Notícias / Educação

08/08/2019 - 07:42

De Greve, apenas três escolas estaduais funcionam normalmente em Cáceres

Por Joner Campos

Apenas três escolas da rede pública estadual de ensino estão funcionando normalmente em Cáceres, segundo informou a Secretaria de Estado de Educação ao Cáceres Notícias nesta quarta-feira (07). Outras duas escolas tem funcionamento parcial, afirmou a pasta. As escolas estaduais em Cáceres que estão funcionando normalmente são: Natalino Ferreira Mendes, Mário Duílio Evaristo Henry e 12 de Outubro.

Em funcionamento parcial, segundo a secretaria, são as unidades: Criança Cidadã e Gabriel Pinto de Arruda.
A greve na rede pública estadual já dura mais de 70 dias e mobiliza grande parte dos professores pelo estado. A classe reivindica o chamamento de concursado para as vagas livre, cumprimento da Lei nº 510/2013, pagamento dos restos a pagar da RGA de 2018, entre outros. Na última segunda-feira (05) o movimento grevista decidiu não acatar uma decisão do Tribunal de Justiça que julgou a greve abusiva e determinou o retorno dos profissionais ao trabalho.

De acordo com o presidente da subsede em Cáceres do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público Estadual (Sintep-MT), Régis Aparecido de Oliveira, a mobilização continua porque a greve é legal. “Em momento algum a decisão do TJ foi de que a greve seria ilegal, mas sim abusiva. Nós já estamos recorrendo da liminar e nós vamos até as instâncias superiores. Está na lei a garantia do nosso RGA, não há abuso do movimento”, afirma o presidente.

Em entrevista a uma rádio na segunda-feira (05), o governador Mauro Mendes cogitou abrir processo administrativo para demitir os profissionais da educação que estão em greve. Para o presidente da subsede do Sintep em Cáceres, a ameaça não corresponde a realidade. “Além da nossa greve não ter sido considerada ilegal, nós também estamos recorrendo da decisão do TJ. Se ocorrer algum tipo de procedimento desse tipo muito provavelmente se daria ainda no final do ano, o que é improvável. Nossa ‘birra’ é por uma educação melhor e de qualidade. A categoria está firme e forte”, diz Oliveira.

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Sansão, em 08.08.2019 às 22:32

    Pois é....que infelicidade a tortura de ser estável por 25 anos num trabalho que se odeia e não r ser demitido, receber todo mês o mesmo salário, fazendo chuva ou sol, o país falido ou não, preparando aula ou não, preocupada com o aprendizado dos alunos ou não...e ainda ir pra imprensa e posar de vítima e de oprimido. Nunca deram uma comparada no próprio salário com o do trabalhador brasileiro? Com treze milhões de desempregados, ganhar mais de cinco mil será que é tão ruim? Que tortura!!! ONU venha salvar os oprimidos!!!

  • por Dalila, em 08.08.2019 às 17:14

    Não consigo compreender a decisão de mtos retornarem para a sala de aula, furando o movimento, uma falta de respeito e ética por parte de alguns profissionais. Estão deixando serem oprimidos por uma classe que tem a sabedoria de ameaçar, fazer tortura psicológica e por aí vai. Se somos formadores de opiniões, onde cada profissional se encaixa? Ñ me venha com desculpa fajuta dizendo de q cada um tem o direito de respeitar a decisão do outro...quando conseguiremos alcançar a almejada VALORIZAÇÃO? Nunca com essa divisão de classe, onde a qualificação é zero. Juízes faz greve? Pra que? Porque são valoridados, chamados de Dr, sendo que passaram pela nossas mãos? Por favor pais...não matam uma classe q deveriam ser a melhor remunerada no planeta.

  • por Elineide, em 08.08.2019 às 12:00

    Pelo amor de Deus essa greve já passou do limite governador e professores,como vai fica a situação dos nossos filhos,cade o direito da criança e adolescente ter direito de estudar, será q vc governador não está vendo oque as coisa perdeu o rumo,nossos filhos precisam estudadas tantos jovem por aí sem sala de aula ,muitos acabam indo para outro caminhos ,até desiste de estudadar ,Mauro Mendes vc e classe dos professores entre em acordo,logo porque os dias estão passando.Eu como cidadã que mantenho meus imposto pago ,vou entrar com uma ação contra o estado por descumpri a lei q ampara estudo as crianças e adolescente ,estou cansada de muito descaso com a sociedade, o professores estão vivendo de que sem salário ainda sendo humilhado imagino oque as família deles estão passando ,por isso q nois pais temos q tomar providência contra o estado

 
Sitevip Internet