Notícias / Educação

26/07/2019 - 09:51

Greve dos servidores estaduais da educação completa 60 dias

Por Gazeta Digital

Nesta quinta-feira (25), a greve dos servidores estaduais da educação completa 60 dias. Eles paralisaram suas atividades no dia 27 de maio e reivindicam pelo cumprimento da lei 510/2012, que prevê a dobra do poder de compra e pela restituição dos salários cortados.

O movimento está próximo, inclusive, de ultrapassar a maior greve da categoria, em 2016, que teve duração de 67 dias. Apesar de não terem nada acordado com o Governo do Estado, conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Valdeir Pereira, afirmou que não se trabalha com a possibilidade de ultrapassar recordes. 
 
"A melhor greve é aquele que não acontece porque houve um processo de conversação e negociação por parte do Governo do Estado. A gente não está percebendo isso. O nosso interesse é que a greve se resolva o mais rápido possível com a proposta para a categoria", explicou Valdeir. 
 
O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que o Estado não tem condições de cumprir com o que prevê a lei 510 por falta de recursos. Por outro lado, os sindicalistas afirmam que não têm interesse em ceder.
 
"A categoria já cedeu bastante, inclusive apontado para o governo a apresentação de um calendário quanto ao cumprimento da lei 510. Isso já é uma concessão, agora o governo não pode vir com essa discussão de que não tem como apresentar calendário", disse o presidente.
 
Os sindicalistas, apesar de não quererem ceder, afirmaram estarem dispostos a conversar e negociar com o governo. Enquanto a greve não termina, eles seguem com o calendário de paralisação.
 
Atualmente, eles estão acampados na Assembleia Legislativa. Ainda, devido ao corte de salários, têm atividades de arrecadação de dinheiro nos semáforos e bairros.

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Tibúrcio junco pantaneiro, em 28.07.2019 às 16:18

    Quem estiver achando errado a greve dos professores é só ir dar aula nas escolas com salas de aula lotada com até 50 alunos. É ser professor no Brasil...

  • por Professor, em 26.07.2019 às 11:28

    TEMOS QUE PARAR MESMO! OS PROFESSORES TEM QUE SER VALORIZADO COM BOM SALÁRIO NÃO É FÁCIL LECIONAR EM ESCOLA SEM ESTRUTURA FISICA, SEM RECURSOS PEDAGÓGICAS, ALUNO COMO O FILHO DESSE RENATO SANTE MAL EDUCADO, INDISCIPLINADO. GREVE VAI CONTINUAR!

  • por Irene Lopes, em 26.07.2019 às 11:23

    Pouca vergonha onde vcs estavam no antigo governo??? Vcs não tinha direito antes do agora no governo do Bolsonaro!

  • por Edenio Sebastião Faria da Silva, em 26.07.2019 às 11:07

    QUEM NÃO LUTA POR SEU DIREITO, NÃO É DIGNO DELE. PARABÉNS PROFESSORES.

  • por Renato Sante, em 26.07.2019 às 10:42

    Esses grevista são todos Lula Livre. Essa greve está mais para questões partidárias, não é a toa que menos de 50% dos professores estão em greve.

  • por Marcelo Dias, em 26.07.2019 às 09:58

    Felizmente, os professores ganham bem o suficiente para colocarem seus filhos em escolas particulares, onde estão a salvo de greves. Governador deveria fazer uma tabela comparativa do salário da categoria com todos os demais Estados para sabermos se Mato Grosso está tão ruim assim em termos remuneratórios.

 
Sitevip Internet