Notícias / Brasil

09/08/2019 - 14:40

Bolsonaro diz que 'pessoas que têm mais cultura têm menos filhos'

Por O Globo

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira que "pessoas que têm mais cultura têm menos filhos" ao defender uma política de planejamento familiar. Em entrevista coletiva na saída do Palácio da Alvorada, Bolsonaro disse que ele era "uma exceção à regra".

Em seguida, ele defendeu a adoção de uma política de planejamento familiar, apontando que nascem 70 milhões de pessoas no mundo por ano. Pai de cinco filhos, ele citou o próprio exemplo como uma exceção.

— Não é controle não, você vai botar na capa da "Folha" amanhã que eu tô dizendo que tem que ter controle de natalidade. Planejamento familiar. Você olha que as as pessoas que têm mais cultura têm menos filhos. Eu sou uma exceção à regra, tenho cinco, tá certo? Mas como regra é isso — afirmou após apontar que nascem 70 milhões de pessoas no mundo por ano.

O presidente disse que o mundo tem hoje aproximadamente 7,6 bilhões de habitantes e se referiu a números que disse ter recebido do Ministério da Defesa, contabilizados no alistamento militar obrigatório, que equivale a nascidos há 18 anos, para dizer que o Brasil ganha um pouco mais de 2 milhões de habitantes anualmente.

— O pessoal tem que comer. E como é que você tem que estimular o agronegócio? É a parte da economia que mais está dando certo no Brasil. Nós concorremos com Austrália, Estados Unidos, então temos que colaborar com esse setor — afirmou.

Ainda durante a coletiva, em meio a uma resposta sobre os efeitos do desenvolvimento da agropecuária para o meio ambiente no Brasil, o presidente sugeriu que um repórter "faça cocô dia sim, dia não" e coma menos para combater a poluição ambiental. Ele havia sido questionado se é possível fazer o país crescer com preservação, depois de destacar a necessidade de alimentar a população crescente e dizer que que a pressão internacional contra o desmatamento ocorre porque "eles querem a Amazônia.

— É lógico que sim [é possível crescer com preservação]. É só você deixar de comer menos um pouquinho. Quando se fala em poluição ambiental, é só você fazer cocô dia sim, dia não, que melhora bastante a nossa vida também, tá certo? — declarou o presidente, durante entrevista coletiva na saída do Palácio da Alvorada, pela manhã.

Comentários

inserir comentário
10 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por joao, em 11.08.2019 às 23:26

    Orlandir respeito a sua opinião mais vejo que voce leva para o lado pessoal por ser professor! e apoiar o PT como a maioria dos professores da unemat que mama na teta do governo que na minha opinião trabalham pouco e ganham demais! 2x na semana da aula e reclama! O que ele quis dizer que as pessoas estão tendo menos filhos que antigamente por exemplo 2 ou no máximo 3, as pessoas de classe mais baixa aproveita dos benefícios bolsa família e etc.., e sai tendo vários filhos é so analisar caceres é fácil ir em uma casa e ter mais de 3 crianças! Voce quer quer o cara resolva de um dia para o outro todos problemas do pais?

  • por lucas Davi, em 11.08.2019 às 15:02

    "esse" presidente só é repugnante para aqueles que vivem às custas do estado, mamando num cargo público, ou que tem a rosca solta ou que ficou cego durante 13 anos de um governo-quadrilha, doutrinado por uma ideologia satânica e que acha que haverá um 3º turno de eleições... Johnny Bravo ganhpu, poha... Ganhou...poha... Vai procurar um emprego digno... Seja um sanguessuga a menos...

  • por paulo alves, em 10.08.2019 às 17:20

    Com a "cultura" que ele tem esta com toda razao em dizer isso so fala merda, cedo,tarde, noite, onde esta a cultura desse "intelectual" que nem dizia o Romario se ficasse calado era um poeta

  • por Orlandir Cavalcante, em 10.08.2019 às 12:28

    um asno este dito cujo. A afirmação tem seus defensores nos estudos demográficos. Porém na boca deste imprestável a frase torna se grotesca e desrespeitosa. Primeiro ele se contradiz uma vez que ele possui uma prole extensa, ele sabe tanto que afirmou, "menos no meu caso!" Segundo até agora o que ele mais fez foi perseguir a cultura e a educação. Setores que são imprescindíveis para que as famílias tenham acesso a possibilidades de planejamento familiar. Terceiro. Países que conseguiram reduzir a taxa de natalidade não investiram somente em educação e cultura. Investiram em geração de emprego e renda, coisas que seu governo bem cogita. Quarto . Todas as nações que reduziram taxas de mortalidade também possuem um estado de bem estar social pautado na previdência e uma seguridade que garante direitos. Ele acabou com isso. portanto tentar achar argumentos para concordar com este ser é no mínimo um atestado de burrice. Me perdoem quem viu inteligência na fala deste ser ....

  • por Bugre, em 10.08.2019 às 10:20

    Tiburcio, repugnante é saber que o pt está mancomunado com a maior facção criminosa do país seu trouxa! Petistas são todos pessoas do mal e você deve fazer parte dessa quadrilha!

  • por Paulo Renato, em 10.08.2019 às 05:18

    É a mais pura verdade! Difícil é fazer um ignóbil entender isso. A turma das esquerdas tentou isso com viés diferente: incentivando a união de casais gay e casais lésbicas. Quase deu certo.....kkk

  • por Lúcio, em 10.08.2019 às 00:02

    Bolsonaro todo dia quer comprovar que seu pensamento continua parado nos anos 60. Hoje, a taxa de fecundidade média das famílias brasileiras é baixíssima. Em poucos anos, enfrentaremos o mesmo desafio da Europa ocidental que é a redução da população, algo que traz consequências bem negativas pro País. Mais inacreditável é ele dizer: pessoas com mais cultura como eu. Até pareceu que ele estava sendo irônico.

  • por afonso, em 09.08.2019 às 19:46

    Prefiro o Mito falando o que dá na teia do que o PT roubando, o PSol traficando, o PCdoB sonhando com democracia... Só pra relembrar a estocadora de vento, adoradora da mandioca, marionete do analfabeto... Tá enjaulado, tá preso, tá na cadeia...kkkk

  • por Paulo Cesar, em 09.08.2019 às 16:20

    Concordo com Presidente, famílias com mais conhecimentos estão tendo menos filhos, na clara intenção de dar um estudo melhor para a prole, devido hoje ser caro acesso a uma boa escola.

  • por Tibúrcio junco pantaneiro, em 09.08.2019 às 15:23

    O nível de inteligência deste presidente da República chega a ser repugnante, como pode uma pessoa abrir a boca só para falar besteira, e ainda tem gente que chama isso de "Mito". Essa culpa eu não carrego...

 
Sitevip Internet