Notícias / Educação

09/08/2019 - 10:30

Deputado revela que 75% da diretoria do Sintep é filiada ao PT

Por Douglas Trielli

O vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Romoaldo Junior (MDB), afirmou que 75% dos membros da diretoria do Sintep-MT (Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público) são filiados ao PT. Os dados estão disponíveis na Justiça Eleitoral (veja relação abaixo).
 
O parlamentar disse, nesta quinta-feira (8), que isso mostra um "claro" viés político-eleitoral em relação à greve do setor da Educação.
 
“A tese do Sintep e do PT é simples: eles acham que quanto mais conseguirem desgastar o Governo, serão favorecidos para a eleição de 2020 no Estado inteiro. Porque os professores são uma categoria fortíssima. A gente respeita demais. Mas eles, neste momento, estão sendo usados por uma minoria”, disse o vice-líder.
“O Sintep é claramente ligado ao PT. Para se ter uma ideia, alguns deputados estão no grupo de WhatsApp do Sintep. E você vê ali, claramente, defesas a Lula, ofensas a Bolsonaro e a política de direita. Eu era presidente da Assembleia quando aprovamos a lei 510 [da dobra salarial, principal reivindicação dos grevistas]. E o presidente do Sintep era o Henrique Lopes. A aprovação dessa lei possibilitou a ele chegar a 18 mil votos na última eleição”, afirmou.
 
Segundo dados do parlamentar, registros da Justiça Eleitoral demonstram que dos 46 integrantes da cúpula do sindicato, 34 são petistas, o que representa 75% do total.
 
O PT é um dos partidos que fazem oposição à atual gestão do Governo do Estado. O secretário de redes municipais do Sintep-MT, Henrique Lopes, principal voz dos grevistas, é suplente do deputado Lúdio Cabral (PT).
 
O atual presidente do Sintep, Valdeir Pereira, também é filiado ao PT, assim como todo o alto comando da agremiação.
 
“A greve é um direito das pessoas, mas que sempre teve uma bandeira política pelo Sintep, isso sempre teve! Além disso, a greve é fora de hora, inoportuna. O governador estava apenas no seu quinto mês de mandato, precisava de um crédito, pois estava se esforçando para colocar a folha em dia. O governador não está revogando a lei 510. Está querendo apenas respeitar a LRF [Lei de Responsabilidade Fiscal], porque pode ser punido”, afirmou.
 
"Greve inoportuna"
 
Romoaldo afirmou que Mendes já sentou diversas vezes para negociar com a categoria e que a Justiça já declarou a ilegalidade da paralisação.
 
Nesta semana, o chefe do Executivo propôs que benefícios salariais como a Revisão Geral Anual (RGA) e a lei da dobra do poder de compra da Educação serão pagos a partir do próximo ano, desde que haja condição para elevação de gastos com folha (abaixo de 49% da LRF).
 
Havendo o que se chama de espaço fiscal, o Governo estabeleceu que 75% deste espaço será usado para a RGA de todos os servidores públicos do Estado. Outros 25% serão destinados aos aumentos previstos em leis de carreiras da Educação, Meio Ambiente e Fazenda.
 
“Sou presidente da Comissão de Orçamento da Assembleia e é nítido que não tem como dar aumento. E se der, vai atrasar a folha. Então, sem dúvida já há um viés político. Ninguém discute que é um direito do servidor. Foi aprovado. Eu estava lá. Agora, não se pode exigir que se pague algo quando não há recursos em caixa”, afirmou.
 
“Eles querem uma proposta que atenda de imediato ou até 2020, mas não tem. Não tem dinheiro para isso. Eu defendo retorno às aulas e a continuidade da negociação acompanhando a receita. Tenho certeza que chegando aos 49% [de gastos da receita com folha], o governador vai sentar e cumprir a proposta”, completou.
 
