Notícias / Politica

06/08/2019 - 09:43

​Coletivo de Mulheres Negras é formado em Cáceres

Por Antoniel Pontes/Jornal Oeste

Foi criado a primeira diretoria do Coletivo de Mulheres Negras de Cáceres. O Coletivo visa ser um lugar de acolhida e discussões da temática negra feminina, o enfrentamento ao racismo, ao machismo e a toda forma de discriminação além de lutar para efetivação de direitos da população mais carente do município e região. A reunião de formatação do coletivo aconteceu na última sexta-feira(02) na sede do SINTEP em Cáceres.

Compõe o grupo como Presidente a advogada Sara Cristina Martins da Silva, Thaísa Ramos como sua vice presidente. A diretoria também é composta pelas Professoras Mazeh, Jocineide Catarina Maciel, Mestre pela UNEMAT, a professora Ana Paula Pinho da Silva do grupo de dança Afro Escola e demais mulheres. 

O Coletivo já se reúne há 2 anos, e é uma ramificação do GEPRER  (Grupo de Estudos Para Educação das Relações Étnicos Raciais) da Escola Dr. José Rodrigues Fontes.
 
Com sede provisória no SINTEP, o grupo contará com reuniões mensais e passará a promover encontros, seminários, audiências públicas, oficinas e palestras dando visibilidade a agenda feminista e de interesse das mulheres negras da região. 

O coletivo está de portas abertas para ouvir e agregar toda a população feminina cacerense e outro grupos locais que têm por missão promover a justiça social e os direitos humanos na cidade de Cáceres.

Comentários

inserir comentário
12 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Grendy Camila, em 10.08.2019 às 14:45

    Quanto orgulho de vocês mulheres! Conheço a Professora Mazeh, uma pessoa maravilhosa, podem contar comigo. Lendo esses comentários ofensivos e criminosos de certos "cidadão de bem" eu posso dizer que estou do lado certo, na luta por nenhum direito a menos. Muito feliz por vcs..

  • por Iasmin, em 09.08.2019 às 14:25

    Afonso, não seremos "mais felizes se estivermos ao lado do marido, cuidando da prole". Apesar de ser essa a atitude que a sociedade misogina espera de nós, mulheres que não aceitamos a submissão, seremos mais felizes onde realmente quisermos estar, sem imposição de um homem nos falando onde devemos ficar. Ressalto que quando o senhor fala dessa suposta "Cultura de ódio travestida de enfrentamento ao machismo..." se equivoca, pois de fato não estamos aqui para agradar, contudo o que nos move não é o ódio, mas sim a luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres, independentemente da cor da pele. Neste ponto, incomodarmos MESMO. Por fim, quando o senhor fala que "muitas mulheres já sabem que estão sendo lesadas pelo feminismo", que tipo de lesão está falando? A conquista do direito ao voto feminino? O direito de poder se divorciar? O direito de "não ser devolvida pelo marido caso percebesse que ela não era virgem"? O direito de trabalhar sem necessitar de permissão do marido? Ou de qual outro direito, que na sua distorcida concepção sa trata de "lesão", está falando? Saliento que é devido às atitudes e ações como a do senhor que o Coletivo de Mulheres Negras de Cáceres se faz necessário.

  • por AnaPreta, em 09.08.2019 às 08:24

    Fico perplexa ao ver o descaramento de sujeitos que desmerecem um ajuntamento tão necessário e importante quanto esse. Por anos homens brancos se reúnem em assembléia para o fortalecimento e respeito em seus objetivos dizimaram povos, estupraram e mataram minhas ancestrais e sempre esteve tudo bem. Fizeram da mulher negra seus objetos, colocaram- nas estigmas de voz calada e sexualidade latente como única característica. E ainda hj, em plena modernidade somos obrigadas a desconstruir sujeitos que NÃO avaliam suas posições injustas, crendo que subjulganfo o grupo vão enfraquecer- nos ainda mais. Claro que tudo sublimado... Com aquele discursinho barato de que grupos de minorias é estratégia política c viés partidário, digo NÃO. Um coletivo de Mulheres Negras NÃO É PARTIDÁRIO, É HUMANITÁRIO. Mostrar as nossas meninas Pretas que elas tem sim voz, vez, história e ancestralidade forte, e mais... Mostrar a toda sociedade que estamos perfeitamente ciente do jogo sórdido que há em tentar desmerecer o ato de unidade, quando tentamos nos fortalecer em grupo, não para diminuir outras frentes ou para guerrear contra pessoas, mas sim para combater esse sistema estruturalmente racista que os canalhas que o defendem insistem em chamar de vitimismo. Eu sou mulher Preta e estou farta! Já sofri e ainda sofro racismo. Não vou e nem vamos nos calar!

  • por Luciene, em 09.08.2019 às 00:01

    É sabido que um coletivo composto por mulheres e ainda mulheres negras causa estranhamento, porém pq o protagonismo do macho,branco e hetero não é questionável?A união e organização causam pavor ao sistema! Porém não deve-se ceder nenhum centímetro do espaço já conquistados,nossos passos vem de longe!

  • por Mazeh Silva, em 08.08.2019 às 23:18

    Diante dos últimos comentários desses homens de Bem(rsrsrs),sentimos que estamos no caminho certo,pois os machistas,racistas começaram os ataques ao Coletivo.Força e luta manas ,"a liberdade é uma luta constante".

  • por Paulo Renato, em 07.08.2019 às 14:39

    Qualquer tipo de segregação é uma lástima para a sociedade e, em especial quando tais atitude parte de quem diz ser a favor de tudo e todos.Vai chegando próxima da eleição é sempre assim. Toda esperteza é pouca pra atuar na surdina em favor de um ou outro candidato.VALE TODA FANTASIA IDEOLÓGICA DE ESQUERDA OU DE DIREITA COM OS MESMOS OBJETIVOS : enganar o eleitor novamente.

  • por afonso, em 06.08.2019 às 21:17

    Penso que essas mulheres seriam bem mais felizes se estivessem ao lado de seus maridos cuidando de sua prole... A cultura do ódio travestida de "..enfrentamento ao racismo, ao machismo e a toda forma de discriminação.." está criando mais divergências e conflitos entre as pessoas... Fiquem atentos, senhoras e senhores, por trás dessa falácia há muita maldade no coração... Muitas mulheres já sabem que estão sendo "lesadas" por essa ideologia feminista e estão se levantando em repúdio... Essas mesmas pessoas que buscam se "defender" dos "ataques" do patriarcado são as mesmas que são a favor do aborto... Pelos seus atos os conhecereis... (que venham as pedras)

  • por Virgínia, em 06.08.2019 às 17:17

    Essa e minha sobrinha maravilhosa inteligente orgulho da família parabéns Sarinha Deus conceda sabedoria e a cada dia possa ti capacitar mais ainda a todas essas mulheres parabéns vocês são maravilhosas e lindas

  • por Antonio Eustáquio de Moura, em 06.08.2019 às 14:48

    Parabéns à todas as participantes e organizadoras deste grupo

  • por Bugre, em 06.08.2019 às 14:43

    Movimento só de negros?! Por que a exclusão de pessoas brancas? Isso não é racismo?!

Mais comentários
 
Sitevip Internet