Notícias / Educação

02/08/2019 - 10:53

Espaço Ser e saber e Colégio Salesiano Santa Maria oferecem curso de redação gratuito

Por Jornal Oeste

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)
A professora Allyne Lima do Espaço Ser e saber, em conjunto com o Colégio Salesiano
Santa Maria, vão dar início amanhã, 3, em um projeto de redação social, batizado de Aluno Nota 1000.
    
Este projeto visa oferecer conhecimento e prática de escrita para alunos de baixa renda, com intuito de elevar sua pontuação no ENEM 2019, tendo em vista que a Redação, por ser uma área isolada, colabora significativamente com a média final do aluno nesse exame.
 
O Espaço Ser e Saber Allyne Lima, em parceria com Colégio Salesiano Santa Maria, e padrinhos parceiros, oferece um curso extensivo com intuito de contribuir com a formação profissional e inserção de jovens em Universidade pública.
 
Ele tem como principal objetivo abordar as cinco competências solicitadas pelo ENEM com intuito de desenvolver junto aos alunos as habilidades necessárias para uma escrita satisfatória e compreensão do gênero textual dissertativo-argumentativo.
 
Ademais, a prática textual permite que o aluno se posicione de forma crítica perante as questões sociais e políticas do país, o que prevê a prática social da língua por meio da produção escrita. Observa-se portanto, a oportunidade que este projeto visa ao promover reflexões sobre diversos contextos.          
 
O objetivo geral, é desenvolver e aprimorar habilidades de escrita e argumentação com vistas à uma melhora na nota de Redação do ENEM, bem como, trabalhar concomitantemente a motivação necessária para que o aluno se desenvolva integralmente como sujeito crítico e capaz.                      
 
Os objetivos específicos são conhecer a realidade dos alunos; Identificar as dificuldades de escrita dos alunos; Traçar metas individuais e coletivas para desenvolvimento da escrita; Compreender estrutura textual no âmbito linguístico e semântico; Conhecer o gênero textual dissertativo-argumentativo; Superar dificuldades de escrita; Alcançar “seu” máximo na habilidade de produção textual argumentativa; Atingir uma nota de excelência na redação do Enem 2019; Construir uma aprendizagem para a vida. 
    
Em 2018, mais de 32% dos participantes do ENEM tiveram nota abaixo de 400 pontos na prova de redação, segundo o Instituto Nacional de estudos e Pesquisa Anísio Teixeira Filho (INEP). Além desses dados, nota-se que o número restrito de alunos que obtiveram acima de 800 pontos na redação são de classe média e alta, enquanto os alunos que obtiveram abixo de 500 pontos, são de classe baixa, conforme demonstra o gráfico abaixo: 
Fonte: https://www.estadao.com.br/infograficos/educacao,no-enem-1-a-cada-4-alunos-de-classe-media-triunfa- pobres-sao-1-a-cada-600,953041. 
Diante desse contexto, o projeto apresenta relevância social que vai além de uma nota em um concurso de vestibular, pois contribui com a inclusão de um público privado de benefícios que, inclusive, que lhes são garantidos no papel. Espera-se que o desempenho dos alunos ultrapassem 30% do nível inicial, para calcular a performace da escrita com base nas competências requeridas pela área de Redação do ENEM, contaremos com a plataforma digital Imaginie, a qual disponibilizará resultados periódicos do aluno e da turma no geral e será financiada pelos padrinhos parceiros de forma voluntária em uma contribuição no valor de R$ 60,00 ( Sessenta reais) por aluno.
   
O curso contará com aulas presenciais, duas vezes no mês com orientações de escrita e discussões de temas de redação, o aluno será orientado na produção de 2 textos escritos por semana em folha prórpia que será entregue a cada aula. Além das aulas, os alunos terão apoio de uma plataforma digital de avaliação para analisar seu desempenho individual, na turma do curso e a
   
As correções serão realizadas por meio da plataforma digital por corretores do ENEM. Serão utilizados os seguintes recursos: Lousa digital, aparelho multimídia, cópias, plataforma digital, folhas de redação, folhas impressas com os temas, artigos, jornais, livros diversos. 
 
Mais informações e inscrições (65) 99939.6670.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet