Notícias / Politica

07/08/2019 - 17:33 | Atualizado em 07/08/2019 - 17:39

Depois da Tempestade, o Arco-Íris

Por Cézare Pastorello

Na última segunda-feira, dia 05, um projeto de lei, apresentado conjuntamente, pela vereadora Valdeníria Dutra e por mim, foi rejeitado na Câmara Municipal.

O projeto fazia a inclusão do dia 28 de junho, dia do Orgulho LGBT, no calendário oficial do município.

Antes de tudo, nem eu e nem a vereadora Valdeníria podemos ser acusados de “não ter mais o que fazer”. Sem nos jogar confetes, temos o nosso trabalho reconhecido na sociedade como vereadores atuantes.

E é por termos muito o que fazer, por vivenciarmos o dia a dia das ruas, da miséria, da exclusão, do preconceito e da violência, que nós protagonizamos nessa questão tão importante quanto várias outras: o combate à homofobia e transfobia.

Desde sempre sabíamos que não seria navegar em águas tranquilas, mas sabemos que a travessia é necessária.

Ser uma pessoa com gênero diferente do sexo é um sofrimento por si só, principalmente no Brasil, principalmente no Mato Grosso. A discriminação é quase palpável em todas as esferas da sociedade. E pelo preconceito coletivo, os homofóbicos se sentem encorajados a agredir verbalmente, psicologicamente e fisicamente a comunidade LGBT. Porque o preconceito generalizado torna, para eles, a prática socialmente aceita.

O dia do Orgulho LGBT é uma data necessária. Porque nos outros 364 dias a sociedade presencia a Vergonha LGBT. Pais escondem seus filhos, irmãos escondem suas irmãs, empregadores preferem não contratar e na rua criminosos preferem como alvos. Só no Mato Grosso, nos últimos 9 anos, registramos mais de 500 crimes cometidos contra a comunidade LGBT, só pela sua condição de gênero. Destes, 89 homicídios. A maioria gratuitos, sem motivo, como se não fossem vidas humanas.

Não há nenhuma outra forma de diminuir a violência contra a comunidade LGBT se não for pela naturalização da comunidade na sociedade. É preciso que sejam vistos como iguais.

E foi com esse pensamento que iniciamos o projeto de lei, tendo em mente que toda essa população precisa se sentir reconhecida, acolhida e protegida, como parte da sociedade.

Agradecemos os votos favoráveis do vereador Creude Castrillon e da vereadora Elza. Agradecemos a defesa e o voto do vereador Valter Zacarkin, e com isso chegamos aos 5 votos, dentre 15, lembrando que unanimemente já foram aprovados, nesta legislatura, e com os mesmos vereadores, o Dia da Proclamação do Evangelho, Dia do Assitente Social, Dia do Combate ao Diabetes, Dia do Combate às Drogas, Dia do Serviço de Lions, Dia do Orgulho Autista, Dia da Conscientização sobre o Autismo, Dia da Conscientização do Câncer, Dia de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia e o dia do Skatista.

Sem mais, reafirmo o meu compromisso com as questões de igualdade e inclusão, abrangendo todos aqueles que por um dom de Deus conseguem brilhar no obscurantismo, vendo um mundo mais colorido. Meu respeito e irrestrito apoio, no dia 28 de junho e em todos os outros dias do ano!
Juntos e Shallow Now!

Comentários

inserir comentário
13 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Suyane Giansante, em 11.08.2019 às 21:25

    Ao Araújo e Anarquista...dois covardes com codinomes. Provavelmente pagos por algum cacique político, pois pra mim é só isso pra explicar tamanha ignorância. Primeiro que o buraco de tatu não deve ser a cidade que essa besta parida mora. Se não sabe nem quem são os vereadores da sua cidade, cale-se e e fique restrito à sua ignorância. Ou saia da sua toca e participe das sessões na câmara, bocó de molas! Ao Araújo, não sei quem te paga, mas o Cézare não precisa de palanque...uma vida dedicada às causas sociais e à inclusão social não serão resumidas a esse mandato. Que penso ser um peso, tendo em vista cidadãos baixos, rasos e desprovidos de informação como você. Óbvio que levo em consideração que você deva estar sendo pago por um daqueles que nada produzem, então, você é só mais um verme que mantém a corrupção que assola o nosso país. Se você pode fazer melhor, sem receber pra passar vergonha na internet, que tal sair do anonimato, dar a cara a tapa e fazer alguma coisa que preste??? Passar mal!