Confira a lista dos membros da diretoria do Sintep que são filiados ao PT:
 
1.    Angelina de Oliveira Costa, de Cáceres (secretária de Seguridade Social)
2.    Miriam Ferreira Botelho, de Rosário Oeste (secretária-geral)
3.    Sidinei de Oliveira Cardoso, de Sinop (1º secretário)
4.    Orlando Francisco, de Cuiabá (secretário de Finanças)
5.    Edna Bernardo da Silva, de Cuiabá (1ª secretária de Finanças)
6.    Gilmar Soares Ferreira, de Várzea Grande (secretário de Comunicação)
7.    Edevaldo José dos Santos, de Primavera do Leste (secretário adjunto de Comunicação)
8.    Guelda Cristina de Oliveira Andrade, de Cuiabá (secretária de Políticas Educacionais)
9.    Maria Luiz Bartmeyer Zanirato, de Cuiabá (secretária adjunta de Políticas Educacionais)
10.  César Augusto Guedes, de Campo Novo do Parecis (secretário adjunto de Formação Sindical)
11.  Julio Cesar Martins Viana, de Colíder (secretário de Articulação Sindical)
12.  Edina Martins de Oliveira, de Colíder (secretária adjunta de Articulação Sindical)
13.  Henrique Lopes do Nascimento, de Alta Floresta (secretário de Redes Municipais)
14.  Ana Lúcia Antônia da Silva, de Ribeirão Cascalheira (secretária adjunta de Redes Municipais)
15.  Alex Ferreira da Cruz, de Luciara (secretário de funcionários da Educação)
16.  Edson Evangelista dos Santos, de Cuiabá (secretário de Infraestrutura Sindical)
17.  Maria Aparecida Arruda Cortéz, de Várzea Grande (secretária adjunta de Políticas Sociais)
18.  Dirceu Blanski, de Alta Floresta (secretário de Organização Sindical)
19.  Edna Mahnic, de Primavera do Leste (secretária adjunta de Organização Sindical)
20.  Ziquidalto de Castro Rodrigues, de Rondonópolis (secretário de Administração Sindical)
21.  Valdeir Pereira, de Sinop (presidente)
22.  Francisca Alda Ferreira de Lima, de Tangará da Serra (secretária adjunta de Seguridade Social)
23.  Ricardo de Assis, de Poconé (diretor da regional Baixa Cuiabana)
24.  Fernando Alves da Silva, de Peixoto de Azevedo (diretor da Regional Vale do Guaporé)
25.  Francisca Ilmarli Teixeira, de Alta Floresta (diretora da Regional Médio Teles Pires)
26.  Kleber Solera, de Sinop (diretor da Regional Vale do Teles Pires)
27.  Carlito Pereira da Rocha, de Juína (diretor da Regional Vale do Juruena)
28.  Antônio Márcio Pinheiro Ramos, de Nova Olímpia (diretor da Regional Vale do Paraguai)
29.  Moisés de Almeida e Silva, de Rosário Oeste (diretor da Regional Alto Paraguai)
30.  Omar Cirino de Souza, de Barra do Garças (diretor da Regional Vale do Araguaia)
31.  Paulo Roberto Guimarães, de Canarana (diretor da Regional Médio Araguaia)
32.  Lucimeire Lázara da Silva Oliveira Ananias, de Confresa (diretora da Regional Baixo Araguaia)
33.  Bartolomeu Basili Belmonte, de Rondonópolis (diretor da Regional Serra da Petrovina)
34.  Doralice Vieira de Castro, de Jaciara (diretora da Regional Vale do São Lourenço)
 

Comentários

inserir comentário
19 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Prof. Humberto, em 10.08.2019 às 08:54

    Sensacional denúncia deputado! Você acaba de prestar mais um grandioso e inestimável serviço ao Estado. Livrando-se dos partidos de oposição – principalmente do PT – fica mais fácil expurgar a corrupção, não é mesmo? Afinal, vossa “excelência” (fora os “comunistas”, na AL todos são excelentes) é a síntese personificada da honradez na política, bem como, por extensão, o seu imaculado partido, certo? Cuidado com um novo infarto, “coronel”. Política com ódio faz mal à saúde.

  • por Paulo Renato, em 10.08.2019 às 05:24

    Discordo....Discordo.....como alguém conseguiu ser membro do Sindicato dos trabalhadores da educação de MT não sendo do PSOL, PCC, CV e do PT.

  • por Tomás, em 10.08.2019 às 00:09

    Nao ha problema nenhum em ser filiado a um partido. O problema está na distância entre o discurso de preocupado com os pobres e a ação preocupada com o próprio bolso. O problema está em não se preocupar se o aluno está aprendendo. O problema está em achar que o aluno pobre é que é o problema é que já está bom demais o que ele recebe como aula. Nunca vi greve de professor pra melhorar as condições de trabalho. Basta dar um aumento de salário, que todos se calam. De mais a mais, deveriam aprender com os grandes professores que fundaram o PT a ter boa formação acadêmica e a dar aula: Florestan Fernandes, Maria Conceição Tavares, Sérgio Buarque e tantos outros intelectuais de um tempo em que esse título não era uma ofensa elitista.

  • por Orlandir Cavalcante, em 09.08.2019 às 23:00

    So esclarecendo o IDEB não avalia somente o ensino aprendizagem.....mesmo assim, somente português e matemática..... Governo MAURO MENTE

  • por afonso, em 09.08.2019 às 19:52

    PT, PCC, CUT, PCdB, Piçol.... essas quadrilhas serão extintas... sindicatos chupins, vampiros, sanguessugas ... Vivem às custas da tal contribuição sindical do pobre trabalhador... essas organizações criminosas vendem ilusão ao trabalhador e os arrebanham feito gado para votarem em ladrão... (Tá enjaulado o molusco)

  • por Mito 2022, em 09.08.2019 às 19:25

    As luletes integrantes do pcc piram!

  • por José luiz, em 09.08.2019 às 18:35

    Isso Orlandir muda pra Venezuela, pra Cuba ou pra Coréia do norte por lá é que ta bom pra viver, tudo que PT apoiou ta uma maravilha.... vai pra lá cara vc ta perdedendo tempo aqui no Brasil

  • por Orlandir Cavalcante, em 09.08.2019 às 16:16

    kkkk Ué não pode mais? Se a gente é filiado a um partido politico não podemos ter outras atividades e militancias como questões ambientais, Direitos humanos, LGTBs, grupos religiosos , sei lá... kkkk Quanto idiotice nestes comentarios. Pelas sandices devem ser eleitores do Boozo kkkkk .... So 75% eita... como petista vou lutar para chegar a 100% pois até onde me consta no Brasil o direito de associação é livre !

  • por são lourenço contra reeleição..., em 09.08.2019 às 15:47

    Gente na época de Jesus Cristo ele fez deficientes andar, enxergar, curou os doentes etc. O que o povo fizeram para puxar o saco dos que estavam no poder? Crucificaram ele. Basta um governador, um deputado, ou magistrado ir na imprensa e difamar qualquer categoria trabalhadora pronto, o povo já esquece tudo e vira contra . Não defendo bandeira partidária, eu defendo o povo trabalhador, esses políticos que passa o tempo estudando e articulando para enganar o povo na próxima eleição eu os desprezo...e quem os apoia também. Infelizmente o povo ainda não atentou para isso, ainda se deixa enganar por esses espertinhos... Vamos acordar povo, vamos nos unir, e não eleger ninguém que já teve ou tem mandato. Quem sabe assim eles vão nos notar e respeitar...

  • por Tibúrcio junco pantaneiro, em 09.08.2019 às 15:28

    Estamos no regime militar agora, lutar por direitos é crime agora... temos que ser obrigados a seguir a boiada a lutar pelo direito de não ter direitos...

Mais comentários
 
Sitevip Internet