Notícias / Cidade

29/07/2019 - 13:02 | Atualizado em 29/07/2019 - 13:05

Sicmatur ocupa ilegalmente prédio. Artistas plásticos reclamam para vereadores

Por Felipe Deliberaes/Assessoria de Imprensa

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Aconteceu na manhã da última sexta-feira (26), no Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Cáceres, uma reunião com representantes da Associação dos Artistas Plásticos do Estado de Mato Grosso (ARTEMAT). Estiveram presentes os vereadores Alvasir de Alencar (PP), Claudio Henrique Donatoni (PSDB), Jerônimo Gonçalves (PSDB), Valdeníria Dutra (PSDB) e o Presidente Rubens Macedo (PTB).

A ARTEMAT foi representada pelos artistas Carlos Viana, Carlos Alberto Bosque. Adelice Queirós e por sua Presidente, Idalina Gonçalves. Ela afirmou que a reivindicação é por um espaço permanente para exposições fixas e itinerantes de pinturas, gravuras e esculturas de artistas de Cáceres e do Estado. Idalina relatou que um espaço havia lhes sido prometido quando da formulação do projeto original da Casa da Cultura da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

“O andar de baixo da Casa da Cultura seria reservado para os artesãos e o de cima para artistas plásticos, mas acabou virando a sede da Secretaria. Será uma discussão longa, mas necessária, já que há mais de 20 artistas plásticos estabelecidos nacional e internacionalmente na cidade e muitos outros emergentes que precisam desse espaço”, explicou a artista.

O Secretário de Cultura e Turismo, Junior Trindade, informou que deslocar a Secretaria para outro local seria difícil. “Compramos o espaço de um antigo clube, mas temos que reformá-lo por completo e isso levará tempo”, disse. Levantou-se a possibilidade de utilizar a Casa do Coronel, próxima à atual sede da Secretaria, mas seria preciso dialogar com o responsável; ele, segundo Idalina, não seria contra a ideia.

A Artemat também buscou junto aos vereadores apoio para a realização de um Salão de Artes Visuais. Os vereadores ouviram as reivindicações e se dispuseram a buscar verbas com a União para a viabilização dos projetos.

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Jose Carlos Rodrigues, em 29.07.2019 às 23:28

    Esta busca de espaço para estes valorosos artistas plasticos e artesões de Caceres,não é somente agora que surgiu este impace, desde das merdas dos Henrys nunca resolveram isso e o Alencar e sabedor disso bem como este tal de Rubens Macedo e cia que foram e é cumplices dos Henrrys.

  • por Lucélia, em 29.07.2019 às 14:05

    Mas pra fonte tinha 500 mil disponível na Secretaria de Turismo... já para incentivar a cultura local, aí o dinheiro some.

  • por Felipe Deliberaes, em 29.07.2019 às 13:49

    Como assessor de imprensa da Câmara Municipal, comunico aos leitores que o uso da expressão "ilegal" é de total responsabilidade da equipe do Jornal Oeste, não sendo mencionada em nenhum momento nesta nossa matéria que os colegas estão replicando. Agradeço ao Gonzaga e ao povo cacerense pela compreensão.

  • por Mário Figueiredo, em 29.07.2019 às 13:28

    A doação do Esporte Clube Humaitá é para essas finalidades, por que não usar o espaço do ECH na rua Cel. Dulce?

 
Sitevip Internet