  • por Suyane Giansante, em 11.08.2019 às 12:18

    Pois é, infelizmente a maioria não tem nem coragem de usar o próprio nome e se escondem por trás de "codinomes". São covardes de todas as formas possíveis... além de desinformados, alienados e devem viver em outro mundo. Cézare é atuante na defesa de direitos de todas as pessoas, principalmente no que tange à inclusão e quem vem falar que é "só agora" realmente fala sem propriedade e sem conhecimento. Portanto, deveria reduzir-se à sua ignorância. Se nem sabe o que aconteceu breve na câmara, não acompanha as atividades dos vereadores, deveria ficar quieto e não falar besteira. A velha política se sustenta é com pessoas assim. Alienadas, não participam e só sabe reclamar. Levantar a bunda da frente do computador e do celular e fazer alguma coisa que é bom, nada! Hipócritas, ignorantes e preconceituosos sim! Preguiça de gente babaca assim!

  • por Araújo, em 09.08.2019 às 17:45

    Larga de bla bla bla e desça do palanque...politicagem mais fajuta...

  • por Anarquista, em 08.08.2019 às 09:47

    Do qual buraco de tatu saiu esse pastorelo?

  • por Emmanuel, em 08.08.2019 às 08:26

    O que os políticos não fazem por alguns votos a mais ja que ano que vem temos eleições e novamente um limpa sera feito na Câmara e também na prefeitura pois esses métodos da velha política ainda são corriqueiros no nosso legislativo e vale ressaltar nada contra o público LGBT sem duvida nenhuma merecem todo o respeito igual ao eleitores que votam nos NOSSOS digamos assim representantes os senhores e senhoras vereadores e vereadoras que são pagos e muito bem pagos para trabalharem pela sociedade de uma forma digna pois a nossa cidade ainda tem muita que ser mudada para melhor e não ficar parada no tempo como ela esta com falta de empregos e sem incentivo, buracos, ruas sem asfaltar , falta da agua e por ai vai ....

  • por Cézare Pastorello, em 08.08.2019 às 08:23

    O preconceito vem de todas as formas, até dos homofóbicos que dizem que não têm preconceito, e jogam a questão como "eleitoral". Não se manifestam propositivamente para nada, a não ser agora agora tentar minar a atuação de quem atua. Desde o começo do ano alguns pretensos candidatos ficam dizendo que tudo o que fazemos é porque "é véspera de ano eleitoral". Então o mandato tinha que ser de 30 anos, de certo, porque a metade do mandato já é véspera de ano eleitoral. Homofóbicos e pré-candidatos a vereador, reinventem-se. Não vão conseguir dizer que quem faz é pior, tentem mostrar que vocês são melhores!

  • por Carlinhos, em 07.08.2019 às 23:43

    E o 17 de Maio que é dia municipal de combate à LGBTFobia? Tá lá, existe, lei da finada vereadora Professora Lúcia. Cadê a manifestação de vcs no dia 17?

  • por José Roberto, em 07.08.2019 às 23:35

    Mas o nobre vereador votou também por todos esses dias? Votou a favor do dia do skatista? Muito me espantaria que uma Câmara que acha normal mandar molhar rua como solução para ruas de terra em 2019 aprovasse um projeto de reconhecimento LGBTQ . Aprovem o dia das ruas de terra (que no verão, viram lama, e no inverno, viram pó), já que parece que querem condenar Cáceres a viver no eterno atraso.

  • por Rosa do Marajoara, em 07.08.2019 às 20:44

    pra aparecer vale tudo, né! Ano que vem tem eleição, ai vale tudo! Eleitores, não caiam nessa mesma ladainhas de sempre!

  • por Juliana Tamires, em 07.08.2019 às 20:33

    Simplesmente demais. Sem palavras. Emocionada.

Mais comentários
 
Sitevip Internet