Notícias / Cultura

05/08/2019 - 14:20

Morre Bolinha, ícone popular de MT

Por Jornal Oeste

O saxofonista João Batista de Jesus da Silva, conhecido como "Bolinha", de 79 anos, acaba de falecer, é o que confirma a sobrinha de Bolinha. Bolinha sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) no sábado (03) e precisou ser levado as pressas para o Hospital Santa Rosa, em Cuiabá, onde permaneceu internado em estado grave.

Bolinha já estava com a saúde debilitada desde o ano passado, quando começou a sentir fortes dores de cabeça e precisou ser internado.

Ícone da cultura popular, o artista é portador da Síndrome Mielodisplásica, ou mielodisplasia, doença que se caracteriza por insuficiência progressiva da medula óssea, que leva à produção de células defeituosas ou imaturas que aparecem na corrente sanguínea, o que resulta em anemia, cansaço excessivo, tendência a infecções e sangramentos frequente – em qualquer órgão do corpo. ​

Cuiabano simples e muito acolhedor, Bolinha era filho do Mestre Albertino e Dona Enedina Fernandes da Silva. Seu nome foi uma escolha do pai, que resolveu homenagear o santo do dia em que ele nasceu (23 de junho), dia de São João Batista.


Bolinha do iê-iê-iê

Na década de 60, Bolinha fazia parte da banda Lenha, Brasa e Bronca. Os integrantes eram considerados os Reis do Iê-iê-iê, que tocavam Beatles e músicas da Jovem Guarda. Foi em uma viagem a Campo Grande, com essa banda, que surgiu  o famoso apelido. “Fui para lá e comecei a tocar, fiz sucesso, e como tinha muita rixa naquele tempo, o pessoal não gostava de ver cuiabano sendo mais famoso, isso foi antes da divisão do estado. Tinha uns jornalistas que resolveram me apelidar com nome de cachorro como uma forma de me diminuir, só que o apelido pegou, e eles acabam ficando sem graça depois disso”. Mas sua esposa tem outra versão para o apelido, disse que o esposo foi magro, e quando voltou tinha engordado, e estava como uma bolinha.

O último CD que lançou, Lembranças dos 73 anos do Mestre Bolinha, é um mix de tudo o que já fez, tem rasqueado, bolero, lambada. O músico tem um pedido a alguns de seus antigos alunos, hoje o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e também para o governador do estado, Pedro Taques. “Eu gostaria de pedir para eles olharem mais para Cuiabá, essa cidade linda e arrumem a casa para poder ajudar o povo dessa cidade maravilhosa”, finaliza.

(Colaborou Olhar Direto)
 

Comentários

inserir comentário
20 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Josi Crispim, em 06.08.2019 às 01:17

    Meus senrimentos a família!

  • por ROSELY ALMEIDA, em 05.08.2019 às 23:01

    Que tristeza aqui na terra. Ele sera recebido com festa no ceu, pois ira agradar os anjos. Que Deus o receba com muita LUZ. Meus sentimentos a familia.

  • por Vanda do açougue do Ceará box 3, em 05.08.2019 às 21:09

    Sdd do meu amigo bolinha na quinta-feira ele estava lá na feira do porto meu cliente fiel comprou carneiro .ainda conversamos sobre quando ele trocava na banda na missa do genasio são Gonçalo que Deus coloque ele em um bom luga amém

  • por Ageo Villanova, em 05.08.2019 às 19:11

    Bolinha, muito obrigado por tudo que você fez pela Cultura Cuiabana e Matogrossense, sentiremos muito a sua falta. Descanse em Paz, e que o nosso Senhor Bom Jesus de Cuiabá, São Benedito conforte o coração de seus Familiares

  • por Julio Cezar, em 05.08.2019 às 18:50

    Grande cidadão, grande profissional, a cultura cuiabana perde um grande musico. meus pêsames aos familiares e que Deus o acolha e sua morada eterna

  • por Jane Cristina Ferreira Dos Santos, em 05.08.2019 às 18:09

    Que Deus conforte o coração de toda família!!!

  • por Sebastiao Padilha dos Santos (Tom)., em 05.08.2019 às 18:01

    Meus sentimentos a família e que Deus conforte o coração de cada um da família. Vai deixar muita saudade para todos. Ele fez a passagem da Páscoa do Senhor, Jesus já recebeu em seus braços. Vai em paz em Cristo Jesus, BOLINHA.

  • por ALEXANDRO FLORENTINO SANTOS, em 05.08.2019 às 17:52

    A cultura cuiabana perde uma figura muito importante Que Deus conforte o coração dos familiares e amigos

  • por MIGUEL Valenzuela, em 05.08.2019 às 17:26

    Meus sentimentos pra família...que tenha um caminho iluminado para a eternidade...até a próxima colega. MIGUEL Valenzuela.

  • por Adriana, em 05.08.2019 às 17:11

    Ícone Cuiabano! Meus sentimentos à família!

Mais comentários
 
Sitevip Internet