mato Grosso e do Brasil. Esse compromisso se materializa cada dia em cada ação desenvolvida pelo IFMT em seus 19 campi no Estado de Mato Grosso. Como Instituto Federal, somos naturalmente catalisadores de talento que hoje constitui o invejável patrimônio intelectual representado por professores e técnicos administrativos, doutores, mestres, especialistas, profissionais que se realçam pela competência e pelo compromisso com essa instituição", afirmou o reitor referendando a história da instituição em 110 anos de atuação em Mato Grosso e o caminho que projeta os 40 anos em Cáceres, em 2020, em busca da promoção da formação integral.

"A nossa instituição, IFMT Campus Cáceres, atua no sentido de que os formandos dessa instituição não sejam apenas excelentes profissionais, mas também pessoas solidárias, de mente aberta, despidas de preconceitos, preparadas para o diálogo e dispostas a contestação quando necessário", destaca Willian.

Para o diretor-geral do campus, professor Salmo César da Silva, a realidade de formação da educação básica com a oferta do ensino médio, conduz a instituição a estabelecer no ensino superior também uma relação mais próxima de "cuidado, aconchego e afeto, alicerçada no amor. Essa aproximação, proteção é também um diferencial, o que nós move e nos deixa muito emocionado a cada formatura", afirma Salmo.

As narrativas das oradoras dos cursos também foram pautadas na relação de cuidado que segundo elas, a formação universitária pode e deve construir. "Uma admirável formação acadêmica e profissional deve ser pautada no cuidado com o ser humano. Sonhar, construir o triunfo, conquistar e consolidar a estrutura no que toca o profissional e em todos os âmbitos da vida custa o valor exato dos investimentos na fé, esperança, disciplina, superação, empreendedorismo, ousadia e coragem para agir no que for imprescindível" afirma a oradora da turma de Tecnologia em Biocombustíveis, Betânia Camila Nunes.

Para Aline Alves Souza, oradora do curso de Bacharelado em Engenharia Florestal, que já percorreu trajetórias diversas no campus, como representante de estudantes no Conselho Superior do IFMT e Técnica em Floresta formada pelo campus, o sentimento de conclusão da formação universitária é de gratidão, nutrida pela indissociável relação de pertencimento com a instituição. "Não gostaríamos de apenas dizer um obrigado ou obrigada. É muito simples, a gratidão que sentimos não poderia ser traduzida em apenas uma palavra. Nós somos gratas e gratos a todos aqueles que passaram por nossas vidas. Pais, professores, colegas, sem vocês nada disto seria possível, mas como faltam palavras para expressar este sentimento, encerro com um muito obrigada a todos da família IFMT Campus Cáceres Prof. Olegário Baldo. Vocês foram nossa família aqui", destaca Aline.

Os juramentos profissionais de ética e compromisso com a sustentabilidade das futuras gerações foram proferidos pelo Tecnólogo em Biocombustíveis Bruno Wunsch e pela Engenheira Florestal Ana Paula Viana de Castilho.

No dispositivo de autoridades formado pelo reitor, o diretor-geral do campus, pela diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional, Professora Juçara Tinasi de Oliveira, o diretor de Administração e Planejamento, Marcelo de Oliveira Galvão, o Coordenador-geral de Ensino, professor Marcos Aparecido Pereira, os coordenadores dos cursos, professor Everton José Almeida, de Engenharia Florestal, e professora Isabel Matos Fraga, de Tecnologia em Biocombustíveis utilizaram a tribuna para parabenizar as formandas, formandos e familiares e apresentar as perspectivas como professores e gestores dos cursos para os novos profissionais.

A turma de Engenharia Florestal adotou o nome "Eduardo Almeida França (in memoriam)" em homenagem ao colega estudante do curso que faleceu durante o percurso formativo. As formandas e formandos do curso tomaram como patrono da turma o diretor–geral do Campus, Salmo César e foram conduzidos pelos padrinhos professor Reginaldo Antonio Medeiros e pela professora Gláucia Alves e Silva. A turma homenageou ainda os professores Alexandre dos Santos, Everton José Almeida e Felipe Vieira da Cunha Neto e as professoras, Fernanda Miguel Franco e Rosane Soares Segalla.

As formandas e formandos de Tecnologia em Biocombustíveis, da turma 'Etanóis" teve como patronesse a professora Cláudia Roberta Gonçalves e foi conduzida pelos padrinhos, professor Cristian Jacques Bolner de Lima e professora Isabel Matos Fraga. Entre os docentes, foram homenageados os professores Abdala Untar, Admilson Costa da Cunha e Márcio Cleis Gonçalves e a professora Andrea Luiza Ramos Pereira Xisto.

Um dos cenários de muita emoção foi protagonizado pelas homenagens aos pais conduzida pelo engenheiro Florestal Leonardo Leite Fialho Junior e a Tecnóloga em Biocombustíveis Tatiana Camila Campos Barbosa. O momento culminou com a entrega de rosas aos pais de cada formanda e formando.

Moção de aplausos

A instituição também homenageou estudantes que se destacaram nas turmas com a entrega de moção de aplausos pelo maior coeficiente de rendimento de cada curso.

Da Engenharia Florestal, o maior coeficiente foi alcançado no percurso formativo pelo engenheiro Otávio Miranda Verly.

A homenageada por mérito, do curso de Tecnologia em Biocombustíveis pelo maior coeficiente no curso foi para a tecnóloga Tatiana Camila Campos Barbosa.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet